Tênis

ATP de Hamburgo tem tenista brasileiro em ação nesta semana

Prognóstico sobre as partidas do ATP de Hamburgo com participação do tenista brasileiro Thiago Monteiro.
Foto: Manuel Romano/NurPhoto via Getty Images

Cearense Thiago Monteiro encara o francês Gilles Simons

Trago uma boa notícia aos amantes do tênis. A bolinha verde entra em ação nesta semana, na terça (24) e quarta-feira (25), para a fase 16avos e oitavas de final das quadras de saibro do ATP de Hamburgo, respectivamente. Os dois primeiros colocados do ranking da ATP, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, não estão na etapa, assim como o sérvio Novak Djokovic, no 10º lugar.

 

Thiem x Moutes

O austríaco Dominic Thiem, de 24 anos, posicionado na 8ª colocação, encara o francês Corentin Moutes, de apenas 19 anos, número 119. Será o embate da juventude. Não é preciso nem dizer que o favoritismo é do primeiro tenista, não é mesmo?

A oportunidade mais recente que Thiem disputou uma partida no saibro foi no dia 10 de junho deste ano. Na ocasião, no Aberto da França, ele perdeu por 3 sets a 0 para nada mais nada menos que o Nadal. Em 2018, o representante da Áustria já foi campeão do ATP de Lyon, em terras francesas, e do ATP de Buenos Aires, na Argentina.

 

Simons x Monteiro

Dentro de quadra também temos representante, hein! Trata-se de Thiago Monteiro, cearense de 24 anos. Na fase qualificatória, no sábado, o brazuca despachou o equatoriano Roberto Quiroz por 2 sets a 0, com parciais 6/4 e 6/3. Depois desta vitória, ele foi derrotado pelo eslovaco Jozef Kovalík (112º) por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/0. Mesmo com o resultado negativo, o atleta foi convidado pela organização do torneio para disputar a etapa seguinte já que foi o melhor perdedor da fase classificatória. O nordestino recentemente caiu da 145ª colocação da tabela para 146ª.

O adversário de Monteiro é o francês Gilles Simons, de 33 anos, que subiu três posições no ranking, e agora pode ser encontrado no 33º lugar. Assim como o jogador sul-americano, o europeu também vem de derrota, só que não tão recente quanto. Simons perdeu em Wimbledon, na Inglaterra, na quadra de grama, para o argentino Juan Martín Del Potro no último dia 10.

 

Gasquet x Paire

Mais dois atletas da França também vão medir forças um contra o outro na terça-feira. Na 28ª colocação, Richard Gasquet, de 32 anos, chega para este embate vindo de um título na temporada, o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, na Holanda. Com esta conquista, a 15ª de sua carreira, o francês se tornou o segundo tenista mais vencedor de seu país. O primeiro é Jo-Wilfried Tsonga, com 16 troféus.

Pela frente, o oponente é o compatriota Brenoit Paire, de 29 anos, ocupante do 52º lugar no ranking. Ele faz uma temporada irregular dentro de quadra. Em 36 compromissos, foram 19 resultados positivos e 17 negativos. Nas duas últimas vezes que esteve em ação, foi derrotado. Na primeira, no dia 17 de julho, o revés foi para o húngaro Márton Fucsovics (49º) no Croácia Open. Já a segunda derrota foi 10 dias antes, em Wimbledon, para Del Potro.

 

Oitavas de final

O primeiro jogo das oitavas acontece quarta-feira entre o alemão Daniel Masur, de 23 anos, 349º do ranking, e o argentino Diego Schwartzman, de 25 anos, 12º da classificação geral. Nesta segunda-feira (23), Masur bateu o também germânico Maximilian Marterer por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, enquanto que Maximilian Marterer, no mesmo dia, superou o norueguês pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/2 e 2/6.

O outro embate conta com o mais jovem tenista da competição: o alemão Rudolf Molleker, de apenas 17 anos, número 272 do ranking. Ele derrotou o espanhol David Ferrer, 62º colocado, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 5/7 e 6/3. O germânico joga contra o Jozef Kovalik, eslovaco. Este atleta, 113º da ATP, venceu o bielorrusso Damir Dzumhur (24º) por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/4.

 

Jogos desta semana do ATP Hamburgo:

Terça-feira, 24 de julho (fase 16avos)
  • 6:00 – Aljaz Bedene x Henri Laaksonen. Palpite: Henri Laaksonen
  • 6:00 – Marco Cecchinato x Gael Monfils. Palpite: Marco Cecchinato
  • 6:00 – Dominic Thiem x Corentin Moutet. Palpite: Dominic Thiem
  • 6:00 – Fernando Verdasco x Dusan Lajovic. Palpite: Fernando Verdasco
  • 6:00 – Marton Fucsovics x Pablo Cuevas. Palpite: Marton Fucsovics
  • 6:00 – Gilles Simon x Thiago Monteiro. Palpite: Gilles Simon
  • 6:00 – John Millman x Jan-Lennard Struff. Palpite: John Millman
  • 6:00 – Nicolas Jarry x Peter Gojowczyk. Palpite: Nicolas Jarry
  • 6:00 – Benoit Paire x Richard Gasquet. Palpite: Richard Gasquet
  • 7:00 – Nikoloz Basilashvili x Philipp Kohlschreiber. Palpite: Nikoloz Basilashvili
Quarta-feira, 25 de julho (oitavas de final)
  • 7:00 – Daniel Masur x Diego Schwartzman. Palpite: Diego Schwartzman
  • 7:00 – Rudolf Molleker x Jozef Kovalik. Palpite: Rudolf Molleker