Ganhador.com

NBA

Soberanos, Cavs e Warriors caminham para serem os maiores rivais da história; entenda

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Ambos brigam para atingir juntos os tricampeonatos de suas conferências, algo jamais visto na NBA.

Muitas vezes o adjetivo é banalizado. Como vivemos na era do exagero, tudo acaba sendo “histórico, épico, sensacional, emocionante”, ou o que quisermos falar. Mas há justificativas – e muitas! – que mostram que estamos mesmo em uma temporada realmente histórica na NBA. E uma forma de afirmar o que dizemos aqui é olhar para os grandes favoritos aos títulos de cada uma das conferências, a Leste e a Oeste.

Começamos pelo Leste – até em respeito aos atuais campeões da NBA, o Cleveland Cavaliers. Hoje quase ninguém acredita que os Cavs vão perder fôlego e deixar os Celtics assumirem a liderança. E é difícil imaginar também que qualquer outra equipe bem treinada ali pela região possa superar o timaço de LeBron James quatro vezes em sete partidas nos playoffs.

É interessante resgatarmos os playoffs da última temporada. O primeiro adversário do Cleveland foi o Detroit Pistons, arrasado com um inapelável 4×0. Outro esmagador 4×0 foi imposto na semifinal da conferência contra o Atlanta Hawks, e as únicas derrotas dos Cavs nos playoffs do Leste foram para o Toronto no 4×2 que levou o Cleveland para a decisão da NBA.

É fácil transformar este histórico em prognóstico – basta nesta temporada trocar o Toronto pelo Boston e aí está: Cleveland de novo campeão do Leste. Se isso ocorrer, seria o terceiro título seguido dos Cavs em sua conferência, algo para aplaudir de pé. O último a obter tal feito foi o Miami Heat, que até ser desbancado pelo Cleveland em 2015 vinha de quatro conquistas consecutivas. Vale destacar também que este tri dos Cavs seria o quarto título da história da equipe, o que dá a plena dimensão do momento especial que o time atravessa.

Do outro lado, no Oeste, a fase também é particularmente vitoriosa para o Golden State Warriors que, incrível, busca também seu terceiro título seguido de conferência, o quarto de sua história como Golden State.

O percurso para os Warriors é mais duro. Não há apenas um único time capacitado para atrapalhar sua vida – e sim, pelo menos dois: o San Antonio Spurs e o Houston Rockets. O Golden State, de fato, suou bem mais no último playoff para alcançar a decisão da NBA. Fez 4×1 no Houston e 4×1 no Portland até o sensacional 4×3 no Oklahoma, o que permitiu à equipe de Curry e Thompson decidir a liga e sofrer a dolorosa virada por 4×3 para os Cavs.

A campanha do Golden State nesta temporada é arrasadora. São 47 vitórias e 83% de aproveitamento, de longe a melhor trajetória da liga hoje em dia. Vêm depois os 73% dos Spurs e os 70% dos Cavs.

Agora chegamos à parte mais interessante: alguém consegue resgatar quando foi a última vez que duas equipes exibiram, juntas, os tricampeonatos consecutivos em suas conferências, como podem obter Cavaliers e Golden State neste ano?

Jamais.

Nunca na história da NBA, desde 1947, houve uma soberania conjunta tão grande como a que estamos vendo agora. Há, sim, domínios solitários bem maiores – os Celtics, por exemplo, somaram nada menos que dez títulos seguidos do Leste entre 1957 e 1966, mas no Oeste havia alternância de campeonatos.

É cedo, claro, há muito a jogar. Mas uma terceira final seguida de NBA entre Cavs e Warriors, cada um com um título até aqui, seria mesmo o desfecho mais incrível que o fã do basquete poderia pedir.

 

Odds para o campeão da Conferência Leste:

  • Cleveland Cavaliers – 1.40
  • Boston Celtics – 5.00
  • Washington Wizards – 10.00
  • Toronto Raptors – 10.00
  • Atlanta Hawks – 34.00
  • Indiana Pacers – 51.00

Palpite: Não tem como enrolar. Os Cavs só perdem a conferência se Isaiah Thomas virar LeBron James e vice-versa. Hoje não acreditamos que o Boston chegue a tanto. Vocês, sim?!

 

Odds para o campeão do Oeste:

  • Golden State Warriors – 1.33
  • San Antonio Spurs – 6.00
  • Houston Rockets – 10.00
  • Los Angeles Clippers – 17.00
  • New Orleans Pelicans – 26.00
  • Utah Jazz – 29.00

Palpite: Aqui a parada é mais equilibrada. Conservadores podem cravar os Warriors sem sustos, mas há espaço sim para imaginar Spurs ou…Rockets, nossa ousadia do dia. Alguém nos acompanha?

 

A NBA retoma sua temporada regular na noite desta quinta (23). Confira os jogos:

  • 21h00 – Orlando Magic x Portland Trail Blazers
  • 21h30 – Detroit Pistons x Charlotte Hornets
  • 22h00 – New Orleans Pelicans x Houston Rockets
  • 22h00 – Cleveland Cavaliers x New York Knicks
  • 00h30 – Sacramento Kings x Denver Nuggets
  • 00h30 – Golden State Warriors x Los Angeles Clippers

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar