Brasileirão Série A

Seguirá a agonia do Dragão? Prognóstico de Atlético-GO x Botafogo pela 16ª rodada do Brasileirão aqui

Foto: Paulo Marcos / Assessoria ACG

Na noite de ontem, o Rubro-Negro goiano perdeu pela 11ª vez no campeonato, enquanto o Alvinegro ficou no empate sem gols contra o Atlético-PR na Arena da Baixada

O diagnóstico de hoje é direto: o Atlético-GO dificilmente escapará do rebaixamento para a Série B. O motivo são as 11 derrotas em 15 partidas disputadas, além de apenas duas vitórias e mais dois empates, em um aproveitamento pífio de 17,8%, digno de uma equipe fadada à queda de divisão. No próximo domingo (20), às 19h (horário de Brasília), o Dragão terá mais uma pedreira pela frente, já que receberá o Botafogo, sétimo colocado com 23 pontos e invicto há quatro confrontos.

 

ATLÉTICO-GO X BOTAFOGO

O mais recente vexame dos goianos foi a goleada por 4 a 0 sofrida para o Sport Recife ontem (20). Com apenas oito pontos na lanterna da competição, o Atlético está a nove do primeiro time fora do Z-4, o xará paranaense. Até o fechamento deste artigo, Doriva se mantinha como técnico da equipe. Caso continue empregado na 16ª rodada, será preciso que ele encarne um mágico para tirar vários coelhos da cartola que possam fazer o time reagir.

A campanha do Dragão no Brasileirão de 2017 lembra muito a do América-MG no ano passado, que também teve um começo muito ruim. No fim da competição, o Coelho até se recuperou, mas já era tarde. Caso o Rubro-Negro queira permanecer na Série A, é fundamental engatar uma sequência de vitórias. Porém, com um plantel muito fraco em comparação aos demais participantes da competição, fica difícil acreditar que isso seja possível.

O problema passa a ser ainda maior quando se sabe que o próximo adversário vem em ótimo momento na temporada e brigando na parte de cima da tabela. O Botafogo, que empatou com o Atlético-PR por 0 a 0 na rodada passada, na Arena da Baixada, tem tudo para conquistar os três pontos no estádio Olímpico do Goiânia. O técnico do Glorioso, Jair Ventura, entende que é fundamental acumular pontos, ainda mais que o clube está envolvido em outras duas competições, a Libertadores e a Copa do Brasil.

No jogo contra o Furacão, o Alvinegro abusou do direito de ser burocrático. Nitidamente em busca do empate, o time se limitou a defender, mas também não se aventurava nos contra-ataques de maneira agressiva. Somente no fim do jogo, com a entrada do sempre insinuante Guilherme, que por muito pouco não marcou o gol da vitória nos acréscimos, a equipe se arriscou um pouco mais. O resultado em 0 a 0 acabou saindo de bom tamanho. Contra o Atlético-GO, equipe que também não aguentaria o ritmo da Segundona, espera-se uma proposta mais ousada do comandante alvinegro.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO ENTRE ATLÉTICO-GO E BOTAFOGO

A lista de partidas entre cariocas e goianos não é muito extensa. Pelo contrário. Ao todo, Atlético-GO e Botafogo se enfrentaram oito vezes, quando o retrospecto do Fogão é amplamente superior, com cinco vitórias. O Dragão derrotou o Glorioso em duas ocasiões, além de um único empate, registrado no turno da Série B de 2015. A última vez que ambos mediram forças foi na mesma competição. Pela 22ª rodada, o Alvinegro aplicou uma goleada de 4 a 0.

 

Prováveis escalações:

ATLÉTICO-GO: Kléver; André Castro, Roger Carvalho, Gilvan e Bruno Pacheco; Marcão Silva, Igor e Paulinho; Jorginho; Niltinho e Walter.
Técnico: Doriva

BOTAFOGO: Jefferson; Luís Ricardo, Marcelo, Emerson Silva, Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo; Roger e Pimpão.
Técnico: Jair Ventura

 

Palpite:

Para quem acha que aquela velha máxima “há coisas que só acontecem com o Botafogo” é um forte indicativo de zebra para este domingo, é bom ficar ciente de que 2017 é um ano em que o vento tem soprado a favor de General Severiano. Além do mais, o Atlético-GO dá mostras de já ter jogado a toalha – ou adota aquela velha tática de fazer corpo mole para derrubar técnico. A questão é que não dá para imaginar outro resultado senão a vitória do Glorioso.

 

Confira todos os jogos da 16ª rodada do Brasileirão 2017 (favoritos em negrito):

  • 22/07 – 16:00 – Vitória x Chapecoense – palpite:empate
  • 22/07 – 19:00 – Flamengo x Coritiba
  • 23/07 – 11:00 – Santos x Bahia
  • 23/07 – 16:00 – Fluminense x Corinthians
  • 23/07 – 16:00 – Sport Recife x Palmeiras – palpite:empate
  • 23/07 – 16:00 – Avaí x Cruzeiro
  • 23/07 – 19:00 – Atlético-MG x Vasco
  • 23/07 – 19:00 – Atlético-PR x Ponte Preta – palpite:empate
  • 23/07 – 19:00 – Atlético-GO x Botafogo
  • 24/07 – 20:00 – São Paulo x Grêmio