Paulista A1

Última rodada do Paulistão! Veja prognósticos para Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo

Palmeiras Paulistão
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

As quartas de finais já estão definidas e o primeiro joga contra o segundo de cada grupo; só resta saber quem fará a primeira partida em casa.

Os duelos das quartas de finais do Campeonato Paulista já estão definidos. Mesmo com uma rodada ainda por vir, já sabemos quais serão os quatro confrontos que iniciam a fase mata-mata do torneio. Com os quatro grandes classificados e a Ponte Preta – se consolidou nos últimos anos como a quinta força do estado – também garantida, não tivemos grandes surpresas e a última rodada do grupo só servirá para definir as ordens de alguns duelos – sempre com o dono de melhor campanha jogando a partida da volta em casa. Vamos então ver o que nos reserva essa quarta-feira (28) de atividades em São Paulo.

Começaremos pelo time de melhor campanha no Paulistão – e talvez um dos maiores candidatos ao título. O Palmeiras terá o duelo mais difícil dentre os gigantes nesta última rodada. Isso porque irá a Campinas encarar a Ponte Preta, que briga com o Santos pela liderança do Grupo D. Primeiro colocado do Grupo C, o Verdão soma 25 pontos e, mesmo que perca para a Macaca, já garantiu o primeiro lugar geral do torneio e não pode ser alcançado pelo Corinthians, o segundo.

Sendo assim, deveremos ter mudanças entre os titulares da equipe que venceu oito, empatou uma e perdeu duas partidas até aqui. Vitor Hugo voltará para a zaga no lugar de Antônio Carlos. William Bigode e Felipe Melo devem retornar ao time e os que estão em suas respectivas seleções não devem conseguir jogar, já que retornarão de viagem apenas na quarta-feira – exceção feita a Dudu, que está em São Paulo com a seleção brasileira e pode ser reforço.

Do outro lado, o time da Ponte Preta faz uma campanha razoável, com cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Gilson Kleina retornou recentemente para substituir o treinador interino João Brigatti. A chegada do velho conhecido pode dar ânimo ao time que tem dois dos artilheiros da competição até aqui – William Pottker e Lucca, ambos com 6 gols cada.

Palpite: jogar no Moisés Lucarelli nunca pode ser considerada uma tarefa fácil. Com a Ponte ainda brigando por algum objetivo e o Verdão com alguns desfalques, um empate pode ser a melhor opção.

 

Santos na Vila

Aquele que disputa diretamente o posto de líder do Grupo D com a Ponte Preta é o Santos. E o Peixe vai encarar a boa equipe do Novorizontino na Vila Belmiro. Acontece que o estádio que sempre foi considerado um caldeirão parece estar com as chamas bem baixas neste Paulistão.  Em cinco jogos disputados como mandante, o time de Dorival Junior perdeu três e venceu apenas dois, tendo simplesmente a quarta pior campanha dentro de casa de todo o Paulistão.

A sorte do Santos é que o Novorizontino não chega a assustar como visitante e soma apenas três pontos – é a pior campanha junto com Audax, Ituano e São Bernardo. Palpite: O Peixe venceu os últimos dois jogos, mas não chegou a convencer. Mesmo assim, visto a fragilidade do seu adversário fora de casa, é mais provável que os comandados de Dorival Junior vençam e garantam a liderança do grupo.

 

Corinthians em Itaquera

No dia seguinte ao que a seleção brasileira atuará diante da Bolívia será a vez de o Corinthians utilizar o mesmo Itaquerão para receber o Linense. E o duelo vale muito para time de Lins, já que atualmente eles estão à frente do São Paulo no Grupo B e têm chances reais de terminar a fase de grupos como líder – e, consequentemente, podendo decidir em casa. Já o Timão está garantido na primeira colocação do Grupo A.

Palpite: apesar da boa campanha, o Linense é uma equipe que toma muitos gols e possui um saldo negativo de –7 neste quesito. Atuando fora de casa já foi goleado por 6 a 2 pelo Santos e de 5 a 1 pelo Ituano. Apesar do ataque corintiano deixar bastante a desejar, a aposta está no Timão.

 

São Paulo no ABC

Após o empate com o Corinthians, o Tricolor acabou sendo beneficiado pelo tropeço do Red Bull Brasil para garantir sua vaga nas quartas. Acontece que o momento não é bom e já são quatro jogos sem vencer no Paulistão. Hora de se recuperar diante do ameaçado São Bernardo, que luta para não cair. O jogo é no ABC e a torcida dos donos da casa costuma comparecer em peso. Palpite: mais um jogo sem vencer para o Tricolor. Empate é a pedida!

 

Jogos da última rodada do Campeonato Paulista

Todas as partidas acontecerão às 21h45 desta quarta-feira:

  • Audax (1.64) x (5.08) Santo André – Empate 3.76
  • Botafogo de Ribeirão Preto (1.84) x (4.37) Ferroviária – Empate 3.32
  • Corinthians (1.37) x (8.32) Linense – Empate 4.48
  • Ituano (2.05) x (3.58) Red Bull Brasil – Empate 3.25
  • Mirassol (2.26) x (3.07) São Bento – Empate 3.26
  • Ponte Preta (2.83) x (2.46) Palmeiras – Empate 3.19
  • Santos (1.29) x (9.91) Novorizontino – Empate 5.17
  • São Bernardo (4.21) x (1.80) São Paulo – Empate 3.57