Boxe

Yafai e Argumedo: favoritos para ficarem com cinturões da WBA e da IBF, respectivamente

Foto: Mark Robinson/Getty Images

Britânico defende título dos Super Moscas, enquanto mexicano tentará manter supremacia entre os Mini Moscas.

No próximo sábado (13), a luta entre Khalid Yafai e Suguru Muranaka será o principal evento da noite na Barclaycard Arena, Birmingham, Inglaterra, onde mais dez confrontos serão realizados. O combate de gala acontece entre o pugilista inglês, dono do cinturão dos Super Moscas da Associação Mundial de Boxe (WBA) e o desafiante japonês. Já em Tepic, no México, Jose Argumedo, atleta local, defende o título dos Mini Moscas da Federação Internacional de Boxe (IBF) contra o colombiano Gabriel Mendoza.

 

KHALID YAFAI X SUGURU MURANAKA

O campeão mundial Kal Yafai fará sua primeira defesa de cinturão contra Suguru Muranaka em sua cidade natal. Yafai fez história no boxe britânico em 10 de dezembro do ano passado, quando se tornou o primeiro campeão mundial de Birmingham em 110 anos, desde que Owen Moran venceu uma decisão de 20 rounds contra Al Delmont, no que muitos reconhecem como o título mundial dos pesos Galo de 1907.

Yafai, de 27 anos, segue invicto desde que se profissionalizou, com 21 vitórias, sendo 14 por nocaute. Uma de suas principais metas este ano é buscar a unificação de títulos contra lutadores mais tarimbados, como Roman “Chocolatito” Gonzalez, o ex-campeão Carlos Cuadras e Juan Francisco Estrada.

“Eu quero lutas difíceis e que vão me ajudar nos combates de unificação. Tem sido incrível desde que ganhei o título. Toda vez que estou andando pela cidade, paro para fotos e autógrafos. Mas sei que é mais difícil manter um título do que ganhar, então o verdadeiro trabalho está apenas começando”, afirmou o britânico.

Yafai tem subido nos rankings da divisão dos Super Moscas muito rapidamente. Seu ponto forte é o poder de perfuração extrema, quando suas sequências de golpes no corpo são aquelas em que os oponentes mais sentem. Ele ganhou cinco de suas últimas sete lutas por nocaute. Khalid Yafai tem atuado a maior parte de sua carreira no Reino Unido.

 

MURANAKA FARÁ PRIMEIRA LUTA FORA DO JAPÃO

Suguru Muranaka entra neste combate com um cartel de 25 vitórias (oito nocautes), duas derrotas e um empate. Muranaka ganhou suas últimas 14 lutas, sendo a mais recente em dezembro de 2016, contra o compatriota Hiroyuki Hisataka. O desafiante deste sábado vai sair de sua zona de conforto, quando fará sua primeira luta fora do Japão.

A menos que você seja um grande fã da cena de boxe japonesa, não dá para saber muito a respeito dos oponentes de Suguru Muranaka – a luta mais notável dele foi, provavelmente, contra Takuya Kogawa. De qualquer maneira, Muranaka, aos 31 anos, não perdeu um combate desde 2006, sendo que seus únicos resultados adversos foram por decisão técnica.

Palpite: Além de ir para sua primeira disputa em um ringue fora de seu país de origem, Muranaka nem é tido como o melhor pugilista de sua categoria no Japão. Já Yafai é simplesmente um boxeador impiedoso no ringue e que vai sobrecarregar o desafiante com golpes no corpo, até que o japonês ceda ao nocaute. O britânico seguirá invicto.

 

JOSE ARGUMEDO X GABRIEL MENDOZA

Jose Argumedo e Gabriel Mendoza também lutarão no próximo sábado (13), mas pelo título dos Mini Moscas da IBF. Argumedo, que estará em casa, entra neste confronto com um histórico de 19 vitórias (11 nocautes), três derrotas e um empate. O mexicano venceu suas últimas cinco lutas e vem de uma vitória, conquistada em novembro do ano passado, sobre Jose Antonio Jimenez. Ele nunca foi nocauteado e detém o cinturão desde 2015.

Já Gabriel Mendoza conta com um currículo de 28 triunfos (23 nocautes), quatro derrotas e dois empates. Mendoza foi superior aos seus adversários em seus últimos seis combates – o último foi contra Victor Berrio, em dezembro de 2016. Ele ainda é bastante ativo para quem completará 38 anos em breve.

A realidade é que o colombiano passou grande parte de sua carreira batendo pugilistas de qualidade duvidosa, na maior parte das vezes, em seu país. Trata-se da primeira experiência de Gabriel Mendoza, mesmo com sua extensa carreira, no México.

Palpite: Argumedo é um dos melhores boxeadores desta divisão no mundo, enquanto Mendoza é um pugilista envelhecido, que passou grande parte de sua carreira aproveitando-se de lutadores que sequer são mencionados nas principais publicações do gênero. Os maiores nomes que o colombiano enfrentou foram, provavelmente, Alberto Rossel e Karluis Diaz, o que também não quer dizer muita coisa. Vitória fácil à vista para o mexicano.