UFC

UFC 212: José Aldo Vs Max Holloway é certeza de emoção

Foto: Matthew Stockman/Getty Images

Maior organização de MMA do mundo, o Ultimate oficializou no último fim de semana a disputa que vai unificar os cinturões dos penas. No dia 3 de junho, no Rio de Janeiro, José Aldo, campeão absoluto da divisão, enfrenta Max Holloway, dono do título interino da categoria. O confronto tem tudo para ser uma das melhores lutas dos últimos tempos devido ao estilo agressivo de ambos.

Antes de mais nada, é bom lembrar que a fase de Holloway é melhor. O havaiano soma dez (!) vitórias consecutivas no octógono e está com a confiança elevadíssima. Por outro lado, Aldo é experiente, jovem e já lidou com a “falta de ritmo” em outras ocasiões. Estar a alguns meses sem pisar no octógono não significa que sua performance será afetada, já tivemos inúmeras provas disso. Fora que a disputa de cinturão acontece no Rio de Janeiro. Se faltar algum ás, os torcedores estarão prontos para supri-lo e empurrar o brasileiro a mais uma vitória no “quintal de casa” – seria a quarta da carreira atuando pelo UFC. Nunca é demais lembrar que o casamento entre Aldo e o Rio sempre rende glórias especiais.

O que intriga nesse combate é que Aldo e Holloway são atletas empolgantes. Com trocação explosiva e agressividade, ambos são conhecidos por andar para frente. Será interessante ver qual dos dois vai dar o primeiro passo para trás. Isso vai ditar o ritmo da luta. Mas caso alguém não se lembre, andar para trás não chega a ser um problema para o brasileiro. Ele acabou de vencer Frankie Edgar na decisão dos juízes dessa forma. Aldo sabe se movimentar, circular e a atacar no momento certo. Já Holloway, não consegue ser tão dominante quando caminha para trás ou para o lado.

No papel, Aldo é mais lutador. Mais experiente, forte, técnico e com mais armas. O campeão absoluto dos penas só deve tomar cuidado pois, assim como Conor McGregor (1,75m), que o nocauteou, e Kenny Florian (1,77m), Max Holloway é o rival mais alto que ele já enfrentou no octógono. O havaiano tem 1,80m. Uma diferença de 10cm. Isso pode fazer a diferença na hora da luta, apesar da envergadura ser quase a mesma. Max também leva vantagem na idade. Ele tem apenas 25 anos, contra 30 de Aldo. O havaiano é uma ameaça real, mas trato Aldo como favorito pela experiência que tem.

Fato é que tais atributos contribuem (e muito) para que Aldo Vs Holloway seja um grande espetáculo. Depois de passar 2016 sem receber evento do UFC, o Rio de Janeiro, berço do jiu-jitsu que resultou na criação do Ultimate, pode se preparar para receber um grande espetáculo em uma noite cheia de emoções.