La Liga

Real Madrid pode matar o Espanhol se vencer o Barcelona; veja prognósticos

Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

A rodada da Liga reserva o maior clássico do mundo para a tarde de domingo, e o Real é favorito

O Real Madrid está com a Liga doméstica entalada na garganta. Apenas um título em oito anos, um absurdo se pensarmos no tamanho do domínio que ele, Real, e o Barcelona exercem na competição. Desta vez, a taça está mais perto do Santiago Bernabéu, e ficaria praticamente garantida em caso de vitória sobre o maior rival.

Começamos pelo clássico das 15h45 de domingo antes de falar de outros jogos da rodada.

 

REAL MADRID X BARCELONA

O Real está com o ânimo na lua após eliminar o Bayern de Munique na Liga dos Campeões da Europa, enquanto o Barcelona, pelo contrário, vive uma depressão após ser eliminado pela Juventus na competição máxima do continente.

Nos últimos anos, os clássicos têm sido vencidos pelo time que vive melhor momento na temporada, independente do estádio em que é jogado. Não à toa, o Barcelona, que vem tendo temporadas melhores que as do Real Madrid, ganhou cinco dos últimos oito clássicos que disputou em Madri.

O momento, no entanto, é todo do Real. Apesar dos desfalques de Pepe e Varana, Nacho vem dando conta do recado na zaga. Marcelo está jogando demais, o meio de campo Casemiro-Kroos-Modric é uma máquina e Cristiano Ronaldo se reencontrou com o gol fazendo cinco em Neuer pela Champions. Apenas Bale está abaixo e é dúvida para o jogo.

O Barcelona tentará manobras nos bastidores para ter Neymar, suspenso, até a hora do jogo, mas é difícil que aconteça. Com ele, o trio de ataque já não tem funcionado. Sem ele, as coisas só pioram. É um time em queda livre, sem técnico para a próxima temporada e com pouco fogo em campo. O Barça não fez um gol sequer em três dos últimos quatro jogos que disputou, mas o Real Madrid vem sofrendo muitos gols. Por outro lado, marcou em todas as partidas da temporada.

Se o Real vencer, abrirá seis pontos, ficará com a vantagem no critério de desempate e com um jogo a menos. Ou seja, garantirá o título na prática. O Barcelona tem que ganhar para alcançar o rival em pontos e ficar ele com o desempate a seu favor. Difícil imaginar um empate, dada a necessidade do Barça e os espaços que ele deixará.

Prognóstico: Real Madrid 3 x 1 Barcelona

 

ESPANYOL X ATLÉTICO DE MADRI

O principal jogo do sábado reúne o outro time de Barcelona contra o outro de Madri – inevitável falar assim, apesar da tradição de Espanyol e Atlético.

O Espanyol está em nono, com 49 pontos, a apenas quatro de postos europeus. Vem de duas vitórias seguidas, em bom momento. O Atlético não perde há dois meses no campeonato (seis vitórias e dois empates). Desde o empate sem gols entre eles no jogo do turno, em Madri, o Atlético ganhou 12 jogos, empatou 3 e perdeu 2.

Está em terceiro na tabela e, se não tem mais chances de título, é inegável que o Atlético esteja crescendo na temporada. Está classificado e com a cabeça nas semifinais da Champions League, onde enfrentará o arquirrival Real Madrid.

Nos últimos seis jogos entre eles, o Atlético venceu quatro e empatou dois. Desde que Simeone assumiu o clube, o Espanyol venceu só uma das dez partidas que fez contra os colchoneros.

Prognóstico: Espanyol 1 x 1 Atlético de Madri

 

EIBAR X ATHLETIC BILBAO

O jogo que fecha a rodada, na segunda-feira, é interessante. Um dérbi basco é sempre um dérbi basco, com rivalidade entre times e cidades.

O Eibar faz uma grande temporada, longe da zona de rebaixamento e em oitavo lugar, com 50 pontos, apenas 3 a menos que o Athletic, que está em sexto e na zona de classificação para a Europa League. Ambos os times venceram três dos últimos quatro jogos que fizeram no campeonato.

O Athletic venceu o jogo do turno por 3 a 1, mas o Eibar ganhou em seu estádio na temporada passada por 2 a 0. Em seus domínios, o Eibar só perdeu na temporada para Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri e, de forma surpreendente, nas rodadas iniciais, para o lanterna Osasuna.

Já o Athletic só ganhou 2 dos últimos 12 jogos que fez fora de casa. Curiosamente, em dois dérbis bascos, contra Real Sociedad e Osasuna.

Prognóstico: Eibar 0 x 1 Athletic Bilbao