Brasileirão Série A

Vitória x Flamengo pela 38ª rodada: prognóstico do duelo que vale a permanência dos baianos na Série A

EC Vitória
Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Leão da Barra depende só de si para seguir na primeira divisão, enquanto o Rubro-Negro carioca precisa do triunfo para se garantir na fase de grupos da Libertadores

A classificação do Flamengo para a final da Copa Sul-Americana 2017 foi muito comemorada em Salvador. Afinal, o Vitória receberá o clube da Gávea, no domingo (03), às 17h (horário de Brasília), no Barradão, com uma formação reserva e muitos atletas desgastados em função da viagem de volta da Colômbia, onde eliminou o Junior Barranquilla. Precisando desesperadamente de um triunfo para seguir na Série A, em 2018, o Leão da Barra consegue mais uma vantagem no confronto.

 

RODADA 38: VITÓRIA X FLAMENGO

Reinaldo Rueda, técnico do Fla, não tem muita saída. Afinal, o primeiro jogo da final da Sul-Americana, contra o Independiente (ARG), está quase confirmado para a próxima quarta-feira (06), na Argentina. Logo, não dá para o treinador ir com força máxima na rodada derradeira do Brasileirão. É uma escolha difícil, já que o Rubro-Negro carioca pode ficar a ver navios ao fim da temporada – nem a vaga na pré-Libertadores, via Campeonato Brasileiro, está garantida.

Em caso de derrota para o Leão da Barra, o Flamengo pode ser ultrapassado por Vasco, Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG. Detalhe: todos os quatro atuarão em seus domínios. Do outro lado, os baianos têm a obrigação de saírem de campo com os três pontos. Mesmo fora do Z-4, até o empate é um resultado incômodo, pois, em caso de resultados positivos de Coritiba e Sport Recife contra Chapecoense e Corinthians, respectivamente, o Vitória seria rebaixado.

 

MANCINI TEM PROBLEMAS PARA ESCALAR O VITÓRIA

O técnico do Leão da Barra, Vagner Mancini, está sofrendo com dores de cabeça para definir a escalação da equipe que irá encarar o Flamengo. Com três desfalques certos – o zagueiro Wallace, o lateral Geferson e o atacante Tréllez estão suspensos –, o treinador precisa resolver quem irá atuar na lateral esquerda.

Com Geferson fora e a contusão de Juninho, titular do setor, o provável substituto seria Thallyson, mas o atleta está longe de ser unanimidade e irá brigar pela vaga com concorrentes que não são da posição: o zagueiro Bruno Bispo, o volante Fillipe Soutto e o lateral-direito Patric.

 

RETROSPECTO E RENDIMENTO NOS ÚLTIMOS CONFRONTOS PELO BRASILEIRÃO

O Vitória tem sido mais consistente que o Flamengo na reta final da competição. Os baianos, nos últimos cinco duelos, venceram duas vezes, tiveram mais dois empates e só perderam um compromisso. Já o Fla vem de três derrotas e mais dois triunfos. Apesar de os cariocas terem melhor desempenho no histórico do confronto – 27 resultados positivos contra apenas dez do Leão da Barra, além de oito empates –, os comandados de Mancini ganharam a partida do primeiro turno do Brasileirão deste ano, em plena Ilha do Urubu, por 2 a 0. Em compensação, na última vez que se enfrentaram no Barradão, em setembro de 2016, o Flamengo saiu com os três pontos (2 a 1).

 

PALPITE

Desgaste, cabeça na final da Sul-Americana e um time de reservas. Difícil acreditar que o Flamengo irá superar o ímpeto do Vitória e a pressão da torcida local, que irá lotar as dependências do Barradão. O Leão, que é uma equipe regular, irá controlar as ações de jogo e saberá dominar a partida. Mas os riscos são grandes, já que os cariocas podem se garantir na fase de grupos da Libertadores, caso saiam com o triunfo de Salvador. Afinal, contar com a conquista da Copa Sul-Americana é um problema, mas a escolha por priorizar a decisão é óbvia. No fim, os mandantes conseguirão os três pontos com um gol de diferença no placar.

 

JOGOS DA 38ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

Domingo, 03 de dezembro

  • 17h00 – Atlético-GO x Fluminense – Palpite: Atlético-GO
  • 17h00 – Atlético-MG x Grêmio – Palpite: Atlético-MG
  • 17h00 – Atlético-PR x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 17h00 – Botafogo x Cruzeiro – Palpite: Botafogo
  • 17h00 – Chapecoense x Coritiba – Palpite: Chapecoense
  • 17h00 – Santos x Avaí – Palpite: Avaí
  • 17h00 – São Paulo x Bahia – Palpite: São Paulo
  • 17h00 – Sport Recife x Corinthians – Palpite: Sport
  • 17h00 – Vasco da Gama x Ponte Preta – Palpite: Vasco
  • 17h00 – Vitória x Flamengo – Palpite: Vitória

 

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2017 APÓS A 37ª RODADA

  1. Corinthians – 72 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos)
  2. Palmeiras – 63 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  3. Grêmio – 62 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  4. Santos – 62 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  5. Cruzeiro – 56 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  6. Flamengo – 53 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  7. Vasco da Gama – 53 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  8. Botafogo – 52 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  9. Chapecoense – 51 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG – 51 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia – 49 – Copa Sul-Americana
  12. São Paulo – 49 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR – 48 – Copa Sul-Americana
  14. Fluminense – 46 – Copa Sul-Americana
  15. Vitória – 43
  16. Coritiba – 43
  17. Sport Recife- 42 – Série B
  18. Avaí – 42 – Série B
  19. Ponte Preta – 39 – Série B (rebaixado)
  20. Atlético-GO – 35 – Série B (rebaixado)