Copa do Brasil

Veja o prognóstico de Grêmio x Atlético-PR na abertura das quartas de final da Copa do Brasil

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Cada clube passa a ter apenas seis jogos em busca do título; atual campeão, Tricolor quer esquecer a dura derrota do último domingo para abrir o confronto em vantagem

A fase de quartas de final da Copa do Brasil começa hoje (28) com a realização de três partidas. Uma delas envolve Grêmio e Atlético-PR, que se enfrentam às 19h30 (horário de Brasília) em Porto Alegre. São duas equipes que vivem ótima situação na temporada, já que ainda se encontram na disputa da Libertadores e passam por bom momento no Campeonato Brasileiro. Aliás, os mandantes perderam a chance de assumir a liderança da Série A, no último domingo (25), mas a dolorosa derrota para o Corinthians, em casa, frustrou as pretensões dos gaúchos.

 

GRÊMIO X ATLÉTICO-PR

Agora, o Tricolor precisa virar a chave, pois a missão de momento é defender o título da segunda competição mais importante do futebol brasileiro, da qual foi campeão em outras quatro edições: 1989, 1994, 1997 e 2001. É bom frisar que esta será a quarta vez que os gremistas irão encarar o Furacão na Copa do Brasil. No ano passado, os comandados de Renato Gaúcho levaram a melhor nas oitavas de final, depois de garantirem a classificação nos pênaltis – após uma vitória pelo placar mínimo para cada lado.

Antes, na semifinal da edição de 2013, o Rubro-Negro havia levado a melhor, após triunfo em Curitiba, por 1 a 0, e empate sem gols na capital gaúcha. E no primeiro embate, na temporada de 1996, mais uma vez deu Grêmio, com uma goleada por 3 a 0, no aposentado estádio Olímpico, e placar igual em 1 a 1 (fora), em outro tira-teima nas oitavas de final.

 

HISTÓRICO GERAL DO CONFRONTO

Agora, focando em todas as partidas oficiais, o Tricolor Imortal tem ampla vantagem, já que conta com mais que o dobro de triunfos sobre o Atlético: 27 x 13. Com relação aos empates, foram 17 as vezes em que este marcador aconteceu no confronto, num total de 57 jogos em cinco diferentes competições: Campeonato Brasileiro (44), Copa do Brasil (6), Copa Sul-Minas (3), Taça Brasil (2) e Torneio Roberto Gomes Pedrosa (2).

 

GRÊMIO NÃO VAI POUPAR OS TITULARES; FURACÃO GANHA REFORÇOS

Renato Gaúcho é “macaco velho” na Copa BR, competição na qual foi vencedor duas vezes, uma com o Fluminense, em 2007, e com o próprio Grêmio no ano passado. E para encaminhar a classificação nesta quarta-feira (28), o treinador vai com o que tem de melhor. Depois, está programado um descanso para os titulares no próximo fim de semana, quando acontece a 11ª rodada do Brasileirão – os gaúchos irão encarar o Palmeiras fora. Hoje, Renato terá os desfalques de Maicon, Marcelo Oliveira, Bolaños, Léo Moura, Douglas e Jael.

Já pelos lados do Furacão, a ideia é manter o bom momento no Brasileirão – o time vem de quatro vitórias seguidas – na Copa do Brasil. Para o confronto de logo mais na capital gaúcha, o técnico Eduardo Baptista ganhou os reforços de Jonathan, Nikão e Grafite, liberados pelo departamento médico. No meio-campo, a dúvida é o argentino Lucho González. Caso o veterano não tenha condições de jogo, Carlos Alberto e Matheus Anjos são os mais cotados para herdarem a vaga. Como foram contratados após o prazo de inscrições, o volante Bruno Guimarães, o meia-atacante Guilherme e o atacante Ederson não poderão ser escalados. Fora isso, o Rubro-Negro vai a campo com os jogadores que bateram o Vitória por 4 a 1, no domingo (25), na Arena da Baixada.

 

Prováveis escalações:

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Barrios.
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Lucho González (Carlos Alberto ou Matheus Anjos); Nikão, Douglas Coutinho e Grafite.
Técnico: Eduardo Baptista

 

Palpite:

O Grêmio vai ter que jogar muito para derrotar o embalado Atlético-PR, que deu um salto de qualidade depois que Eduardo Baptista assumiu o Furacão, que já havia cumprido um bom início de temporada, com a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, sob a batuta de Paulo Autuori, que passou para um cargo executivo no clube. Com expectativa de boa presença da torcida, o Tricolor precisa exercer bem a sua condição de time copeiro. No fim das contas, os mandantes conseguirão o triunfo, mas por um gol de diferença.

 

Demais jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Os favoritos estão em negrito:

  • 28/06 – 21:45 – Palmeiras x Cruzeiro
  • 28/06 – 21:45 – Flamengo x Santos
  • 29/06 – 19:30 – Atlético-MG x Botafogo