Brasileirão Série A

São Paulo recebe o Cruzeiro no Morumbi e conta com a torcida para fugir do Z-4

São Paulo
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Jogo contra o Cruzeiro acontece às 11h00 de domingo, no Morumbi, e é válido pela 20ª rodada do Brasileirão 2017.

Se o São Paulo ganhar do Cruzeiro poderá enfim dormir fora da zona maldita desde que o Vitória não aplique uma sonora goleada sobre o Avaí. A Chapecoense, primeiro participante acima do Z-4, está no exterior e adiou seu compromisso com o Corinthians. Confira abaixo um pouco de estatísticas, palpite e prognóstico da partida.

 

Histórico

Cruzeiro e São Paulo já se pegaram 81 vezes, com 39 triunfos tricolores, 21 da Raposa e 21 empates.

Considerando apenas choques pela Série A, os paulistanos continuam na frente: 30 a 10, com 15 igualdades.

 

Dá para permanecer na elite

O departamento de futebol do São Paulo passou por algumas mudanças. A maior delas foi o afastamento definitivo de Cícero. Barrado, o atleta reclamava constantemente da reserva. Segundo dirigentes, ele não tinha nenhum comprometimento com seus companheiros e andava visivelmente e exageradamente irritado. O lateral Edimar, que é amigo pessoal do profissional, declarou que “´Cícero é assunto da diretoria. A gente pensa em fazer o São Paulo reagir”.

A nação são-paulina acredita na recuperação do elenco e tem lotado as arquibancadas. Para domingo, 41 mil bilhetes foram comercializados antecipadamente. Cueva, suspenso, dará lugar ao jovem Shaylon. Os demais titulares começam em campo.

Em outras frentes, o presidente Leco declarou que não se arrepende de ter trazido Rogério Ceni e depois de ter que demiti-lo. Ele falou também que a instituição trabalha para definir os goleiros do ano que vem, já que Denis será dispensado e Renan Ribeiro não aceitou a proposta de renovação. Assim, apenas Sidão continuaria no Tricolor.

Ontem, Tite convocou Rodrigo Caio para os duelos contra Equador e Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

 

Cruzeiro sonha alcançar o G-6

O Cruzeiro começou muito mal o campeonato mas aos poucos veio subindo de produção e fechou a primeira metade da liga em sétimo lugar. Se passar pelo São Paulo e Flamengo e / ou Sport perderem, a Raposa pode ficar entre os seis melhores do país, que serão os representantes do Brasil na Taça Libertadores da América do ano que vem.

O vai e vem de jogadores continua na Toca da Raposa. O jovem zagueiro Arthur, de 18 anos, já integrado aos profissionais, estendeu seu vínculo com o Azul Celeste. Já Ramón Ábila foi enfim negociado para o Boca Jrs., que o emprestará ao Huracán por seis meses.

Para encarar o São Paulo, os titulares foram poupados de treinamentos mais fortes depois que Thiago Neves sentiu o joelho. Hudson pode entrar em campo, pois foi liberado pelos médicos. O caso grave é Dedé, que não consegue melhorar do edema no joelho. O zagueiro que sofre com lesões desde 2014 tem sua temporada colocada em xeque.

Além de ver o Atlético-MG eliminado da Libertadores, a nação cruzeirense ganhou mais um motivo para zombar o Galo: o técnico do Jorge Wilstermann, Roberto Mosquera, pediu uma camisa do Cruzeiro ontem, no CT da Raposa.

 

As prováveis escalações

São Paulo: Renan Ribeiro; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros, Johnatan Gomez e Hernanes; Shaylon, Lucas Pratto e Marcos Guilherme. Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Nonoca, Lucas Silva, Alisson, Rafinha e Thiago Neves; Sassá. Técnico: Mano Menezes.

 

Serviço

Quarenta e um mil ingressos já foram vendidos antecipadamente para o embate do fim de semana. Os preços variam entre R$ 10,00 e R$ 140,00. A diretoria tricolor informou que a carga de entradas é de 64.000.

Domingo, os portões abrem às 09h00.

 

Palpite

Fico em cima do muro neste palpite. Acredito numa peleja bem disputada e acirrada. Nenhum dos dois conquistou um título importante este ano ainda. Provavelmente, nem vão dar a volta olímpica. No entanto, os mineiros querem provar a todos que não são medíocres e que podem fazer parte do primeiro pelotão do Brasil. Quem sabe até representar sua pátria na principal competição sul-americana da próxima temporada?

Do jeito que as coisas estão na Terra da Garoa, não descer à segunda divisão será considerado uma conquista e tanto. Apenas Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo nunca foram rebaixados, apesar dos dois primeiros serem os únicos a terem sempre participado da elite nacional desde 1971. O returno é a chance de um recomeço, o último da temporada. O São Paulo ainda tem a seu favor Rodrigo Caio, lembrado por Tite, e o calor humano nas arquibancadas.

Fico no empate em 1 a 1.

 

20ª rodada do Brasileirão

Sábado, 12 de agosto:

  • 16h00: Atlético-GO x Coritiba – palpite: Atlético-GO.
  • 19h00: Vitória x Avaí – palpite: Vitória.

Domingo, 13 de agosto:                                            

  • 11h00: São Paulo x Cruzeiro – palpite: Empate.
  • 16h00: Atlético-MG x Flamengo – palpite:
  • 16h00: Sport x Ponte Preta – palpite: Sport.
  • 16h00: Vasco da Gama x Palmeiras – palpite: Empate.
  • 19h00: Atlético-PR x Bahia – palpite: Atlético-PR.
  • 19h00: Botafogo x Grêmio – palpite: Botafogo.

Segunda-feira, 14 de agosto:

  • 20h00: Santos x Fluminense – palpite: Santos.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 47 – Campeão + Libertadores
  2. Grêmio, 39 – Libertadores
  3. Santos, 35 – Libertadores
  4. Palmeiras, 32 – Libertadores
  5. Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
  6. Sport, 28 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Atlético-PR, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Vasco, 24 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 23
  14. Ponte Preta, 23
  15. Atlético-MG, 23
  16. Chapecoense, 22
  17. São Paulo, 19 – Série B
  18. Vitória, 19 – Série B
  19. Avaí, 18 – Série B
  20. Atlético-GO, 12 – Série B