Brasileirão Série A

Brasileirão, 22ª rodada: Flamengo é favorito a vencer o Ceará no Maracanã

Jogador do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Depois do adeus à Libertadores, nova prioridade do Rubro-Negro é a conquista do hepta. Adversário no duelo, marcado para as 11h de domingo, é o penúltimo colocado

O Flamengo inicia uma nova etapa de sua temporada. Eliminado da Libertadores, o clube passa a adotar uma outra prioridade a partir de agora: a conquista do heptacampeonato no Brasileirão. O Rubro-Negro segue mais vivo do que nunca também na Copa do Brasil, mas é inegável que a conquista do Campeonato Brasileiro – título que a maior torcida do país não festeja há quase uma década – passa a ser a grande meta da agremiação carioca. E nada melhor do que um confronto em casa diante de um adversário frágil para retomar o embalo: o compromisso de domingo (2), às 11h (de Brasília), é contra o Ceará, no Maracanã.

 

Fla tenta aprender com a queda

A vitória em pleno Mineirão diante do Cruzeiro no meio de semana não foi o bastante para colocar o Flamengo nas quartas de final da Libertadores. O resultado do jogo de ida, no Maracanã (0x2), foi realmente duro demais. Ao vencer por 1×0 na volta, o Mengão pode até ter ficado pelo caminho, mas pelo menos se despediu de cabeça erguida – e deixando claro que o ano não acabou. Longe disso: ainda há dois títulos importantíssimos ao alcance do time do técnico Maurício Barbieri.

O treinador já deu o recado ao elenco logo depois da despedida da competição continental. “A dor é grande, mas precisamos virar a página”, avisou Barbieri, já projetando a semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians e principalmente a luta para recuperar a liderança do Brasileirão, perdida há algumas semanas para o São Paulo. No momento, o Fla está a quatro pontos dos paulistas e a um do vice-líder Internacional ­– que, por sinal, pega o Cruzeiro fora de casa também no domingo. Ou seja: é bem possível que o Mengão ultrapasse os gaúchos neste fim de semana.

De nada adianta secar o Tricolor paulista e o Colorado na rodada se o Fla não fizer sua parte, e a equipe deverá contar com o apoio da torcida na manhã de domingo, horário que costuma agradar bastante ao público. A expectativa é de lotação completa no Maracanã – e o time deve estar preparado para a cobrança do torcedor, que não aceitará nada menos que os três pontos.

Vale lembrar que o Ceará vendeu muito caro a derrota para o líder São Paulo. Ou seja: nada de achar que será fácil furar a retranca do clube nordestino. Além disso, a equipe terá dois desfalques importantes. Léo Duarte e Cuéllar, suspensos, devem dar lugar a Rhodolfo e Piris da Motta. E olho nos pendurados: são nada menos de cinco atletas que não podem levar outro amarelo no domingo (Diego, Diego Alves, Geuvânio, Marlos Moreno e Rodinei).

 

Vozão quer pontuar no Rio

Nada menos de 24 pontos separam Flamengo e Ceará na tabela. Quem viu o time cearense contra o São Paulo na rodada passada, porém, custou a acreditar que se tratava do penúltimo colocado do Brasileirão. O Tricolor só conseguiu arrancar um triunfo pelo placar mínimo com muito esforço e alguma sorte. Sinal de que o Ceará pode, sim, sonhar em surpreender o Fla e voltar para Fortaleza com pelo menos um pontinho na bagagem.

Sem vencer há cinco jogos (três empates e duas derrotas), o Vozão precisa reagir imediatamente caso queira manter vivas as chances de permanecer na elite. A cinco pontos do Vitória, primeiro time fora da zona de descenso, o time do técnico Lisca peca principalmente pela ineficácia no setor ofensivo. “Um volume pequeno de gols na Série A é fatal”, lamenta o sempre elétrico treinador do Vozão.

Uma dificuldade adicional para Lisca no Maracanã: com problemas musculares, tanto o volante Fabinho como o meia Jown Cardona estão vetados para a partida. O atacante Éder Luís foi liberado para voltar aos treinos, mas não estará pronto para enfrentar o Flamengo.

 

Palpite

Apesar das oscilações do Flamengo nas últimas semanas, não dá para pensar em qualquer resultado que não seja uma vitória de um dos elencos mais completos e qualificados do país num Maracanã lotado. O primeiro gol pode até demorar a sair, e o Mengão terá de lidar com a impaciência da torcida, mas o forte time carioca vai acabar furando a retranca cearense, garantindo os três pontos. A escassez de gols do Vozão mostra que a defesa flamenguista, que tem sido o ponto fraco do time, nem sequer será colocada à prova. Um 2×0 relativamente tranquilo é uma boa pedida na hora de fazer a projeção para o desfecho do confronto.

 

Jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 1º de setembro
  • 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Empate
  • 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Corinthians
Domingo, 2 de setembro
  • 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: Sport
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Inter
  • 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 45 – Libertadores
  2. Internacional, 42 – Libertadores
  3. Flamengo, 41 – Libertadores
  4. Palmeiras, 37 – Libertadores
  5. Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 24
  14. Santos, 24
  15. Vasco, 24
  16. Vitória, 22
  17. Chapecoense, 21 – Série B
  18. Sport, 20 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B