Copa do Brasil

Será que o Botafogo reverte a vantagem do Atlético-MG na Copa do Brasil?

Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Bola rola a partir de 19h30 no estádio Nílton Santos.

Todas as eliminatórias da Copa do Brasil, com exceção de Grêmio x Atlético-PR, estão bastante acirradas e prometem emoção. Não é diferente este Botafogo x Atlético-MG. Os mineiros têm a vantagem mínima de um gol, o que é totalmente reversível por parte dos cariocas. Confira abaixo palpite, estatísticas e prognóstico para o jogão de daqui a pouco.

 

Palpite

Acredito que o Botafogo vença o Atlético-MG na Cidade Maravilhosa por 2 a 0 e comemore seu bilhete para as semifinais do campeonato. Apesar da recente baixa de Camilo, que se transferiu para o Internacional, o Glorioso está estruturado desde o final do ano passado, com um time titular bem definido e com o emprego do técnico garantido. Mesmo se fracassar no torneio copeiro, 2017 continua sendo um grande ano de resgate do orgulho perdido para a Estrela Solitária.

O Galo demorou, mas mexeu. É sempre bom lembrar que no início do ano, o clube era tido por ter um dos três elencos mais fortes do Brasil. Essa trinca não tem encantado (refiro-me a Flamengo e Palmeiras). Em situação de fragilidade na Taça Libertadores da América e na Série A, todas as fichas dos mineiros se resumem à Copa do Brasil, para que a instituição possa celebrar um título importante na temporada.

Com técnico novo e a ausência de Fred, além de reforços que não puderam ser inscritos na contenda, vejo os botafoguenses com mais força e solidez.

Quem sobreviver pega Flamengo ou Santos na semifinal.

 

Histórico

Será o centésimo embate entre os alvinegros de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. Nas 99 partidas realizadas até agora, a Estrela Solitária leva vantagem no retrospecto: 46 a 29, com 25 empates.

É a terceira vez que eles se cruzam na Copa do Brasil. Na primeira, em 2008, o Botafogo seguiu adiante. Na segunda, em 2013, o Pato Donald prevaleceu mais uma vez. Somente pela competição copeira, já incluindo a peleja de 2017, foram cinco enfrentamentos, com duas vitórias botafoguenses, uma atleticana e dois empates.

 

Como se prepararam para esta decisão?

O Botafogo está bem na Taça Libertadores da América mas sabe que o caminho até dar o que seria a inédita volta olímpica é muito árduo e sinuoso. Sendo assim, os atletas deram entrevistas declarando que para fechar o ano com o título, nada é mais fácil que a Copa do Brasil.

Para pegar o Atlético-MG em casa, Rodrigo Pimpão se recuperou de dores no tornozelo direito e subirá dos vestiários junto com seus dez companheiros.

Léo Valencia, Brenner, Marcos Vinícius e Arnaldo não puderam ser chamados para o duelo, pois não estão inscritos no certame. Gatito Fernández, por cautela, ficará de fora, e continua sendo preparado para encarar o São Paulo pelo Brasileirão. A novidade pode ser Ezequiel, promovido do Sub-20, que pode fazer sua estreia nos profissionais.

A torcida do Galo terá todos os olhos voltados para o desempenho de Rogério Micale, que começa a mostrar seu trabalho à frente do novo empregador. Para evitar fofocas e fazer mistério, ele fechou o treino de ontem. Elias disse que “Micale não vai fazer milagre em dois dias”. Pura verdade.

Os atleticanos têm que contar com o legado do antigo treinador, que é o de ser mais forte na estrada do que dentro do Horto. Só assim para segurar o rival lembrando que qualquer empate ou nova vitória classifica o Atlético-MG.

Fred, expulso na primeira batalha, cumpre suspensão automática. Já Rafael Carioca pode não entrar em campo se acertar sua ida para o Tigres da UANL, do México.

A diretoria acertou a contratação de Guilherme Xavier, que rescindiu seu vínculo com o América-MG.

 

As prováveis escalações

Botafogo: Jefferson; Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca (Yago), Elias e Cazares; Luan (Rafael Moura) e Robinho. Técnico: Rogério Micale.

 

Serviço

O Botafogo reduziu o preço dos ingressos para atrair um grande público ao Engenhão. Com bilhetes custando entre R$ 15,00 e R$ 60,00, mais de 22.000 foram comercializados antecipadamente. A venda continua pela internet e nos tradicionais postos de venda de General Severiano, Caio Martins, estádio Nílton Santos, Nova Iguaçu Shopping e Shopping Via Parque.

 

Remo

A diretoria do Botafogo prepara uma justa homenagem a seu atleta sub-23 do single skiff peso leve, que se sagrou campeão mundial no último final de semana, na Bulgária. Além do título, ele quebrou o recorde mundial nas quartas de final e bateu o mexicano Alexis Garcia, que rema pelo Vasco da Gama, na grande decisão.

 

Jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2017

Quarta-feira, 26 de julho:

  • 19h30: Botafogo x Atlético-MG – palpite: Botafogo.
  • 21h45: Cruzeiro x Palmeiras – palpite: Cruzeiro.
  • 21h45: Santos x Flamengo – palpite: Santos.

Quinta-feira, 27 de julho:

  • 21h45: Atlético-PR x Grêmio – palpite: Grêmio.