La Liga

Real Madrid e Barcelona têm duelos complicados em rodada chave da Liga; veja prognósticos

Foto: AP Photo/Francisco Seco

Separados por apenas dois pontos na classificação, gigantes enfrentam adversários capazes do melhor e do pior

O tropeço do Barcelona em La Coruña, talvez explicado pela ressaca depois da virada épica na Liga dos Campeões, deixou o Real Madrid novamente no comando na tabela do Campeonato Espanhol. Com dois pontos de vantagem e um jogo a menos, o Real ainda tem o controle da Liga.

Mas, se olharmos todos os jogos que faltam até o fim do campeonato, o deste fim de semana parece ser um dos mais complicados para o time de Zidane – que ainda enfrentará Atlético de Madri e Barcelona, ambos no Santiago Bernabéu, com os jogos contra o Bayern pela Champions ensanduichados entre os clássicos.

Para ter alguma margem de erro nos clássicos de abril, o Real precisa superar a barreira basca.

 

ATHLETIC BILBAO X REAL MADRID

O Athletic é treinado por Ernesto Valverde, que vai pintando como favorito para ser o próximo técnico do Barcelona. O time engatou três vitórias em quatro jogos, incluindo a última no dérbi basco contra a Real Sociedad. Está em sétimo na tabela, a quatro pontos dos postos europeus, e em recuperação na temporada.

Ganhar em San Mamés não é tarefa fácil para ninguém, mas o Real levou quatro dos últimos seis jogos que fez em Bilbao. Aliás, nas últimas 10 temporadas, o Real Madrid ganhou 18 vezes, empatou só uma e perdeu duas para o Athletic. Apesar de toda a rivalidade e do componente motivacional que vai além do futebol, o time de Bilbao vem sucumbindo constantemente para o de Madri.

Por ser um clássico e por como está desenhada a tabela – esta é a única grande pedreira para o Real Madrid fora de casa -, o jogo é visto como chave na temporada.

O Real só não tomou gol em um dos últimos nove jogos que fez, e a defesa estará sem Pepe e Varane para o duelo em Bilbao. Em casa, o Athletic perdeu o primeiro jogo na temporada, 0-1 para o Barcelona. Depois disso, são 19 partidas de invencibilidade em San Mamés.

Prognóstico: jogo em que ambos os times devem marcar e o empate é uma boa aposta. 1 a 1 é o palpite. Mas cuidado com Sérgio Ramos e a bola parada do Madrid nos instantes finais do jogo…

 

ATLÉTICO DE MADRI X SEVILLA

No domingo, às 12h15, o duelo em que o quarto colocado recebe o terceiro. O Atlético, já dez pontos atrás do Real Madrid, quer apenas se manter em zona de classificação para a próxima Champions League. Chegar em terceiro lugar é importante, pois faz o time fugir da eliminatória prévia.

A grande prioridade do Atlético na temporada passou a ser a Champions League, a tentativa de chegar à terceira final em quatro anos. E o sorteio ajudou, com um confronto em que o time madrilenho é muito favorito para vencer o Leicester e avançar às semifinais de novo. Já o Sevilla decepcionou no meio de semana ao ser eliminado pelo próprio Leicester, com dois pênaltis perdidos nas eliminatórias.

O time vem desta derrota na Inglaterra e de dois empates na Liga espanhola que parecem mostrar uma perda de fôlego. Fisicamente, o Sevilla está sofrendo. Jorge Sampaoli precisa reagrupar o time e evitar a derrota em Madri, antes da parada de duas semanas para os jogos de seleções em amistosos e eliminatórias pelo mundo.

Depois de alguma sangria ao longo da temporada, o Atlético voltou a se mostrar sólido na defesa e não sofre gols há três jogos. O goleiro Oblak é uma segurança imensa atrás. A vitória do Sevilla no turno (1 a 0) quebrou o jejum de 13 jogos sem bater o Atlético. Em Madri, o Sevilla não vence há sete anos, com três derrotas e quatro empates no período.

Prognóstico: o Atlético carrega o melhor momento, devolve a derrota do turno e aperta a briga pelo terceiro lugar vencendo por 1 a 0.

 

BARCELONA X VALENCIA

O clássico no Camp Nou fecha a rodada, e o Barça pode ter a chance de retomar a liderança se o Real Madrid tiver tropeçado em San Mamés – ou então o Barcelona terá a total responsabilidade de vencer para não deixar o rival escapar.

Ainda que tenha vencido o Real Madrid e escapado da zona baixa da tabela, o Valencia ainda é apenas o 13o colocado, com metade dos pontos conquistados pelo Barça. Alterna boas e más partidas com incrível facilidade.

Que versão do Valencia veremos no Camp Nou? Será que veremos a versão que venceu o Barcelona fora de casa na temporada passada, em abril de 2016, com magnífica atuação do goleiro brasileiro Diego Alves? Ou será que veremos o Valencia que levara 7 a 0 do Barça dois meses antes, pela Copa do Rei?

O Valencia que há um mês vencia o Real? Ou o Valencia que sofria para empatar em casa com o vice-lanterna Sporting Gijón na semana passada?

Prognóstico: depois da ressaca pós-Champions e o tropeço em Coruña, o Barcelona terá a volta de Neymar e deve ganhar bem do Valencia. 4 a 0 é meu palpite.