Vôlei

Superliga masculina de Vôlei vê Sesc ‘voando’ no encerramento de 2017

Foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic

Time do técnico Giovane arrasa o Taubaté e já tem um compromisso perfeito para abrir 2018 com tudo: encara o Sada Cruzeiro, em casa          

O Sesc-RJ provou no encerramento de 2017 que tem boas chances de ficar até mesmo com o título da Superliga Masculina de Vôlei. Mesmo jogando como visitante, o time fez uma partida que beirou à perfeição para arrasar o EMS Taubaté Funvic (SP) por 3 sets a 0 (25/23, 25/23 e 25/18) no jogo que encerrou as atividades do campeonato em 2017. Foi, ainda, a primeira rodada do returno da competição.

 

João Rafael e Thiaguinho são destaques

O ponteiro João Rafael foi eleito o melhor jogador da partida, com 21,3% dos votos dos fãs que o escolheram pela internet. João Rafael surpreendeu ao receber o troféu: ele mal o ergueu e fez questão ao passá-lo ao levantador Thiaguinho, seu companheiro de time. “Achei que o Thiago fez uma partida fantástica. Teve personalidade, caprichou bastante nas bolas, sacou bem e acho que ele mereceu mais do que eu”, disse João Rafael.

“Entramos bem focados neste jogo. Fomos bem no saque e em um determinado momento soubemos fechar o nosso grupo e só concentramos no nosso trabalho, no que estava sendo feito, e deu certo”, concluiu o ponteiro.

O resultado surpreendeu bastante. Afinal, o Taubaté tem um time rodado e que chegou a brigar pela liderança da Superliga, embora hoje ocupe a quarta colocação. O líder é o surpreendente Sesc, que tem um jogo a mais que o Sada Cruzeiro, em segundo. O time mineiro teve sua tabela remanejada para poder disputar o Mundial de Clubes disputado neste mês na Polônia, quando ficou com o vice-campeonato.

Como prova da dificuldade do confronto entre Sesc e Taubaté, o maior pontuador da partida, incrível, acabou saindo da equipe que perdeu a partida por 3 sets a 0: foi ninguém menos que o oposto Wallace, com 14. O Sesc tem uma artilharia pesada, também. O ponteiro Maurício Borges foi o responsável por 13, seguido pelo central Tiago Barth (12), o oposto Renan (11) e o ponteiro João Rafael (10).

Candidato a treinador da seleção antes de Renan Dal Zotto assumir a vaga de Bernardinho, o técnico Giovane Gavio está de parabéns. Em suas mãos, o Sesc-RJ tem jogado bem como poucas outras equipes no Brasil conseguiram nos últimos anos. O time titular contra o Taubaté teve Thiaguinho, Renan, Tiago Barth, Maurício Souza, João Rafael e Maurício Borges. O líbero foi Tiago Brendle, e os reservas que entraram foram Everaldo e PV.

 

Competição continua desigual

Os demais jogos da abertura do returno viram partidas de times que eram realmente mais fortes que o adversário. Exemplo claro disso veio do Sesi-SP sobre o Copel Telecom Maringá Vôlei, com um 3 sets a 0 (25/19, 25/21 e 25/18) incontestável.

O Lebes Canoas (RS) jogou fora de casa e venceu o Montes Claros Vôlei (MG) por 3 sets a 1 – o central Michel, da equipe da casa, foi o melhor da partida. A equipe gaúcha venceu com parciais de 25/23, 25/23, 21/25 e 25/21.

O Vôlei Renata (SP) bateu o Ponta Grossa Caramuru (PR) também por 3 a 0 (25/21, 25/21 e 25/22). O ponteiro Renan teve atuação destacada e foi eleito como o jogador mais eficiente.

A única partida que precisou de cinco sets foi o duelo mineiro entre o JF Vôlei (MG) e o Minas Tênis Clube (MG): vitória do JF por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 25/20, 18/25, 17/25 e 16/14. O central Rômulo foi eleito o melhor da partida.

A Superliga agora vive o seu período de recesso, retomando a programação dos jogos apenas no dia 13 de janeiro. Nos últimos anos, a ordem de forças não foi modificada depois da pausa. Dá para se esperar, então, uma briga forte pela liderança, com Sesc e Cruzeiro vindo um pouco à frente de Sesi e Taubaté. São essas as quatro primeiras equipes na tabela, exatamente nesta ordem. Ter um Sesc x Cruzeiro logo para abrir o ano não poderia mesmo ser melhor.

 

Jogos da 2ª rodada do returno da Superliga Masculina

Sábado, 13 de janeiro

  • 11:30 – Sesi-SP x Ponta Grossa Caramuru – Palpite: Sesi
  • 15:00 – Minas Tênis Clube x Corinthians-Guarulhos – Palpite: Minas
  • 18:00 – JF Vôlei x Montes Claros Vôlei – Palpite: Montes Claros
  • 18:00 – Lebes Canoas x Vôlei Renata – Palpite: Vôlei Renata
  • 18:30 – Copel Telecom Maringá Vôlei x EMS Taubaté Funvic – Palpite: Taubaté
  • 21:30 – Sesc-RJ x Sada Cruzeiro – Palpite: Sada Cruzeiro