Carioca

Semifinal do Campeonato Carioca põe em campo Fluminense x Vasco e Flamengo x Botafogo

Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Dupla Fla-Flu carrega vantagem do empate para a decisão, mas cansaço pode reverter lógica

Agora sim: o Campeonato Carioca ficou de vez com cara de Campeonato Carioca. Com os quatro clubes grandes em um Maracanã que vai certamente contar com um bom público, as semifinais do Estadual do Rio levam a campo neste final de semana tudo aquilo que o torcedor esperou desde janeiro: clássicos, decisões e a constante chance de uma surpresa.

Vamos repassar os dois grandes jogos deste sábado e domingo?

 

FLUMINENSE x VASCO

O Fluminense chega à decisão com um desgaste bem maior que o Vasco. O Tricolor atropelou o Goiás na noite de quarta-feira, pela Copa do Brasil, no Maracanã – o 3×0 foi mais que suficiente para conquistar a vaga nas oitavas-de-final, pois a partida de ida, no Serra Dourada, terminou 2×1 para o Goiás.

O time de Abel Braga volta ao Maracanã às 19h de sábado justamente para medir forças com o Vasco em uma semifinal 100% de campeões. O Flu conquistou a Taça Guanabara – já o Vasco ficou com o título da Taça Rio, comprovando a subida de produção da equipe desde a chegada do técnico Milton Mendes.

“O tempo de recuperação é sim muito curto e por isso mesmo a entrega vai ter que ser muito grande. O Fluminense nesta temporada é batalhador. Por isso estamos conseguindo avançar” definiu o lateral Léo.
O técnico Abel Braga pensa parecido. “Vamos trabalhar, e o grupo sabe muito bem o que precisa fazer. São jogadores esforçados e merecem todo o apoio da torcida”, definiu o comandante.

“Abelão”, como é conhecido, tem mesmo o que argumentar com sua torcida. Além de conquistar a Taça Guanabara e avançar às oitavas da Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Liverpool-URU por 2×0 na primeira partida da Copa Sul-Americana e está a uma vitória simples, contra o Brasil de Pelotas-RS, na semana que vem, para entrar nas quartas-de-final da Primeira Liga.

Duas novidades já garantidas no Fluminense são o retorno do goleiro Diego Cavalieri e do zagueiro Renato Chaves. Suspensos, eles cederam seus lugares a Júlio César e de Nogueira.

Pelos lados do Vasco, o clima de confiança é gigante depois do título da Taça Rio. O time começou o ano tropeçando, mas agora, com Milton Mendes, o Gigante da Colina consertou sua defesa e busca daqui por diante melhorar o rendimento do ataque.

Os gols são essenciais para o Vasco, que precisa vencer para se classificar, enquanto o empate leva o Fluminense para a decisão.

Ao contrário do Fluminense, o Vasco teve a semana inteira para se preparar para a semifinal. A tendência é que a equipe campeã da Taça Rio saia todinha como titular na noite de sábado. Luís Fabiano está confirmado. Seu efeito suspensivo segue valendo para a partida contra o Fluminense.

Local: Maracanã
Horário: 19h de sábado (22 de abril)
Prognóstico: 1×1 suado, e Flu na final

   

FLAMENGO x BOTAFOGO

Tido pela imprensa como elenco mais forte do Rio de Janeiro. O Flamengo está 100% focado para a decisão contra o Botafogo, às 16h de domingo, também no Maracanã.

O único e lamentado desfalque é o do meia Diego, que operou o joelho e vai seguir em recuperação nas próximas semanas. Sem ele, as cobranças recaem no atacante peruano Paolo Guerrero, de 33 anos, que já passou por muitas decisões na carreira. “O time todo é competente, não preciso ficar preocupado com nenhum peso extra”, comentou. “O Réver é experiente, o Donatti também é experiente, a equipe toda pode dar conta de tudo. O Zé Ricardo sabe bem o que fazer”, comentou o atacante, elogiando o treinador rubro-negro.

A vantagem do Flamengo é inegável. Assim como o Fluminense, a equipe joga por um empate para passar para a decisão. E a exemplo do Vasco, o Rubro-Negro passou a semana toda se preparando para a semifinal.

O Botafogo vai chegar a este duelo realmente no improviso e da maneira que der. A Estrela Solitária obteve um sofrido empate por 1×1 com o Barcelona do Equador na noite desta quinta, pela Libertadores da América. O gol botafoguense saiu só aos 44 minutos do segundo tempo. Até por isso, o técnico Jair Ventura vai avaliar o desgaste de cada um antes de decidir quais serão seus titulares.

Um desfalque para domingo já é certo. O volante Bruno Silva está suspenso, pois levou cartão vermelho contra o Vasco e ainda por cima chutou a bola em cima do árbitro. A torcida conta com o retorno do volante Airton e do meia Montillo, dois jogadores que estão na fase final do tratamento de suas lesões.

Local: Maracanã
Horário: 16h de domingo (23)
Prognóstico: 3×1 Flamengo, sem dar chances ao cansado Fogão