Brasileirão Série A

Técnico “tampão” Elano tenta passar no primeiro vestibular com o Santos em duelo com o Atlético Mineiro pelo Brasileirão

Elano Santos FC
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Após assumir interinamente cargo deixado por Levir Culpi, ex-jogador quer dar dose de ânimo para equipe encostar no líder Corinthians; Galo sonha com o G-7

A 32ª rodada do Brasileirão 2017 será aberta neste sábado (4 de novembro), às 17h, com um duelo de alvinegros na Vila Belmiro. Terceiro colocado no Nacional, o Santos tenta esquecer a passagem “sem sal” de Levir Culpi pelo comando técnico do clube através da Era Elano, que quer “puxar” a equipe de volta à disputa do título do campeonato. Já o Galo, em 10º na tabela (42 pontos), depende de uma vitória para encostar no G-7, que dá vaga para a Copa Libertadores do próximo ano. Quem vence esse embate? Confira a análise da partida!

 

Chance de ouro

Se você não acompanha o Santos, poderia questionar a demissão de Levir Culpi. Como um time que está seis pontos atrás do líder demite o seu técnico na reta final do campeonato? Estranho, não é? Mas o fato de a equipe não empolgar e viver de empates – os santistas são o segundo clube que mais empatou no Brasileirão com 11 igualdades – foi a principal razão da queda do treinador.

Para alegria da torcida – sim, a maioria da massa alvinegra comemorou a demissão do antigo treinador -, Levir é assunto encerrado e agora um ídolo do Peixe inicia sua era. É bem verdade que interinamente… Membro permanente da comissão técnica do clube, Elano tem a chance de ouro para ser efetivado no cargo. O ex-jogador tem oito jogos para provar para diretoria e torcedores que pode comandar o clube em 2018.

A primeira missão do novo técnico santista é trazer a equipe de volta à briga pelo título do Brasileirão. Não que a equipe esteja longe do primeiro colocado Corinthians, mas o treinador quer ver “sangue nos olhos” de seus atletas para perseguir o troféu que não vem desde 2004. E isso passa por uma longa conversa com o meia Lucas Lima, que vive situação indefinida no clube. Com contrato se encerrando em dezembro, o meio-campista não sabe se fica, se vai para a Europa ou ainda se veste a camisa de um rival – especulações apontam o Palmeiras como o favorito a ficar com o jogador. Veremos se o papo surtirá efeito no sábado!

 

Recorde à vista

Adversário santista da vez, o Galo pode atingir a sua melhor campanha da história dos pontos corridos como visitante. Em um campeonato em que a equipe joga melhor fora de casa do que no Horto – são 26 pontos longe de seus domínios e 16 em seu estádio -, os mineiros dependem de uma vitória logo mais para passar a marca de 28 pontos, que foi alcançada em duas oportunidades: 2003, quando o campeonato tinha 24 equipes, e em 2015, quando o clube foi vice-campeão.

Para isso, o alvinegro mineiro aposta na invencibilidade de Oswaldo de Oliveira fora de casa. Desde que assumiu o time, o treinador possui duas vitórias e um empate fora de Belo Horizonte. Se vencer, a equipe cola no G-7, ficando dois pontos atrás do Flamengo (47 pontos).

 

Lei de ex?

A partida marca mais um encontro entre Robinho e o clube que o revelou. O Rei das Pedaladas enfrenta o Santos pela terceira vez com a camisa do Atlético Mineiro. E o retrospecto é ruim, com duas derrotas e nenhum gol. Será que o camisa 7 desencanta? Haverá comemoração? E pedaladas? Fiquem ligados neste sábado!

 

Vanderlei x Victor

O embate também coloca a frente a frente dois dos melhores goleiros do país. De um lado está Vanderlei, que se tornou rapidamente o paredão santista e é pedido por muitos na seleção comandada por Tite. Ele é diretamente responsável por o Peixe possuir a segunda defesa menos vazada da competição, com apenas 22 gols. Só o líder Corinthians, 21, sofreu menos gols. Já o Galo possui Victor, ídolo da conquista da Copa Libertadores de 2013 e um dos principais pegadores de pênaltis do Nacional com quatro defesas.

 

Jogos da 32ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 4 de novembro

  • 17:00 – Santos x Atlético Mineiro – Palpite: empate
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético Goianiense x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba

Domingo, 5 de novembro

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético Paranaense – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo – Palpite: empate
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Chapecoense x Sport – Palpite: Chapecoense