Brasileirão Série A

Santos x Chapecoense pela 15ª rodada do Brasileirão: Peixe é favorito para manter o terceiro lugar

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Depois da vitória sobre o São Paulo, Verdão do Oeste pulou três posições e agora figura na 13ª colocação; catarinenses nunca somaram um ponto sequer como visitantes diante do Alvinegro Praiano

Sob a batuta de Levir Culpi, o Santos vai obtendo o desempenho que todos esperavam: posicionado na parte de cima da tabela. Na abertura da 15ª rodada do Brasileirão 2017, o Peixe receberá a irregular Chapecoense nesta quarta-feira (19), às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Trata-se de uma excelente oportunidade para o time da casa somar mais três pontos e se consolidar na terceira colocação com 27 pontos, já que o Grêmio (28), vice-líder, não pode ser alcançado nesta rodada.

 

SANTOS X CHAPECOENSE

O Alvinegro Praiano deu-se por satisfeito com o empate em 0 a 0 na rodada anterior contra o Vasco. A partida foi realizada com portões fechados no estádio Nilton Santos, já que o Gigante da Colina perdeu seis mandos de campo após o tumulto envolvendo os torcedores do clube, em São Januário, contra o Flamengo. Os cariocas foram superiores, mas não conseguiram vazar a meta do jovem goleiro João Paulo, de 22 anos, que é o terceiro na hierarquia santista, já que Vanderlei e Vladimir estavam machucados.

Para o duelo contra a Chape, Levir Culpi terá os desfalques de Bruno Henrique e Daniel Guedes, ambos suspensos. O primeiro levou o terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo foi expulso no último domingo. Thiago Ribeiro e Victor Ferraz, titular da lateral-direita que volta após problemas no joelho, são os prováveis substitutos. No gol, é quase certo o retorno de Vanderlei à meta do Peixe.

Já pelos lados da Chapecoense, o técnico Vinícius Eutrópio segue com problemas para escalar a equipe em função dos atletas entregues ao departamento médico. Com isso, Andrei Alba, Amaral, João Pedro, Nenén, Nadson e Osman seguem fora do time na 15ª rodada. No entanto, quatro jogadores voltaram de suspensão e estão à disposição do treinador: Reinaldo, Victor Ramos, Arthur e Wellington Paulista.

Capitão e artilheiro do Verdão do Oeste na temporada, WP9 não balança as redes há dez partidas. E contra o São Paulo, o reserva Túlio de Melo marcou os dois gols da vitória catarinense, situação que colocou uma pulga atrás da orelha de Eutrópio, que já deu indicações de que pode manter o atacante que fez fama no Lille (França) entre os titulares que irão encarar o Santos logo mais. Quatro atletas seguem pendurados: Fabricio Bruno, Lucas Mineiro, Luiz Antonio e Luiz Otávio.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO ENTRE SANTOS E CHAPECOENSE

A história do duelo entre Santos e Chapecoense é recente. Ao todo, os dois clubes mediram forças apenas seis vezes. Mas o retrospecto é altamente favorável aos paulistas, que saíram de campo vencedores em quatro ocasiões, além de um empate e um triunfo da Chape. Aliás, o Peixe ganhou dos catarinenses nos últimos três jogos. Além disso, o Alvinegro Praiano tem 100% de aproveitamento como mandante.

 

Prováveis escalações:

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Matheus Ribeiro), Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Alison (Leandro Donizete) e Lucas Lima; Copete, Thiago Ribeiro e Kayke.
Técnico: Levir Culpi

CHAPECOENSE: Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Victor Ramos e Reinaldo; Lucas Marques, Lourency, Moisés Ribeiro, Luiz Antônio e Seijas; Wellington Paulista (Túlio de Melo).
Técnico: Vinícius Eutrópio

 

Palpite:

O Santos é dos mandantes mais fortes de todo o Campeonato Brasileiro. É sempre muito difícil bater o Peixe na Vila Belmiro. Mas na atual edição do torneio o time perdeu em casa para Cruzeiro e Sport Recife. Entretanto, depois de um início ruim na competição, a equipe apresentou grande evolução e agora soma quatro rodadas invicta. Na terceira posição, a diferença para o líder, Corinthians, é de 12 pontos.

Já a Chape vem muito mal nos últimos dois meses. O começo no Brasileiro foi empolgante, quando chegou até a liderar. Só que o momento atual é de muita incerteza. A realidade é que, em 2017, o Verdão do Oeste vai brigar para se manter na primeira divisão. E hoje à noite o clube de Chapecó não conseguirá conter o ímpeto do Santos, que ficará com os três pontos.

 

Jogos da 15ª rodada do Brasileirão 2017 (favoritos em negrito):

  • 19/07 – 19:30 – Vitória x Grêmio
  • 19/07 – 19:30 – Santos x Chapecoense
  • 19/07 – 21:00 – Avaí x Corinthians
  • 19/07 – 21:00 – Ponte Preta x Coritiba – palpite: empate
  • 19/07 – 21:45 – Flamengo x Palmeiras
  • 19/07 – 21:45 – São Paulo x Vasco – palpite: empate
  • 19/07 – 21:45 – Atlético-MG x Bahia
  • 20/07 – 19:30 – Fluminense x Cruzeiro – palpite: empate
  • 20/07 – 20:00 – Sport Recife x Atlético-GO
  • 20/07 – 21:00 – Atlético-PR x Botafogo