Brasileirão Série A

Vitória e Atlético-PR fazem duelo de rubro-negros na 10ª rodada do Brasileirão

Foto: AP Photo/Giuliano Gomes

Equipes só perderam uma única partida das últimas quatro no campeonato

A 10ª rodada do Campeonato Brasileiro traz um duelo de rubro-negros tentando fugir da parte de baixo da tabela. Em partida realizada neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada, Atlético-PR e Vitória chegam em momentos distintos, apesar de ambos terem perdido apenas uma única vez das últimas quatro partidas que fizeram no campeonato.

   

Paranaenses embalados

A má fase definitivamente parecer ter ficado para trás. O Atlético-PR emplacou a terceira vitória seguida e chega motivado para mais um compromisso em casa. Apesar de não ter feito grandes apresentações e ter vencido todos por apenas 1 a 0, os nove pontos conquistados dão tranquilidade para a caminhada.

Isso principalmente porque o sistema defensivo tem funcionando muito bem. O sucesso é tanto que os jogadores estão resolvendo até na frente, como foi o caso do zagueiro Wanderson nesta 9ª rodada e do lateral-esquerdo Sidcley, que foi decisivo nas duas partidas anteriores.

Porém, nem só de boas notícias vive o Furacão. Mais uma vez, o Atlético-PR não poderá contar com Felipe Gedoz, Guilherme e Paulo André, que seguem lesionados. O número de desfalques aumentou ainda mais, pois Jonathan e Pablo receberam o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo e cumprem suspensão neste domingo. O primeiro deve dar lugar ao jovem Gustavo Cascardo, seu substituto imediato. Já o atacante é reserva e, portanto, não altera o time que deve jogar mais uma vez com Nikão, Douglas Coutinho e Grafite na frente.

   

Baianos tentam recomeçar

Depois de sete pontos conquistados em três rodadas, o Vitória acabou tropeçando em casa diante do Santos. A derrota foi um balde de água fria em um time que parecia começar a se encontrar e fugir das últimas posições.

Com o revés, fica difícil confiar em um resultado positivo dos baianos, principalmente porque seus triunfos até aqui foram diante de adversários igualmente instáveis na competição.

Além disso, a série de erros individuais preocupam. Dos 11 gols sofridos, sete saíram de falhas de jogadores. Isso resultou em reveses para Fluminense, São Paulo, Botafogo e agora, Santos.

Neste último, Fred entregou duas vezes após saídas de bolas equivocadas, resultando nos 2 a 0 para os visitantes. Portanto, se quiser ter ambição até mesmo de arrancar um empate fora vai precisar ter mais atenção do que tem tido de costume.

   

Atlético enfim venceu

A força da Arena da Baixada é bem conhecida e no ano passado o palco só viu uma derrota do Atlético-PR pelo Brasileirão. Nesta edição, no entanto, a história não começou bem. Das três primeiras apresentações em casa, o rubro-negro perdeu para Grêmio e Santos, e ainda só ficou no empate com o Flamengo. O primeiro resultado positivo só veio nesta quarta-feira, no 1 a 0 sobre o São Paulo.

Do outro lado, a campanha como visitante também não é nada agradável. Das quatro apresentações, caiu em duas, para São Paulo e Fluminense, empatou com o Avaí e só conseguiu vencer o Sport.

   

Retrospecto equilibrado

Ao todo, Vitória e Atlético-PR já se encontraram em 36 oportunidades e o histórico aponta equilíbrio no duelo. Foram 16 triunfos dos baianos, 13 dos paranaenses e sete empates.

O retrospecto só muda quando considerados apenas os confrontos em Curitiba. Porém, ainda assim o Atlético-PR possui uma vantagem menor que contra muitos gigantes do país. São 10 triunfos, três empates e cinco derrotas.

Pelo Brasileirão do ano passado, na Arena da Baixada, o embate terminou em 1 a 1.

   

Campeonato

Com 11 pontos conquistados, o Atlético-PR tem deixado para trás as últimas posições e começa a mirar a primeira parte da tabela do Brasileirão. Já o Vitória, que soma apenas oito, precisa do resultado para enfim sair da zona de rebaixamento.

   

Expectativa para o jogo

Com a evolução recente dos paranaenses, a expectativa é de que o time da casa tome a iniciativa do jogo, principalmente porque os adversários não impõem muito perigo. Com isso deve pintar um novo triunfo sem sofrer gols. O palpite desta vez é 2 a 0 para o Atlético-PR.

   

Programação da 10ª rodada do Brasileirão

Sábado (24/06) – Palpite da rodada em negrito.

  • 19:00 – Santos x Sport (2×1)

Domingo (25/06)

  • 11:00 – Vasco x Atlético-GO (2×1)
  • 16:00 – Atlético-PR x Vitória (2×0)
  • 16:00 – Cruzeiro x Coritiba (2×0)
  • 16:00 – Grêmio x Corinthians (3×1)
  • 16:00 – Ponte Preta x Palmeiras (1×1)
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense (1×1)
  • 18:30 – Bahia x Flamengo (2×1)
  • 19:00 – Chapecoense x Atlético-MG (1×1)

Segunda (26/06)

  • 20:00 – Botafogo x Avaí (3×0)