e-Sports

Red Canids eliminada no Mid-Season Invitational; SuperMassive e Gigabyte Marines avançam no Play-in

Foto: Flickr Oficial da Riot Games / Divulgação

A torcida foi grande e luta também, mas não deu pé para a Red Canids, representante brasileira no Mid-Season Invitational. Com quatro vitórias e duas derrotas, a matilha ficou em segundo lugar no Grupo A e não conseguiu a classificação para a próxima etapa do torneio de League of Legends. Quem se classificou foi a turca uperMassive, que avança no Play-in junto com a Gigabyte Marines, classificada no Grupo B.

 

Jogos da Red Canids na sexta-feira

Na sexta-feira, o MSI começou brilhante para a equipe brasileira. A estreia contra a Dire Wolves foi um atropelo. A Red manteve um excelente domínio do mapa ao longo de todo o jogo, com sentinelas devidamente posicionadas no campo inimigo. Soube a hora certa de comprar briga ou recuar, sempre priorizando os objetivos acima das team fights. Levou a primeira torre, fez o primeiro abate, soube quando levar o Barão e encerrou o jogo na hora certa. Tudo indicava a supremacia do Brasil sobre o time da Austrália, que veio para representar a região da Oceania. Mal sabia a matilha que a própria Dire Wolves seria o motivo de sua eliminação no domingo.

O jogo contra a Rampage não foi tão fácil. Mais uma vez, a matilha focou nas torres. Enquanto isso, os japoneses mataram três dragões, coroados pelo Dragão Ancião. A coisa ficou feia quanto, depois de dizimar a Red Canids na team fight, a Rampage levou o Barão e iniciou a marcha da vitória. Parecia ser o fim. Porém, a Red respirou fundo e não desistiu da batalha. Administrou a desvantagem e segurou as pontas mesmo com a queda do primeiro inibidor. Tudo o que a Rampage precisava para fechar a partida era o bônus de mais um Barão, o que eles conseguiram. Mas aí é que veio a virada de jogo: na saída do Barão, a Red Canids exterminou os japoneses, anulando em grande parte a vantagem do buff. A partir daí, foi mirar no Nexus.

Entre uma partida e outra, a Red Canids assistiu à SuperMassive também triunfando sobre a Dire Wolves e a Rampage. As duas equipes chegaram invictas ao seu último jogo do dia. Porém, apenas uma sairia da Summoner’s Rift com o placar perfeito de 3 vitórias e 0 derrotas. Infelizmente, a derrota sobrou para a equipe brasileira. Foi um verdadeiro massacre. A Red Canids preparou uma estratégia para o late game. Porém, com uma sequência de mortes e o mapa fechado aos 26 minutos, nunca conseguiu chegar no ponto em que precisava. De objetivos, derrubou apenas uma torre. Nenhum abate. E nem dá para culpar a matilha. Acontece que os turcos jogaram bem demais, confirmaram o favoritismo. Ao Brasil, restou apenas a esperança de levar a melhor na revanche de domingo.

Todas as vitórias da sexta-feira foram para o lado azul.

 

Jogos da Red Canids no domingo

Mais uma vez, o dia começou com vitória. Dessa vez, contra a Rampage. Com direito a emboscada perto do Barão, o jogo ficou definido depois da team fight embaixo da torre adversária. Os japoneses passaram metade do jogo com mais de 3k de desvantagem no ouro, e não teve muito o que fazer contra a estratégia da matilha.

Na sequência, a SuperMassive desafiou a torcida contra e venceu a Dire Wolves e a Rampage, eliminando as duas equipes da disputa. Restaram apenas a Red Canids, com 3 vitórias, e a própria SuperMassive, com 4 vitórias e pronta para o duelo final. Para os brasileiros, faltava apenas passar pela Dire Wolves e conquistar o último pontinho que faltava para levar a decisão para o jogo contra a SuperMassive. Enfrentar o time australiano na estreia havia sido tão fácil…

Mas subestimá-los foi um erro.

A matilha abriu o jogo com quatro abates. Porém, a vantagem logo foi revertida pela Dire Wolves, que levou três dragões e pescou os jogadores brasileiros um a um. Faltou visão para a matilha dentro de seu próprio lado do campo. As cenas memoráveis deste duelo envolveram Nappon e dois Barões roubados. O bônus serviu para prolongar a partida e levar a Red Canids até as portas da base inimiga, mas não foi suficiente para colocar o jogo a seu favor. A equipe da Austrália garantiu o Dragão Ancião e fez valer o bônus para retomar as rédeas da partida. O último Barão não foi contestado, e foi tudo o que faltava para a Dire Wolves destruir o Nexus e alcançar sua segunda vitória no torneio. A derrota da Red Canids enterrou de uma vez por todas o sonho do Brasil de avançar no campeonato internacional sediado em casa.

O banho de água fria tirou um pouco o brilho da tão aguardada partida contra a SuperMassive. O mid laner YoDa — suspenso do primeiro dia do Play-in por publicar em seu Twitter “Já passei gritando Flango no quarto de hotel dos japoronga aqui e BR full trab flw” — foi escalado apenas para o último jogo. A bela atuação dá a entender que ele se preparou especialmente para encarar a SuperMassive. Porém, entrou em jogo já com o rosto molhado de lágrimas. A vitória, por mais bela que tenha sido, já não valia mais nada.

Com o placar quase perfeito — a única derrota tendo sido para a Red Canids, quando já estava classificada — a SuperMassive avança com muito mérito na fase do Play-in.

 

A próxima fase do Mid-Season Invitational

No Grupo B, a Gigabyte Marines desbancou a favorita Lyon Gaming, tendo vencido os latinos nos dois confrontos. Classificou-se com o mesmo placar da SuperMassive: 4-1. A derrota também foi no último jogo, contra os russos da Virtus.pro, quando a Marines já estava classificada. No total, a primeira parte do Play-in contou com 17 vitórias para o lado azul e apenas 7 no lado vermelho.

O Play-in ainda terá uma fase de mata-mata, em que os dois times classificados enfrentarão as equipes da América do Norte (Team SoloMid) e Sul da Ásia (Flash Wolves), em confrontos de melhor de 5. Quem vencer entra na fase principal do torneio. Os derrotados ainda se enfrentam pela última vaga no grupo.

Confira o calendário:

  • 03/05, 15:00 – Team SoloMid x Gigabyte Marines
  • 04/05, 15:00 – Flash Wolves x SuperMassive
  • 06/05, 15:00 – Partida entre as duas equipes derrotadas

Os times do Wildcard — Gigabyte Marines e SuperMassive — são os grandes azarões dos duelos. Será uma enorme surpresa se algum deles superar as equipes que entram agora na competição. O resultado mais aguardado é 3-0 para a Team SoloMid e para a Flash Wolves.

 

Tabela completa e transmissão

Você encontra a classificação completa e o calendário do campeonato aqui. A página também conta com a transmissão oficial, feita no Twitch da Riot Games Brasil.