La Liga

Real Madrid e Barcelona voltam a campo pela Liga com duelos tranquilos pela frente

Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Real recebe o Espanyol no Santiago Bernabéu, enquanto o Barça joga contra o Leganés após o vexame de Paris

Como o futebol é dinâmico! Depois do fim da invencibilidade de 40 jogos do Real Madrid, alguns maus jogos e a eliminação para o Celta na Copa do Rei, parecia que o time de Zidane entrava em um momento delicado justo antes do retorno da Liga dos Campeões da Europa.

Por outro lado, o Barcelona chegava à final da Copa do Rei, recuperava jogadores importantes que estavam lesionados e via a dupla Messi-Suárez cada vez mais afiada. O melhor momento da temporada.

Mas aí veio a Champions League. O Real fez seu melhor jogo em muito tempo e ganhou do Napoli por 3 a 1. E o Barcelona foi atropelado pelo PSG, em Paris. 4 a 0. Agora, os dois gigantes voltam as atenções para a Liga Espanhola, com obrigação de vitória.

 

REAL MADRID X ESPANYOL

O jogo será no sábado, às 13h15 (de Brasília). O Real Madrid lidera o campeonato com um pontinho a mais do que o Barcelona, mas ainda com dois jogos a menos a fazer — aliás, o primeiro destes jogos será no meio da semana que vem, contra o Valencia.

Antes de ir a Valência, o Real Madrid recebe o Espanyol. Em casa, o Real ganhou nove jogos e empatou dois por La Liga — é o melhor mandante. Fez gols em todos estes jogos. Curiosamente, em cada uma das nove vitórias o Real fez dois ou mais gols. Justamente nas duas partidas em que acabou marcando somente um gol vieram os empates (contra Villarreal e Eibar, quase cinco meses atrás).

O capitão Sergio Ramos sofreu uma contusão na vitória sobre o Napoli, quarta, e é provável baixa para o duelo. Com um jogo duro em Valência na semana que vem, é possível que Zidane poupe algum outro titular.

O Espanyol está em nono na tabela, a quatro pontos de uma vaga para a Liga Europa. Vinha de três vitórias seguidas até cair para a Real Sociedad na última rodada. Fora de casa, tem a sexta melhor campanha, com quatro vitórias, três empates e três derrotas. É um adversário perigoso, já voltou do Calderón com um empate contra o Atlético. Levou 14 gols fora de casa, mas 10 deles vieram em goleadas sofridas para Sevilla e Barcelona.

Há um tabu em jogo. O Real Madrid ganhou as últimas nove partidas que fez contra o Espanyol. Não perde do rival desde outubro de 2007 (quase dez anos, 17 vitórias e três empates desde então). No Santiago Bernabéu, a última vitória do Espanyol foi em 1996, com 21 jogos e 18 vitórias do Real depois disso.

Palpite: vitória tranquila do Real Madrid por 3 a 1.

 

BARCELONA X LEGANÉS

Depois do chocolate de Paris, o Barcelona se vê em uma crise. Os dedos apontam para o técnico Luis Enrique, que teria “perdido” o vestiário já há algum tempo. No domingo, às 16h45, no entanto, o Barça recebe quase que um adversário ideal, o Leganés — o pequeno clube da região metropolitana de Madri jogará no Camp Nou pela primeira vez em sua história.

Praticamente fora da Champions, o Barcelona precisa ser perfeito na reta final de La Liga se quiser revalidar seu título. O Barça é apenas o décimo melhor mandante, tendo empatado no Camp Nou com Real, Atlético e Málaga, além de ter perdido para o Alavés. Contra o fraco Leganés, não pode nem sonhar com tropeço.

O debutante Leganés é o 17º colocado, uma posição e dois pontos acima da zona de rebaixamento. Mas tem um detalhe: fez quatro pontos a mais fora, se fechando bem na defesa, do que em casa. O Leganés não vence um jogo desde novembro — desde então, são cinco empates e sete derrotas. Foram apenas dois gols marcados nos últimos seis jogos. Para piorar, tem quatro desfalques.

Palpite: debute inesquecível do Leganés em Barcelona: 6 a 0 para o time da casa.

 

OUTROS JOGOS

O terceiro colocado, Sevilla, e o quarto, Atlético de Madrid, entram em campo com a cabeça em seus jogos da Liga dos Campeões, que acontecem na semana que vem. Por esta razão, alguns jogadores podem ser poupados.

O instável Atlético não ganhou nenhum dos últimos quatro jogos que fez fora de seus domínios e não tem conseguido manter seu gol sem ser vazado. Na rodada passada, o Sporting quebrou um jejum de dois meses sem vitórias.

Na temporada passada, o Atlético perdeu em Gijón, no jogo considerado por muitos como decisivo para o time não conseguir o título — acabou três pontos atrás do Barcelona no campeonato.

Palpite: Sporting 1 x 1 Atlético de Madri

O Sevilla, muito desfalcado, recebe o sétimo colocado Eibar, que vem de três boas vitórias seguidas. O time de Jorge Sampaoli não tem o mesmo aproveitamento bizarro em casa que teve na temporada passada, mas ainda assim é muito forte.

Palpite: Sevilla 2 x 1 Eibar