Brasileirão Série A

Brasileirão 2018, 19ª rodada: o que esperar de Botafogo x Atlético-MG neste encerramento de primeiro turno?

Jogadores do Atlético-MG

Alvinegros vivem momentos diferentes com relação ao cansaço; duelo será às 16h de domingo (19) no Estádio Nilton Santos

O primeiro turno do Brasileirão chega ao fim neste final de semana para duas equipes que vão fazer uma partida que promete ser das mais interessantes a partir das 16h (de Brasília) de domingo (19), quando Botafogo e Atlético-MG medem forças no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Botafogo agora sob o comando do técnico Zé Ricardo venceu o Nacional do Paraguai por 2×0 na última quinta-feira (16) e avançou na Copa Sul-Americana. É uma boa maneira de se animar para sair da décima colocação que ocupa. O Atlético-MG chega mais descansado. Apenas treinou durante a semana e agora tenta subir do quinto lugar que exibe antes de começar a rodada.

 

Botafogo vive calma com a torcida

O clube da Estrela Solitária fez o que raramente conseguiu nos últimos anos: encheu o Nilton Santos, jogou com uma raça poucas vezes vista e eliminou o Nacional do Paraguai da Copa Sul-Americana com um contundente 2×0 na noite da última quinta-feira (16).

O jogo de ida terminou 2×1 para os paraguaios e o Fogão precisou buscar o resultado por todo o tempo, pois o gol que garantiu a classificação saiu apenas aos 44 do segundo tempo. Vai ser impossível recuperar o time 100% até o jogo do próximo domingo, então o técnico Zé Ricardo precisa quebrar a cabeça nas próximas horas para encontrar os melhores nomes para levar a campo.

Qualquer previsão sobre quem entra ou sai ainda é um pouco precipitada. Faz sentido imaginar que os substituídos – Luiz Fernando, Fernandinho e Aguirre – ganhem a chance de começar jogando. Os demais precisam de fato ser avaliados.

A classificação na Sul-Americana, porém, marca um novo momento do clube com a torcida, pois o apoio demonstrado foi forte o suficiente para o Botafogo se soltar e entrar em campo – ao menos nos próximos jogos – com uma leveza que não foi vista nas últimas partidas. Mesmo uma derrota neste domingo será compreendida. Mas é bom não abusar. O Fogão tem 22 pontos e está só quatro à frente do Z-4, o que pode rapidamente esgotar a paciência de qualquer torcedor.

 

Atlético-MG espera Cazares e Fábio Santos

O Galo tem um desfalque certo para este domingo: o volante Elias, suspenso. Sabendo disso, e prevendo um desgaste realmente considerável do Botafogo, o técnico Thiago Larghi cogita pôr em campo um time bastante ofensivo, com José Welison, Matheus Galdezani e Cazares no meio e com Chará, Nathan e Ricardo Oliveira como trio de ataque.

A presença de Nathan e Cazares, de características mais ofensivas, chega a ser uma surpresa, tamanho o destemor do técnico que vem de uma importante vitória sobre o Santos no último domingo pelo convincente placar de 3×1.

Outro importante nome que pode ganhar espaço no Galo é o experiente lateral-esquerdo Fábio Santos, que se recupera de uma lesão muscular e é aguardado para começar jogando no próximo domingo caso mantenha o nível demonstrado nos treinamentos.

 

Palpite

O Botafogo realmente viveu uma rara euforia na última quinta, e a dificuldade de se recuperar vai ser nítida diante de um time que não jogou no meio de semana e só descansou. Faz sentido imaginar que o forte Atlético-MG saia do Rio com três pontos e com chances de emparelhar a briga pelo título. Imaginamos um 2×1 para o Galo no Rio neste final de semana.

 

Jogos da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 18 de agosto
  • 16:00 – Santos x Sport – Palpite: Santos
  • 19:00 – Corinthians x Grêmio – Palpite: Empate 
Domingo, 19 de agosto
  • 11:00 – Atlético-PR x Flamengo – Palpite: Empate
  • 11:00 – Internacional x Paraná – Palpite: Inter
  • 16:00 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Botafogo x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Cruzeiro x Bahia – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – América-MG x Fluminense – Palpite: Empate
  • 19:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
Segunda-feira, 20 de agosto
  • 20:00 – Vasco x Ceará – Palpite: Vasco

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 38 – Libertadores
  2. Flamengo, 37 – Libertadores
  3. Internacional, 35 – Libertadores
  4. Grêmio, 33 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 30 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 30 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
  10. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  11. América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Bahia, 21 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 21
  14. Sport, 20
  15. Vasco, 19
  16. Vitória, 19
  17. Santos, 18 – Série B
  18. Ceará, 16 – Série B
  19. Atlético-PR, 15 – Série B
  20. Paraná Clube, 14 – Série B