Copa Libertadores

5ª rodada da Libertadores: Grêmio visita o Monagas muito desfalcado, mas em busca da classificação antecipada

Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Atual campeão da América e líder do Grupo 1, Tricolor não poderá contar com Léo Moura, Maicon, Arthur, Luan, Everton e Jael; venezuelanos sãos os lanternas da chave

Depois de mais um Gre-Nal brigado, que terminou sem gols, pela 5ª rodada do Brasileirão, o Grêmio já volta a campo, nesta terça-feira (15), pela Copa Libertadores da América. Em Maturín, na Venezuela, o Monagas, lanterna do Grupo 1, será o adversário do Tricolor com a responsabilidade de vencer a qualquer custo para não correr o risco de ser eliminado de forma precoce.

 

5ª rodada da fase de grupos da Libertadores: Monagas x Grêmio

Os gremistas terão que buscar forças no elenco para compensar os inúmeros e importantes desfalques para a partida de logo mais. “Vítimas” do clássico gaúcho, Arthur, com lesão na coxa direita, e Everton, com o mesmo problema na perna esquerda, desfalcarão a equipe comandada por Renato Portaluppi por cerca de três semanas. Além dos dois, que têm se destacado em 2018, Léo Moura e Jael, ambos fisicamente esgotados, foram poupadas e nem seguiram com o elenco para a Venezuela, assim como Luan e Maicon – de forma preventiva.

No primeiro treino em Maturín, Renato decidiu deixar o lateral-direito Madson, o zagueiro Kannemann e o lateral-esquerdo Cortez de fora. Mas foi apenas por precaução, já que a escalação do trio está praticamente confirmada. O ataque é uma preocupação, já que André, contratado recentemente, não está inscrito na Libertadores.

Com o problema físico de Jael, eventual substituto, o treinador gremista deve entrar em campo com Thonny Anderson e Alisson na frente, enquanto Cícero jogaria como meia avançado. Outro jogador que poderia ser uma opção no sistema ofensivo, Hernane Brocador encontra-se com problemas na região abdominal.

 

Grupo faz festa por Geromel na Seleção, mas também contava com Grohe, Arthur e Luan na lista de Tite

O dia de ontem foi um misto de euforia e frustração com a convocação do técnico Tite, que anunciou os 23 jogadores que vestirão a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Se o grupo comemorou muito a presença do zagueiro Pedro Geromel na lista, a insatisfação com as ausências do goleiro Marcelo Grohe, do meia Arthur e do atacante Luan estava estampada na cara de todos, principalmente em função de o camisa 7, campeão olímpico na Rio 2016 e eleito melhor jogador das Américas no ano passado, ter sido preterido.

 

Monagas conquistou primeira vitória na rodada passada

O Monagas iniciou a fase de grupos sem grandes pretensões no Grupo 1 da Libertadores, uma previsão que se confirmou logo nas três primeiras partidas do turno, quando os venezuelanos perderam, em casa, para o Cerro Porteño (PAR), foi goleado (fora) pelo próprio Grêmio por 4 a 0 e acabou derrotado pelo Defensor (URU), no Uruguai, por 3 a 1. Somente na abertura do returno, na condição de mandante, é que os Azulgranas conseguiram o primeiro triunfo na competição, contra os uruguaios, pelo placar mínimo, no último dia 25. Um novo revés, hoje à noite, decreta a eliminação. Mesmo com o empate, as chances de classificação para as oitavas de final seriam remotas.

 

Conta para a classificação antecipada do Grêmio

Se perder na Venezuela, o time brasileiro deixaria a liderança do Grupo 1 apenas em caso de vitória do Cerro Porteño sobre o Defensor, no Uruguai, em duelo que começa mais cedo, às 19h15 (horário de Brasília) desta terça-feira (15). Agora, se o Grêmio conseguir o triunfo, estará garantido nas oitava de final. O empate só possibilita a qualificação antecipada se paraguaios e uruguaios também somarem um ponto.

 

Prováveis escalações

Monagas: Pedro Caraballo; Ismael Romero, Joaquín Lencinas, Lucas Trejo; Óscar González; Carlos Suárez Mendoza, Javier Garcia, Christian Flores, Rubén Rojas; Luis González e Jhonder Cádiz – Técnica: Jhonny Ferreira

Grêmio: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Jailson, Ramiro, Cícero e Alisson; Thonny Anderson – Técnico: Renato Gaúcho

 

Palpite

O Grêmio vai entrar em campo com a experiência e a tarimba de um tricampeão da Copa Libertadores. Além de contar com diversos reservas, o desgaste é a tônica do elenco gremista, que buscará equilibrar as ações de jogo na base da cadência. Precisando vencer, o Monagas deve tomar a iniciativa. Se conseguir encaixar bons contra-ataques, o Tricolor pode até voltar com os três pontos da bagagem, mas o placar igual é o resultado que mais se assemelha à realidade da situação.

 

Jogos desta semana pela fase de grupos da Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 15 de maio

  • 19:15 – Defensor (URU) x Cerro Porteño (PAR) – Palpite: Defensor
  • 19:15 – Delfín (EQU) x Atlético Nacional (COL) – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:30 – Colo-Colo (CHI) x Bolívar (BOL) – Palpite: Colo-Color
  • 21:30 – Monagas (VEN) x Grêmio (BRA) – Palpite: empate

Quarta-feira, 16 de maio

  • 21:45 – Boca Juniors (ARG) x Alianza Lima (PER) – Palpite: Boca Juniors
  • 21:45 – Flamengo (BRA) x Emelec (EQU) – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Palmeiras (BRA) x Junior Barranquilla (COL) – Palpite: Palmeiras

Quinta-feira, 17 de maio

  • 19:15 – Libertad (PAR) x Atl. Tucumán (ARG)
  • 19:15 – Peñarol (URU) x The Strongest (BOL)
  • 21:30 – Deportivo Lara (VEN) x Corinthians (BRA)
  • 21:30 – Millonarios (COL) x Independiente (ARG)