Brasileirão Série A

Brasileirão: Atlético-PR recebe o Bahia, e espera aproveitar a boa fase para somar mais três pontos contra um adversário direto

Jogador do Atlético-PR
Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial

Apenas um ponto separa os dois times, que disputam vaga na Copa Sul-Americana

Depois da vitória contra o Vasco na última quarta-feira, a sequência de jogos em casa do Atlético Paranaense continua com o duelo diante do Bahia pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo (02), às 16 horas (horário de Brasília). O Furacão não perde há seis rodadas, e com os 14 pontos somados no período deu um salto na tabela para se afastar da zona de rebaixamento. Já o Bahia, comemora a quebra de um tabu com o triunfo sobre o Ceará no meio de semana, o primeiro como visitante neste Brasileirão. No momento, as duas equipes travam uma briga direta por vaga na Copa Sul-Americana, mas o Rubro-Negro tem um jogo a menos.

 

Furacão busca sexta vitória consecutiva como mandante

O Atlético Paranaense terá três desfalques para a partida de domingo, o atacante Marcelo Cirino e os zagueiros Paulo André e Thiago Heleno, todos entregues ao departamento médico. O time também corre o risco de não poder contar com o atacante Marcinho, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo após sofrer uma pancada na partida contra o Vasco. Por outro lado, o meia-atacante Nikão, que cumpriu suspensão no último jogo, já está novamente à disposição.

O Furacão tem sido muito eficiente nas partidas em que é o mandante. Contra o Bahia, o time buscará sua sexta vitória consecutiva na Arena da Baixada. Foi em seu estádio que os rubro-negros conquistaram 19 dos seus 24 pontos, e a expectativa é grande por mais um triunfo.

 

Bahia espera contar com Zé Rafael

No Bahia, o técnico Enderson Moreira tem duas dores de cabeça. A primeira delas é boa, decidir se o dono da camisa um será Douglas, que está recuperado de uma contusão que o deixou inativo durante dois meses, ou Anderson, que vinha dando conta do recado na ausência do titular. A outra, diz respeito ao melhor jogador do time, Zé Rafael, que passou a ser dúvida depois de sofrer uma entrada violenta do volante Richardson, do Ceará. O time ficará muito prejudicado se não puder contar com o meia, que em 51 partidas na temporada marcou 11 gols. A decisão ficará por conta do departamento médico, que o submeterá a uma avaliação no domingo.

De qualquer forma, o Esquadrão de Aço chega com a moral em alta depois da primeira vitória fora de casa, e fará de tudo para repetir a dose na Arena da Baixada.

 

Prováveis escalações

Atlético-PR: Santos; Jonathan, José Ivaldo, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington e Lucho González; Nikão, Raphael Veiga e Marcinho (Bruno Nazário); Pablo. Técnico: Tiago Nunes.

Bahia: Douglas; Bruno, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Nilton, Marco Antônio e Zé Rafael (Edigar Junio); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

 

Retrospecto de Atlético-PR x Bahia

Atlético Paranaense e Bahia já se enfrentaram 27 vezes em campeonatos brasileiros, e o retrospecto favorece o Furacão. O time rubro-negro contabiliza 12 vitórias, contra sete do Esquadrão de Aço e oito empates.

Paranaenses e baianos protagonizaram dois duelos animados no Brasileirão do ano passado. No primeiro turno, o Tricolor goleou por 6×2 na Arena Fonte Nova, mas o Furacão deu o troco em Curitiba ao levar a melhor pelo placar de 4×1.

Por outro lado, as equipes fizeram um jogo morno quando se enfrentaram pela última vez, no final do mês de abril, e não saíram do 0x0.

Últimos jogos
  • 29/04/2018 – Bahia 0 x 0 Atlético-PR
  • 13/08/2017 – Atlético-PR 4 x 1 Bahia
  • 14/05/2017 – Bahia 6 x 2 Atlético-PR
  • 22/11/2014 – Bahia 1 x 2 Atlético-PR
  • 24/08/2014 – Atlético-PR 0 x 0 Bahia

Palpite

O duelo da Arena da Baixada colocará frente a frente dois times em ascensão, e tem tudo para ser um grande jogo de futebol.

O favoritismo é do Furacão, que contará com o apoio da torcida e está mais habituado ao gramado artificial do seu estádio, onde venceu as últimas cinco partidas. Caso a ausência de Zé Rafael se confirme, as coisas ficarão ainda mais difíceis para o Tricolor baiano.

Arrisco um placar de 2×0 para o atlético Paranaense.

 

Jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 01 de setembro
  • 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: Vitória
  • 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Vasco
  • 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: empate
Domingo, 02 de setembro
  • 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: empate
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Internacional

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 45 – Libertadores
  2. Internacional, 42 – Libertadores
  3. Flamengo, 41 – Libertadores
  4. Palmeiras, 37 – Libertadores
  5. Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 37 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 24 (Um jogo a menos)
  14. Santos, 24 (Um jogo a menos)
  15. Vasco, 24 (Um jogo a menos)
  16. Vitória, 22
  17. Chapecoense, 21 (Um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  18. Sport, 20 – Zona de rebaixamento
  19. Ceará, 17 – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 15 – Zona de rebaixamento