Brasileirão Série A

Brasileirão da Série A 2018, 20ª rodada: confira palpites e prognósticos para Grêmio x Cruzeiro, em Porto Alegre

Jogador do Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

“Clássico de Copas” leva a campo as duas equipes brasileiras mais vencedoras em mata-matas a partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta (22)

E quem é o time mais copeiro do Brasil, Grêmio ou Cruzeiro? Enquanto as torcidas dos dois times gastam cotas oceânicas de energia em colocar acima – ou abaixo – os títulos que cada um tem na Copa do Brasil e na Libertadores, o momento vai servir também para acompanhar um interessante confronto entre os dois clubes no sistema de pontos corridos.

O Grêmio de Renato Gaúcho abre a 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, na quarta colocação, no encalço de Flamengo, Inter e São Paulo, os três primeiros. O Cruzeiro está consideravelmente mais distante. Aparece só em oitavo, com 26 pontos, exatos dez atrás do Grêmio.

Tricolor entra com força máxima

Se é verdade que “há males que vêm para o bem”, o Grêmio está tentando levar a campo uma possibilidade de competição que antes não era possível com os compromissos pela Copa do Brasil. Eliminado do mata-mata pelo Flamengo na semana passada, a equipe gaúcha agora se vê com chances de brigar pelo título nas duas competições que tem pela frente, que são a Libertadores e o Brasileirão em si.

Bem ao seu estilo falastrão, Renato Gaúcho já determinou que este Grêmio “vai para o ferro”. Ou seja: só vai poupar jogadores em caso de extrema necessidade mediante uma obrigação específica na Libertadores. E prova deste empenho gremista na busca do Brasileirão que não conquista desde 1996 será levada a campo em Porto Alegre a partir das 21h45 de hoje (22). O time só tem um lesionado, o goleiro Marcelo Grohe, mas o restante da equipe estará toda em campo.

Assim, o gremista pode esperar um time forte, com a seguinte escalação: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero e Ramiro; Luan, Everton e Jael. Renato está consideravelmente satisfeito com o desempenho da defesa, que levou apenas oito gols em todo o primeiro turno, mesmo colocando em campo diversos reservas em muitas ocasiões. É esta “muralha” que os adversários vão precisar lidar ao enfrentar o Grêmio.

Cruzeiro escala time misto

O clube mineiro vai na contramão daquilo que propõe o Grêmio. Como ainda está vivo na Libertadores (abriu 2×0 para o Flamengo) e na Copa do Brasil (pega o forte Palmeiras), Mano Menezes, de considerável passado gremista, vai levar a campo uma equipe mista nesta quarta-feira. Os poupados serão o capitão Henrique, o lateral Edílson, o zagueiro Dedé e o atacante Raniel. O técnico, porém, manteve a sua coerência. Separou um jogador de cada setor do campo, e resta saber se tal decisão não vai deixar a equipe vulnerável demais para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre.

A provável escalação do Cruzeiro nesta quarta é a seguinte: Fábio, Ezequiel, Léo, Manoel e Egídio. Lucas Silva, Lucas Romero, Robinho e Arrascaeta. Thiago Neves e Barcos. Os mineiros precisam tomar cuidado também com o alto número de pendurados: Robinho, Ariel Cabral, Marcelo Hermes, Ezequiel e Rafael Sobis somam dois amarelos e podem desfalcar a equipe já na próxima rodada, contra o Fluminense, no Mineirão.

Os últimos dois jogos entre ambos pelo Brasileirão terminaram com vitórias por 1×0 da equipe visitante. Em abril, em Minas, o Grêmio bateu a Raposa justamente pela contagem mínima. Em outubro do ano passado, em Porto Alegre, o placar foi favorável ao Cruzeiro.

Palpite

O Grêmio titular é forte demais para não ser considerado favorito jogando em casa contra quem quer que seja. Faz sentido imaginar uma vitória dos gaúchos por um ou dois gols de diferença. Imaginamos um 2×0. E para você? Como termina o “Clássico de Copas” em Porto Alegre?

Jogos da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Quarta-feira, 22 de agosto
  • 19:30 – Bahia x Internacional – Palpite: Inter
  • 19:30 – Chapecoense x Atlético-PR – Palpite: Atlético-PR
  • 19:30 – Paraná x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Sport x América-MG – Palpite: Sport
  • 21:45 – Fluminense x Corinthians – Palpite: Empate
  • 21:45 – Grêmio x Cruzeiro – Palpite: Grêmio
Quinta-feira, 23 de agosto
  • 19:30 – Flamengo x Vitória – Palpite: Vitória
  • 20:00 – Atlético-MG x Vasco – Palpite: Atlético-MG

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 41 – Libertadores
  2. Internacional, 38 – Libertadores
  3. Flamengo, 37 – Libertadores
  4. Grêmio, 36 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 33 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 33 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 23 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 22 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Chapecoense, 21
  15. Vasco, 20
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 14 – Série B