Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Uruguai e Argentina fazem clássico nas eliminatórias em meio a riscos

Foto: AP Photo/Victor R. Caivano

Quem perder pode dormir fora da zona de classificação para a próxima Copa

As eliminatórias retornam nesta semana e na América do Sul a situação está pegando fogo! Isso porque o Brasil já garantiu sua vaga e deixou apenas três para que as demais equipes briguem por elas. Com isso, seleções bem tradicionais ficam em situação delicada, como são os casos de Uruguai e Argentina, que se enfrentem em Montevidéu nesta quinta-feira – e quem perder pode ficar de fora da zona e classificação para a Copa do Mundo.

 

Nos pés de Suárez

Apesar de já ter liderado as eliminatórias, o Uruguai não está no mesmo nível de Brasil, Argentina e nem mesmo da Colômbia. A briga da seleção é pela quarta força com o Chile. Isso ficou bem claro nas últimas cinco apresentações – em que o time perdeu todas as partidas. Na competição, foram reveses para os chilenos, brasileiros e peruanos. Já em amistosos, foram goleados por 3 a 0 pela Itália e cairam vergonhosamente por 3 a 1 para a modesta Irlanda.

Com isso, parece pouco provável que consigam dar a volta por cima e vençam a Argentina, mesmo atuando ao lado da sua torcida. O máximo que podem arrancar é um empate e para isso precisam ter Suárez em campo. Se o jogador do Barcelona não tiver condições de atuar, Cavani ficaria isolado na frente, o que reduziria para zero as chances de vencer – e até o empate seria bem difícil.

 

Efeito Sampaoli

Em situação delicada nas eliminatórias, a Argentina trocou sua comissão técnica e trouxe Jorge Sampaoli para o comando. O treinador era o grande pedido dos torcedores e mostrou resultado logo na sua chegada, vencendo o Brasil por 1 a 0 em um amistoso.

No entanto, precisa levar esse desempenho para as eliminatórias, pois em caso de derrota pode cair para a sexta colocação, ficando de fora até mesmo da repescagem. Para evitar isso, trouxe de volta Icardi e Aguero, que não vinham sendo chamados por Bauza. O primeiro é o grande centroavante argentino do momento e é bem mais confiável que Higuain, enquanto o segundo ainda tenta render na seleção.

De qualquer forma, o grande fator para confiar nos argentinos é o famoso “deixou chegar”, muito tradicional em terras brasileiras. Isso porque apesar de muitos sufocos que já viveu em eliminatórias, sempre que a corda apertava, o time reagia e buscava as vitórias. Somado isso ao fato de ter um técnico de qualidade, vencer fora de casa é algo bem possível, com no mínimo um empate sendo garantido.

 

Retrospecto de Uruguai x Argentina

Uma das maiores rivalidades do mundo, Uruguai e Argentina já se enfrentaram 185 vezes ao longo da história. No geral, os argentinos aparecem com grande vantagem, tendo conquistado 86 vitórias, enquanto os uruguaios levaram a melhor em 55 partidas e outras 44 terminaram empatadas.

Nestas eliminatórias, a Argentina ganhou em casa por 1 a 0, enquanto no último encontro em Montevidéu, em 2013, deu Uruguai, por 3 a 2.

 

Prováveis escalações

As duas equipes chegam com força máxima para a partida. A única dúvida é no Uruguai, que pode não contar com Suárez, que ainda se recupera de lesão. Se o atacante do Barcelona não tiver condições de atuar, Gaston Pereira deve ficar com a sua vaga.

Uruguai: Muslera; Pereira, Gimenez, Godin e Fucile; Vecino, Gonzalez, Sanchez e Rodriguez; Cavani e Suárez.

Argentina: Romero; Otamendi, Maidana e Mercado; Biglia, Banega, Gomez e Di Maria; Messi, Dybala e Icardi.

 

Palpite

Com os dois times pressionados e não podendo perder, a expectativa é de que esse duelo tenha muitos gols. O palpite é que a partida termine empatada, mas se tivesse que escolher um lado, iria com a Argentina, que chega mais forte para este jogo.

 

Jogos das Eliminatórias da América do Sul

Quinta-feira, 31 de agosto

  • 18:00 – Venezuela x Colômbia. Palpite: Colômbia vence por 2 a 1
  • 19:30 – Chile x Paraguai. Palpite: 1 a 1
  • 20:00 – Uruguai x Argentina. Palpite: 2 a 2
  • 21:45 – Brasil x Equador. Palpite: Brasil vence por 2 a 0
  • 23:45 – Peru x Bolívia. Palpite: Peru vence por 2 a 0

 

Classificação das Eliminatórias

  1. Brasil, 33 – Classificado para Copa do Mundo
  2. Colômbia, 24 – Vaga na Copa do Mundo
  3. Uruguai, 23 – Vaga na Copa do Mundo
  4. Chile, 23 – Vaga na Copa do Mundo
  5. Argentina, 22 – Vaga na repescagem para a Copa do Mundo
  6. Equador, 20
  7. Peru, 18
  8. Paraguai, 18
  9. Bolívia, 10
  10. Venezuela, 6