Brasileirão Série B

Após recuperar gordura na liderança da Série B, Fortaleza recebe algoz do primeiro turno São Bento pela 29ª rodada

Jogador do Fortaleza
Foto: Divulgação/Facebook Oficial Fortaleza Esporte Clube

Jogo entre as equipes em Sorocaba ficou marcado pelo fim da invencibilidade do Tricolor do Pici na segunda divisão; em crise, Ponte Preta enfrenta o ameaçado Brasil de Pelotas

O Fortaleza deu mole, ficou quatro jogos sem vitória, mas ninguém chegou. Agora, o líder do Brasileirão da Série B parte para a arrancada final. Liderando o torneio com 50 pontos, sendo quatro de vantagem sobre o vice-líder Goiás, o Tricolor do Pici abre a 29ª rodada nesta terça-feira (25 de setembro), às 19h15, contra o São Bento, na Arena Castelão. O jogo tem sabor de revanche para os cearenses, que foram derrotados pelo adversário paulista no primeiro turno e viram sua invencibilidade no torneio ir por água abaixo. Em Campinas, a Ponte Preta tenta sair do marasmo após três empates consecutivos na competição diante do desesperado Brasil de Pelotas.

 

Fortaleza x São Bento

Nada como uma vitória em casa, diante de um adversário direto pelo acesso à Série A, para recuperar o prestígio. Este é o Fortaleza, que depois de somar apenas um ponto em quatro jogos e ter a liderança ameaçada, reencontrou o caminho da vitória no Brasileirão. Depois de bater o Vila Nova, em ótima atuação de Éderson, autor dos dois gols do placar de 2×0 sobre os goianos, o Tricolor do Pici pega o São Bento fazendo contas para subir de divisão.

Com dez jogos pela frente, o técnico Rogério Ceni acredita que se a equipe vencer todos os cinco encontros restantes como mandante, na Arena Castelão, o clube estará de volta à elite. E a conta do treinador faz bastante sentido, já que a média dos times que alcançaram o acesso nos anos anteriores é de 63 pontos. Assim, faltariam 13 pontos para os atuais líderes carimbarem o acesso – quatro vitórias e um empate.

O embate também tem sabor de revanche para os donos da casa, já que o Leão perdeu a invencibilidade no campeonato justamente para os paulistas, no primeiro turno, em placar de 2×1, em Sorocaba.

Já no pelos lados do São Bento, a sensação é de que o Tricolor terá inúmeras dificuldades. Vindo de uma arrancada na competição que inclui três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos, o time comandado por Marquinhos Santos espera manter a regularidade. Atualmente na 14ª colocação com 36 pontos, o Azulão continua com a missão de escapar do rebaixamento. Com cinco pontos de vantagem sobre o Juventude, time que abre o Z-4, os paulistas acreditam que 45 pontos seja a pontuação ideal para se livrarem de qualquer problema.

 

Palpite

O momento do São Bento é de ascensão no campeonato, mas o Fortaleza joga em casa. E isso não é qualquer coisa, já que o clube cearense é dono do melhor aproveitamento como mandante na Série B, com 10 vitórias em 14 jogos. É por isso que acredito numa vitória da dupla ofensiva Gustavo e Éderson.

 

Ponte Preta x Brasil de Pelotas

Cada vez mais longe do grupo que garante acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro – diferença é de oito pontos para o Avaí, o quarto colocado – , a Ponte Preta tenta acabar com a má fase na competição. Com quatro empates nos últimos cinco jogos e sete jogos sem vitória, a Macaca está estagnada na tabela. A 11ª colocação com 37 pontos deixa a equipe dirigida por Marcelo Chamusca muito mais perto da zona do rebaixamento – seis pontos para o Juventude – do que do próprio G-4.

Sem vencer na Série B desde o dia 14 de agosto, quando superou em casa o Criciúma por 3×1, a parte alvinegra de Campinas tem ao menos um adversário também em crise pela frente. Com 31 pontos, o Brasil de Pelotas só não está na zona da confusão porque tem mais vitórias do que o rival de Caxias. Após ser derrotado por 3×1 pelo Oeste em pleno Bento Freitas, o Xavante precisa reagir urgentemente.

 

Jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 25 de setembro

  • 19:15 – Fortaleza x São Bento – Palpite: Fortaleza
  • 21:30 – Ponte Preta x Brasil de Pelotas – Palpite: Ponte Preta

Quinta-feira, 27 de setembro

  • 19:00 – Juventude x Londrina – Palpite: empate

Sexta-feira, 28 de setembro

  • 19:15 – Paysandu x Goiás – Palpite: Goiás
  • 20:30 – Vila Nova x Guarani – Palpite: Vila Nova

Sábado, 29 de setembro

  • 16:30 – Oeste x Sampaio Corrêa – Palpite: Oeste
  • 16:30 – Figueirense x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético-GO
  • 16:30 – CRB x CSA – Palpite: CRB
  • 19:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba
  • 21:00 – Boa Esporte x Criciúma – Palpite: Boa Esporte

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza, 50 – Série A
  2. Goiás, 46 – Série A
  3. CSA, 46 – Série A
  4. Avaí, 45 – Série A
  5. Guarani, 44
  6. Atlético Goianiense, 43
  7. Vila Nova, 43
  8. Londrina, 39
  9. Figueirense, 39
  10. Oeste, 38
  11. Ponte Preta, 37
  12. Coritiba, 37
  13. Criciúma, 36
  14. São Bento, 36
  15. Brasil de Pelotas, 31
  16. Paysandu, 31
  17. Juventude, 31 – Série C
  18. CRB, 30 – Série C
  19. Boa Esporte, 26 – Série C
  20. Sampaio Corrêa, 25 – Série C