Brasileirão Série A

Querendo distância do Z-4, o Bahia recebe o Avaí neste domingo; veja nosso prognóstico para o duelo

Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia e Avaí se encontram neste domingo, à partir das 16 horas pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro precisando muito da vitória. Com 15 pontos somados até aqui, a equipe baiana está a 3 do Z-4, equanto que o Avaí, com 12 e na vice-lanterna, quer triunfar para colar na porta de saída da zona do rebaixamento. O jogo promete muita emoção no Estádio do Pituaçu.

 

Fora do Z-4… por muito pouco

Não fosse o surpreendente 3 a 0 pra cima da Ponte Preta, em Campinas, na última quarta-feira, e o Bahia estaria, neste momento, às portas do Z-4 (contando com os critérios de desempate para respirar acima da “linha de corte”). Com uma campanha errática (4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas), o tricolor não perde há 3 rodadas (2 empates e 1 vitória) e jogando em casa tentará se impôr sobre o vice-lanterna e engatar duas vitórias seguidas. Uma tarefa que pode ser facilitada graças ao seu ataque eficiente como mandante: foram 13 gols em 6 jogos.

Mas que o torcedor do Bahia não se deixe enganar pela média superior a 2 gols por partida jogando em casa. O desempenho doméstico do tricolor é apenas mediano, somando, nos mesmos 6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas – conseguindo apenas 10 pontos em 18 possíveis.

 

Acabou a boa fase?

Depois de uma série de 3 jogos sem perder – 1 a 0 no Botafogo, 0 a 0 com a Ponte Preta e 2 a 0 no favorito Grêmio –, o Avaí parecia ter encontrado o caminho dos bons resultados, até que o Coritiba (que vinha num momento muito ruim) cruzou seu caminho. O Leão da Ilha recebeu o Coxa na Ressacada na última quinta-feira pela 13ª rodada do Brasileirão e não consegui manter o bom desempenho que vinha apresentando.

Com a derrota de 4 a 1 imposta pelo Coritiba, o Avaí viu cair por terra sua primeira grande chance de fugir do Z-4 e agora vai precisar reconstruir todo o caminho buscando reencontrar os bons resultados. O que não vai ser fácil.

Dono do pior ataque do Campeonato Brasileiro, com apenas 8 gols, e uma das piores defesas – 17 gols sofridos – o Avaí é um time que não tem bom desempenho fora de casa: 2 vitórias e 5 derrotas até aqui, conquistando apenas 6 pontos em 21 possíveis.

As esperanças do time catarinense reacem sobre o goleiro Douglas Friedrich (emprestado pelo Corinthians) que atuou como um verdadeiro paredão contra Botafogo, Ponte Preta e Grêmio. Mas que, infelizmente, não foi feliz contra o Coritiba.

 

Prognóstico

Sem dúvida o Bahia tem muito mais condições de conquistar os 3 pontos do que o Avaí. Individualmente, a equipe baiana tem jogadores mais qualificados que podem decidir o duelo, enquanto que o Avaí rezará por uma boa atuação de seu goleiro e um acaso da sorte  – como aconteceu contra Botafogo e Grêmio – para sair-se vitorioso. Meu palpite: Bahia 2 x 0 Avaí.

 

Caneladas ao Vivo

E hoje estarei ao vivo no Twitter do Ganhador, a partir das 16 horas, acompanhando o duelo entre Chapecoense e São Paulo. Conto com a sua participação. Nos vemos por lá.

 

A Rodada e a programação da TV

Confira agora todos os jogos e os horários da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, 15 de julho

  • 19:00 – Corinthians 2 x 2 Atlético-PR (Premiere)

Domingo, 16 de julho

  • 11:00 – Palmeiras x Vitória (Premiere)
  • 16:00 – Vasco x Santos (Globo, Premiere)
  • 16:00 – Cruzeiro x Flamengo (Globo, Premiere)
  • 16:00 – Grêmio x Ponte Preta (Premiere)
  • 16:00 – Atlético-GO x Atlético-MG (Premiere)
  • 16:00 – Chapecoense x São Paulo (Globo, Premiere)
  • 19:00 – Coritiba x Fluminense (SporTV, Premiere)
  • 19:00 – Bahia x Avaí (Premiere)

Segunda-feira, 17 de julho

  • 20:00 – Botafogo x Sport (SporTV, Premiere)