Paulista A1

Santos é o grande com jogo mais complicado; veja prognósticos das quartas de final do Paulistão

Foto: Ivan Storti / Santos FC / Reprodução

O mata-mata do Campeonato Paulista começa com três jogos no interior e um na Capital e, naturalmente, favoritismo total dos grandes

Após uma primeira fase mais curta do que em anos anteriores, o Campeonato Paulista chega a sua fase de mata-mata sem surpresas. Na parte baixa da tabela, poucos esperavam o rebaixamento do Audax, vice-campeão no ano passado, mas na parte alta os grandes fizeram o que deles se esperava. O Santos demorou para engrenar, mas acabou sendo o primeiro em seu grupo.

Justamente o Santos é quem tem o rival mais complicado nas quartas, a perigosa Ponte Preta. Corinthians e Palmeiras decidem em casa, enquanto o São Paulo joga as duas partidas contra a Linense no Morumbi – uma verdadeira bizarrice permitida pela Federação Paulista.

Se após os dois jogos houver empate em pontos e saldo de gols, as definições das quartas de final vão para os pênaltis. Os pontos destes jogos são somados aos da primeira fase para definir os confrontos das semifinais e quem decide em casa.

 

PONTE PRETA X SANTOS

É o confronto mais equilibrado das quartas de final. Os dois times somaram os mesmos pontos na primeira fase (22), e a Ponte, que faz parte da Série A do Brasileiro, é quase sempre o rival mais complicado para qualquer um dos grandes.

O primeiro jogo é sábado, às 16h, em Campinas. Na primeira fase, a Ponte empatou com o Corinthians e ganhou do Palmeiras jogando em seu estádio.

A Ponte vinha de cinco vitórias seguidas contra o Santos em casa, entre 2012 e 2015. Mas, no ano passado, o Santos venceu fora duas vezes, uma pelo Paulistão e outra pelo Brasileiro. Fora de Campinas, a Ponte não vence o Santos desde 2005. É vital para o time do técnico Gilson Kleina, que assumiu há poucos dias o comando, fazer um bom resultado na ida.

William Pottker, com 7 gols, e Lucca, com 6, são dois dos artilheiros do campeonato. Atacantes de muita velocidade, se encaixam bem no estilo de Kleina, de marcação e contra ataque. A Ponte tem ainda o reforço do veterano meia Renato Cajá para a fase final.

O Santos demorou algumas semanas para ter Lucas Lima, Renato e Ricardo Oliveira em condições de jogo na temporada, o que acabou levando o time a maus resultados e muita pressão da torcida. Agora, as coisas estão mais calmas para os lados de Dorival Jr. Completo, é favorito para o duelo em dois jogos.

Prognóstico: Ponte Preta 1 x 1 Santos.

 

BOTAFOGO X CORINTHIANS

O segundo jogo do sábado, às 18h30, será em Ribeirão Preto, outra cidade importante do interior paulista. O Botafogo recebe o favorito Corinthians no estádio Santa Cruz. O Corinthians não perde para o Botafogo em Ribeirão desde 1991, com seis vitórias e três empates desde então.

Na primeira fase, o time de Fábio Carille somou 24 pontos, o Botafogo fez 17. Só o Palmeiras sofreu menos gols que Corinthians e Botafogo, que levaram 9 e 10 gols, respectivamente, em 12 jogos.

Sob Carille, o time se notabiliza por uma defesa sólida. Na frente, Jadson e Rodriguinho são os responsáveis maiores pelas jogadas de criação, e Jô atua como atacante fixo. Contra o Linense, na última rodada, Jadson fez um golaço e seu melhor jogo desde o retorno.

Prognóstico: Botafogo 0 x 1 Corinthians

 

LINENSE X SÃO PAULO

No domingo, às 16h, o Linense recebe o São Paulo no… Morumbi! Isso mesmo, os dois jogos serão no Morumbi. O Linense argumenta que não pode receber jogos contra os grandes em seu estádio, em Lins, por questão de segurança. Que teria torcida contra em qualquer outro lugar do interior. Torcida contra por torcida contra, joga logo no Morumbi, divide a renda com o São Paulo e faz dinheiro.

Uma bizarrice, mais uma típica do futebol brasileiro, que faz do São Paulo o favorito para ganhar os dois jogos.

O São Paulo tem o melhor ataque do campeonato (ainda que tenha caído de produção com a lesão de Cueva), mas uma das piores defesas. Fazer e tomar gols em quase todos os jogos tem sido a constante neste início de trabalho de Rogério Ceni. Na vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, no meio de semana, o São Paulo ficou sem sofrer gols pela segunda vez em 16 jogos na temporada.

O Linense, por sua vez, se classificou mesmo sofrendo 25 gols em 12 jogos, a defesa mais vazada do Paulistão. Nos jogos contra os grandes, pela primeira fase, o Linense levou 6 a 2 do Santos, 4 a 0 do Palmeiras e 3 a 1 do Corinthians. Na sétima temporada seguida na elite, o Linense chega ao mata-mata pela primeira vez.

Prognóstico: Linense 1 x 3 São Paulo

 

NOVORIZONTINO X PALMEIRAS

O Palmeiras fecha o fim de semana de quartas de final às 19h de domingo, em Novo Horizonte. Será o duelo entre o time de melhor campanha – o Palmeiras somou 25 pontos, teve o segundo melhor ataque e a defesa menos vazada – contra o time que somou menos pontos entre os classificados. O Novorizontino fez apenas 15 pontos, com quatro vitórias em 12 partidas.

O Palmeiras, dono do elenco mais farto do futebol brasileiro, terá os desfalques de Vitor Hugo, Zé Roberto e Guerra para a partida, mas ainda assim tem peças de reposição à altura.

Em casa, o Novorizontino não perdeu na primeira fase: foram três vitórias e três empates, inclusive um 2 a 2 com o São Paulo.

Prognóstico: Novorizontino 1 x 2 Palmeiras.