UFC

Anderson Silva reforça desejo de enfrentar Conor McGregor no UFC e garante: ‘Não é pelo dinheiro’

Anderson Silva Vs Conor McGregor no UFC?
Foto: Divulgação / UFC

No próximo dia 10 de novembro, Anderson Silva estará livre para voltar ao MMA. Depois de comprovar contaminação em um suplemento, Spider teve a pena pelo último caso de doping reduzida para um ano, o que o torna apto a voltar ao octógono mais famoso do mundo a partir da data citada. Mais do que voltar a lutar, Anderson quer um desafio curioso. Ele quer fazer uma superluta com Conor McGregor. E, segundo ele, “não pelo dinheiro, e sim pelo desafio marcial”. O brasileiro enviou uma mensagem ao irlandês em entrevista ao TMZ Sports.

Para quem não se lembra – até porque realmente faz tempo -, a última luta de Anderson no UFC aconteceu em fevereiro do ano passado, quando ele bateu Derek Brunson no UFC 208. De lá para cá, Spider esteve escalado para enfrentar Kelvin Gastelum no UFC Rio e depois no UFC China. Na primeira ocasião, o americano foi pego no doping por uso de maconha e deixou a disputa; na segunda, Spider é quem caiu no doping.

Aos 43, Spider não precisa mais fazer lutas na categoria dos médios em busca de cinturão. Ele não está mais no nível dos novos tops da divisão, e o risco é maior de manchar seu legado. O caminho deve ser fazer superlotas interessantes ao público. E antes de encarar Khabib Nurmagomedov no UFc 229, Conor citou Spider como um possível rival para seu futuro. Ele declarou que adoraria enfrentar o brasileiro. “Seria divertido”.

O problema maior é em qual categoria essa luta aconteceria. Anderson é um peso médio grande. Ele luta até 83,9 kg, mas já se aventurou como meio-pesado (até 93kg). Já McGregor, começou no UFC como peso pena (até 65,7 kg), mas já atuou como peso leve (até 70,3 kg) e peso-meio-médio (até 77,1 kg). A ideia de Spider é fazer um combate num peso casado até 81,6 kg. Conor terá de ir um pouco mais além do que ele já foi em toda sua carreira, e Anderson teria de baixar o peso um pouco apenas. Mas pensando no dinheiro que essa luta pode gerar, não seria tão difícil pra nenhum dos dois.

Anderson já tinha ventilado essa ideia de lutar com McGregor anos atrás, mas nunca foi levado a sério. Dessa vez, a ideia foi de McGregor, e Spider apenas embarcou. São dois ícones do esporte. Spider no auge Vs McGregor no auge é uma luta para lá de interessante. Ambos tem algo em comum que é o poder de precisão e a inteligência marcial. Esportivamente é uma luta sem sentido. Anderson está em fim de carreira, enquanto McGregor vive um momento mais perto do auge, que para muitos já passou, mas ainda assim faz pouco tempo. Será que o UFC vai embarcar nessa e promover essa máquina de fazer dinheiro que seria um retorno de Anderson Silva numa luta com Conor McGregor no octógono?