Brasileirão Série B

Buscando voos mais altos na Série B, Atlético-GO recebe o desesperado Juventude na abertura da 28ª rodada

Jogador do Atlético-GO
Foto: Paulo Marcos

Atuando em casa, Dragão é favorito para vencer o jogo contra os gaúchos e se aproximar dos líderes; vindo de duas vitórias consecutivas, Londrina pega o Figueirense tentando encostar no primeiro pelotão

Depois de uma semana em que os líderes Fortaleza (47 pontos) e CSA (46 pontos) sucumbiram e viram a chegada para valer de equipes como o Goiás, terceiro na tabela e agora dois pontos atrás do ponteiro cearense, a Série B promete muita emoção com a abertura da 28ª rodada. Tentando de recuperar do revés no clássico contra os Esmeraldinos, o Atlético Goianiense joga com o Juventude tendo a obrigação de vencer no Antônio Accioly. Uma vitória do Dragão pressiona o Tricolor do Pici e o Mutange, que entram em campo apenas no fim de semana, contra Vila Nova e Guarani, respectivamente. Ainda nesta terça-feira (18 de setembro), o Londrina (9º), em ascensão na tabela após duas vitórias consecutivas, recebe o Figueirense (8º) no Estádio do Café.

 

Atlético Goianiense x Juventude

A segunda derrota para o arquirrival Goiás no Brasileirão deste ano jogou um balde de água fria nas pretensões do Atlético Goianiense, que buscava a vice-liderança do torneio. Dos males, o menos pior: o clube continua no G-4, agora na quarta posição com 43 pontos, sendo quatro atrás do líder Fortaleza.

Abrindo a 28ª rodada nesta terça-feira, o Dragão espera voltar aos trilhos. Para isso, conta com um jogo no estádio Antônio Accioly, diante do Juventude, para encostar na ponta da tabela. Além disso, o clube terá o retorno do técnico Cláudio Tencati, que cumpriu suspensão contra os Esmeraldinos. Dentro de campo, as novidades são o volante Rômulo e o lateral Mascarenhas.

O favoritismo logo mais é todo rubro-negro. Seja pelo fator casa, já que a equipe é responsável pela terceira melhor campanha como mandante, com quatro vitórias consecutivas, ou mesmo pela posição dos clubes na tabela. O Juventude, por exemplo, é o 18º na classificação com 28 pontos. Os gaúchos estão dois pontos atrás do Paysandu, primeiro time fora do Z-4. Para piorar, o time de Caxias do Sul não vence há dez rodadas, sendo três derrotas consecutivas.

 

Palpite

A situação do Juventude vai ficando cada vez pior à medida que o Brasileirão se encaminha para a reta final. Nem quando faz uma partida equilibrada taticamente, como ocorreu na semana passada, contra o Guarani, a equipe tem saído vitoriosa. Agora, terá de se superar diante de um adversário que tem a Série A como meta definida. Mas não vai ser hoje que os gaúchos encerrarão o jejum, já que o Atlético Goianiense deve ganhar com sobra no Centro-Oeste.

 

Londrina x Figueirense

Depois de flertar com a terceira divisão em boa parte desta edição do Brasileirão, o Londrina entra na reta final do torneio bem mais aliviado. Vindo de duas vitórias consecutivas, o clube paranaense começa a sonhar com um histórico acesso à elite tupiniquim. A desvantagem para a turma do G-4 ainda é considerável, de sete pontos, mas por que não tentar? Após importante triunfo sobre o Coritiba, em pleno Couto Pereira, o técnico Roberto Fonseca foca no Figueirense para continuar subindo na classificação.

Para isso, o Tubarão aposta na força do Estádio do Café, onde conta com quatro triunfos consecutivos na competição, e no experiente goleador Dagoberto, que voltou a boa forma e é o vice-artilheiro do torneio com 11 gols.

Três pontos acima do Londrina está o Figueirense (8º), o adversário paranaense de logo mais. Vivendo inferno astral na segunda divisão, já que possui apenas uma vitória nos últimos cinco jogos disputados, o Furacão espera que Rogério Micale, que substituiu recentemente Milton Cruz no comando técnico, dê jeito. Ele conta com a fase goleadora do atacante Elton, que em três partidas anotou quatro gols, para apaziguar os ânimos nos arredores do clube.

 

Palpite

Apesar da má fase em um momento decisivo na temporada, o Figueirense tem algo para se motivar. A equipe alvinegra é dona da melhor campanha da Série B como visitante, com seis vitórias, cinco derrotas e dois empates. O problema é que o clube vem derrapando nas últimas rodadas e não demonstra reação. Tal fato nos sugere em uma vitória do Londrina, que mais leve, pode seguir sonhando com o acesso à Série A.

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 18 de setembro

  • 19:15 – Atlético Goianiense x Juventude – Palpite: Atlético-GO
  • 21:30 – Londrina x Figueirense – Palpite: Londrina

Sexta-feira, 21 de setembro

  • 19:15 – Goiás x Ponte Preta – Palpite: Goiás
  • 20:30 – São Bento x Boa Esporte – Palpite: empate
  • 20:30 – CRB x Coritiba – Palpite: Coritiba
  • 21:30 – Fortaleza x Vila Nova – Palpite: empate

Sábado, 22 de setembro

  • 16:30 – Brasil de Pelotas x Oeste – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 16:30 – Paysandu x Criciúma – Palpite: empate
  • 19:00 – Guarani x CSA – Palpite: Guarani
  • 21:00 – Avaí x Sampaio Corrêa – Palpite: Avaí

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza, 47 – Série A
  2. CSA, 46 – Série A
  3. Goiás, 45 – Série A
  4. Atlético Goianiense, 43 – Série A
  5. Vila Nova, 43
  6. Avaí, 42
  7. Guarani, 41
  8. Figueirense, 39
  9. Londrina, 36
  10. Ponte Preta, 36
  11. Coritiba, 36
  12. Criciúma, 35
  13. São Bento, 35
  14. Oeste, 35
  15. Brasil de Pelotas, 31
  16. Paysandu, 30
  17. CRB, 29 – Série C
  18. Juventude, 28 – Série C
  19. Sampaio Corrêa, 25 – Série C
  20. Boa Esporte, 25 – Série C