Brasileirão Série A

Brigando pelo G-4, Sport busca recuperação diante do desfalcado Grêmio na 12ª rodada do Brasileirão

Sport
Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Separados por um ponto na tabela de classificação, pernambucanos e gaúchos fazem “jogo dos seis pontos” na Ilha do Retiro

O Grêmio nem bem comemorou o fim do jejum de gols na Arena – foram 312 minutos sem balançar as redes adversárias em Porto Alegre – ao vencer o América-MG e já foca na próxima partida pelo Brasileirão. O jogo contra o Sport, em Recife, é o último do Imortal antes da paralisação do Nacional durante a Copa do Mundo. Em quarto lugar na tabela de classificação com 19 pontos, o Tricolor Gaúcho não quer perder de vista os ponteiros Flamengo, com 26 pontos, e Atlético Mineiro, com 20 pontos. Mas para isso, Renato Portaluppi terá de superar importantes desfalques contra um rival direto na tabela, que também precisa somar pontos após tropeço contra o Vasco e que está louco para roubar o lugar gremista no G-4. Confira a análise da partida entre Sport e Grêmio!

 

Caldeirão rubro-negro

A derrota por 3×2 para o Vasco no último domingo encerrou a sequência de cinco jogos sem derrota do Sport, mas parece não ter sido suficiente para acabar com o bom ambiente vivido pelo time pernambucano, que tem uma prova de fogo logo mais, na Ilha do Retiro. Sétimo colocado com 18 pontos, o Leão está um ponto atrás do G-4 e enfrenta justamente o adversário que se encontra em tal posição.

Para fazer frente ao atual campeão da América, a equipe dirigida por Claudinei Oliveira se apega ao fator casa, que tem sido peça fundamental na campanha rubro-negra após 11 rodadas. O Sport está invicto em seus domínios com três vitórias (Atlético Paranaense, Atlético Mineiro e Bahia) e dois empates (Corinthians e Botafogo). São oito gols marcados do setor ofensivo do clube em Recife, contra quatro sofridos.

Se a invencibilidade no Nacional já é motivo suficiente para os pernambucanos duelarem de igual para igual com os gaúchos, um outro tipo de aproveitamento pode dar ainda mais combustível para Rafael Marques e companhia. Isso porque o Sport não perde para o Grêmio jogando no Nordeste desde outubro de 2012 (3×1), ano em que seria rebaixado para a Série B. De lá para cá são três vitórias do Leão em quatro embates em casa. Agora, o triunfo terá de vir sem o goleiro Magrão, que suspenso dá lugar ao jovem Mailson.

 

Visitante indigesto

Se o Sport tem a Ilha do Retiro como sua principal arma, o adversário desta quarta conta com o fator visitante para justamente aniquilar os rivais. Ao lado do líder Flamengo, o Grêmio é dono da melhor campanha atuando fora de seus domínios. São três vitórias, um empate e uma derrota jogando longe da Arena Grêmio. Mais da metade dos 19 pontos alcançados pelo clube nas rodadas iniciais vêm de fora de Porto Alegre, o que fazem do clube um adversário bastante temido.

De paz com o gol ao bater o América-MG em seu estádio após jejum de 312 minutos, o Imortal quer uma última boa exibição antes das “férias forçadas”. Um ponto atrás do vice-líder Atlético Mineiro, o Tricolor Gaúcho almeja a vice-liderança, que pode ser o ponto de partida para a caça ao ponteiro.

O problema é que o Grêmio terá diversos desfalques, que mexerão com toda a estrutura da equipe. O primeiro é o capitão Maicon, que continua fora com um desconforto na panturrilha desde o intervalo do jogo contra o Palmeiras, há uma semana. Já Everton, responsável por acabar com a seca de gols do clube na Arena, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. De última hora, o zagueiro Kannemann e o atacante Luan também não jogam por conta de desgaste físico. Juntam-se a eles Michel, Alisson e Marcelo Oliveira, todos no departamento médico há mais tempo, que só devem retornar depois do Mundial.

Por outro lado, o experiente Cícero pode ser o maestro do clube em Recife. Escalado mais recuado no meio de campo, onde gosta de atuar, o polivalente foi o responsável pelo lançamento que originou o tento de Everton no domingo passado. Foi a quarta assistência do camisa 10 em 2018. Agora, tem oportunidade de ganhar sequência.

 

Palpite

Com praticamente meio time fora, o Grêmio terá muitas dificuldades para manter a pose fora de casa. Os desfalques em todos os setores devem complicar a escalação de Renato Portaluppi. Até por isso, o Sport não pode bobear e precisa se impor diante de um adversário enfraquecido. É assim que o Leão se reencontrará com a vitória.

 

Confira os jogos da 12ª rodada do Brasileirão da Série A

Terça-feira, 12 de junho de 2018

  • 21:30 – São Paulo x Vitória – Palpite: São Paulo

Quarta-feira, 13 de junho de 2018

  • 16:00 – América-MG x Chapecoense – Palpite: América-MG
  • 19:00 – Fluminense x Santos – Palpite: empate
  • 19:30 – Paraná x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Sport x Grêmio – Palpite: Sport
  • 21:00 – Botafogo x Atlético Paranaense – Palpite: empate
  • 21:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Atlético Mineiro x Ceará – Palpite: Atlético Mineiro
  • 21:45 – Bahia x Corinthians – Palpite: Bahia
  • 21:45 – Internacional x Vasco – Palpite: Internacional