Olimpíadas

Além de Paris e Los Angeles, onde serão os próximos Jogos Olímpicos?

Símbolo Olímpico em Beijing
Foto: GREG BAKER/AFP/Getty Images

Cidades começam a se movimentar visando futuros Jogos de Verão e de Inverno

Os Jogos Olímpicos estão cada vez maiores e, consequentemente, mais caros principalmente os de Verão. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional foi político e acomodou as duas candidaturas que tinha para dar a Paris o evento de 2024 e a Los Angeles o de 2028. Já Beijing se prepara a festa no gelo de 2022. E quem receberá os atletas em 2026? E em 2032? Confira abaixo as últimas notícias.

 

Beijing 2022

Os próximos Jogos Olímpicos são os de Inverno e acontecem em Beijing, capital da China, entre 04 e 20 de fevereiro. Ao todo, serão distribuídas 109 medalhas de ouro, que serão divididas por 15 disciplinas de sete modalidades esportivas. Outras quatro disciplinas aguardam o aval do Comitê Olímpico Internacional para serem incluídas. As cidades de Yanqing e Chongli receberão algumas provas.

As modalidades são: biatlo, bobsleigh (bobsleigh e skeleton), curling, hóquei no gelo, luge, patinação (artística, de velocidade e de velocidade em pista curta) e esqui (alpino, cross-country, freestyle, combinação nórdica, saltos e snowboarding).

 

Paris 2024

O programa final dos Jogos Olímpicos de 2024 só será definido em 2020. Há um lobby bastante considerável para a entrada dos e-sports na Olimpíada. Os esportes adicionados para Tóquio 2020 serão avaliados para saber se continuam ou não nos Jogos Olímpicos. Estes são beisebol, caratê, escalada, softbol, skate e surfe. Não se descarta a entrada de outras modalidades, como boliche, squash e wushu.

Muitas provas novas já foram acrescentadas à festa da França. São elas: revezamento 4x400m misto (atletismo), 3×3 feminino e masculino (basquete), freestyle park feminino e masculino (bicicross), Madison feminino e masculino (ciclismo), equipe mista (esgrima), equipe mista (judô), 800m masculino, 1.500m feminino e revezamento 4x100m misto (natação), duplas mistas (tênis de mesa), equipe mista (tiro com arco), equipe de revezamento mista (triatlo) e foiling multihull misto (vela).

Por enquanto, os Jogos estão previstos para serem realizados entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Vinte e oito esportes distribuirão 319 medalhas de ouro.

2026

O Comitê Olímpico Internacional não recebeu ainda nenhuma candidatura oficial para os Jogos de Inverno de 2026. Em 02 de julho, a entidade anunciou uma ajuda de US$ 925 milhões à cidade-sede.

Diálogos estão em andamento com as prefeituras de Calgary (Canadá), Cortina d’Ampezzo (Itália), Erzurum (Turquia) e Estocolmo (Suécia). Graz (Áustria), Sapporo (Japão) e Sion (Suíça) se retiraram das conversas.

A decisão será anunciada em setembro de 2019.

 

Los Angeles 2028

Se muitos detalhes ainda não foram definidos para Paris 2024, imagina para Los Angeles 2028. Fato é que os congressos anuais do Comitê Olímpico Internacional definem o futuro de esportes e disciplinas no evento. É preciso aguardar as avaliações sobre cada prova de Tóquio e Paris para que o martelo seja batido.

 

2032

Por enquanto, não passam de boatos e especulações. Muitos políticos de alto escalão têm manifestado interesse em receber os Jogos Olímpicos de 2032. As declarações mais sérias parecem vir de Jacarta (Indonésia), Xangai (China) e uma candidatura conjunta de Seul (Coreia do Sul) e Pyongyang (Coreia do Norte).

 

Jogos Paralímpicos

Duas semanas após o encerramento de cada festa de verão ou de inverno, acontecem os Jogos Paralímpicos, que têm aproximadamente dez dias de duração.