Brasileirão Série A

Campeonato Brasileiro: Atlético-MG recebe Ceará e é favorito em partida que pode marcar despedida do atacante Roger Guedes

Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Depois de São Paulo vencer o Vitória nesta terça-feira, Atlético-MG precisa dos três pontos para reassumir a vice-liderança do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro chega à sua 12ª Rodada com a tabela bastante embolada, especialmente após o São Paulo ter vencido o Vitória por 3×0 no Morumbi. Isso porque o Tricolor Paulista assumiu a vice-liderança da competição com 23 pontos (três a menos que o líder Flamengo), ultrapassando o Atlético-MG, que joga nesta quarta-feira (13 de junho), em casa, contra o lanterna Ceará, sendo o grande favorito. Com dois gols de Nenê, o São Paulo teve bastante facilidade para alcançar o resultado, principalmente depois que o meia do clube baiano, Yago, foi expulso de maneira controversa ainda no primeiro tempo. Nesta quarta-feira nove partidas movimentam o dia e o Galo entra em campo às 21h45 (horário de Brasília).

Despedida de Roger Guedes?

Após ter um início de ano bastante conturbado no Atlético-MG, o jovem atacante Roger Guedes enfim está em lua de mel com a torcida. Mas isso pode não durar muito mais tempo. O atleta tem em mãos, segundo o diretor de futebol do clube, Alexandre Gallo, uma proposta milionária da Arábia.

Cedido pelo Palmeiras por empréstimo, Roger Guedes tem 25% do seu passe ligado ao clube paulista e os outros 75% pertencentes ao Criciúma, seu clube formador. Segundo o dirigente, já há reunião marcada nesta quinta-feira (14 de junho) com o jogador, a fim de ter uma situação mais bem definida. Nos corredores do clube mineiro já se admite a possibilidade de buscar um reforço à altura.

 

Cara nova no Atlético-MG

Se o clube mineiro vive a expectativa de perder o seu melhor jogador na temporada, por outro lado um bom nome foi apresentado como novo reforço nesta terça-feira. Trata-se do atacante colombiano Yimmy Chará, que pertencia ao Junior Barranquilla-COL. O atleta de 27 anos assinou contrato de cinco anos e vai assumir a camisa 11, que pertencia ao venezuelano Otero.

O Atlético-MG não fala em valores exatos, mas especula-se que o clube pagou cerca de 6 milhões de dólares (R$22,2 milhões) por 70% do passe de Chará. Os outros 30% seguem pertencendo a instituição colombiana. Baixinho, rápido, driblador e abusado, o atleta chega cercado de expectativas e pode agregar muito à equipe.

 

Ceará ainda não ganhou no Campeonato Brasileiro

Oriundo da Série B de 2017, o Ceará subiu para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro sabendo que encontraria muitas dificuldades, principalmente por causa da questão financeira, já que o seu poder econômico é  em menor que o dos principais clubes nacionais. Porém, ninguém esperava que a equipe chegaria à 12ª Rodada sem ter conquistado uma vitória sequer.

A situação é preocupante e já são 13 jogos sem saber o que é vencer na temporada, amargando a lanterna do Brasileirão. Desde a chegada do técnico Lisca o time vem melhorando, e na última rodada conquistou um empate importante diante do Palmeiras, mesmo depois de estar perdendo por 2×0.

 

Retrospecto de Atlético-MG x Ceará

As equipes não se enfrentam desde 2011, quando o placar terminou 1×1. No entanto, em Campeonatos Brasileiros, são 15 jogos disputados. A vantagem é do Galo, que venceu em sete oportunidades, ao passo que o Vovô levou a melhor quatro vezes. A igualdade nos números finais dos jogos foi registrada por quatro vezes também.

 

Resultados dos últimos cinco jogos de Atlético-MG x Ceará

Atlético Mineiro

  • 5×2 Fluminense (casa)
  • 3×1 América-MG (fora)
  • 3×3 Chapecoense (casa)
  • 2×3 Sport (fora)
  • 0x1 Flamengo (casa)

Ceará

  • 2×2 Palmeiras (casa)
  • 0x0 Botafogo (fora)
  • 0x1 Cruzeiro (casa)
  • 0x2 Chapecoense (fora)
  • 0x1 Grêmio (casa)

 

Prováveis escalações

Com um edema na coxa, o zagueiro Leonardo Silva é desfalque certo no Atlético-MG e o jovem Bremer deve assumir a vaga. O meia Luan pode voltar à equipe no lugar do argentino Tomás Andrade.

O Ceará deve promover o retorno do volante Richardson, poupado por desgaste físico do jogo contra o Palmeiras. O atleta é peça fundamental do meio de campo cearense e deve entrar na vaga de João Lucas.

Atlético-MG: Victor; Patric, Gabriel, Bremer e Fábio Santos; Adilson, Gustavo Blanco, Tomás Andrade (Luan), Cazares; Roger Guedes e Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.

Ceará: Éverson; Samuel Xavier, Rafael Pereira, Luis Otávio, João Lucas (Richardson); Naldo, Pio, Javier Reina, Ricardinho; Éder Luís e Felipe Azevedo. Técnico: Lisca.

 

Palpite

Apesar de o Ceará ter subido de produção nas últimas partidas e de acreditar que o técnico Lisca vai utilizar a tática de marcar com 10 jogadores atrás da linha da bola, não acredito que o Vovô conseguirá segurar o ímpeto ofensivo do bom time mineiro. Roger Guedes e Ricardo Oliveira formam hoje uma das melhores duplas de ataque do país.

Em termos ofensivos, não vejo os visitantes levando muito perigo ao gol defendido por Victor. Por isso, meu palpite para você apostar nos odds é de vitória por 2×0 do Atlético-MG, que é o favorito. Porém, deixo claro que acho que será um jogo bem complicado para os donos da casa, que terão que ter paciência para explorar as fragilidades do Ceará.

 

Jogos da 12ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2018

  • 16:00 – América-MG x Chapecoense – Palpite: vitória do América-MGQuarta-feira, 13 de junho
  • 19:00 – Fluminense x Santos – Palpite: empate
  • 19:30 – Paraná x Cruzeiro – Palpite: vitória do Paraná
  • 19:30 – Sport x Grêmio – Palpite: vitória do Sport
  • 21:00 – Botafogo x Atlético-PR – Palpite: vitória do Atlético-PR
  • 21:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: vitória do Flamengo
  • 21:45 – Atlético-MG x Ceará – Palpite: vitória do Atlético-MG
  • 21:45 – Bahia x Corinthians – Palpite: empate
  • 21:45 – Internacional x Vasco – Palpite: vitória do Internacional

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 26 – Libertadores
  2. São Paulo, 23 – Libertadores
  3. Atlético-MG, 20 – Libertadores
  4. Grêmio, 19 – Libertadores
  5. Internacional, 19 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 18 – Pré-Libertadores
  7. Sport, 18 – Sul-americana
  8. Cruzeiro, 17 – Sul-americana
  9. Corinthians, 16 – Sul-americana
  10. Vasco, 15 – Sul-americana
  11. Fluminense, 14 – Sul-americana
  12. Botafogo, 14 – Sul-americana
  13. América-MG, 13
  14. Chapecoense, 13
  15. Vitória, 12
  16. Santos, 10
  17. Atlético-PR, 9 – Rebaixamento
  18. Bahia, 9 – Rebaixamento
  19. Paraná, 9 – Rebaixamento
  20. Ceará, 5 – Rebaixamento