Brasileirão Série A

Quem segura o Vasco? Gigante da Colina busca a quarta vitória consecutiva contra o Coritiba na 30ª rodada

Vasco Brasileirão 2017
Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Em compensação, o Coxa dá mostras de que pode evoluir no campeonato após a importante vitória sobre o Cruzeiro, que vinha em grande fase e é o atual campeão da Copa do Brasil

Sabemos que não se trata de corporativismo quando os treinadores brasileiros reclamam dos dirigentes que optam pela demissão dos técnicos sempre que um time vai mal. A falta de continuidade do famoso “projeto” é um mantra repetido entre os “professores” como a culpa pelo atraso do nosso futebol.

No entanto, em muitos casos, a troca no comando gera bons resultados em campo. O Vasco é um exemplo emblemático desta premissa. Desde que Zé Ricardo, que há pouco tempo havia sido desligado do Flamengo, assumiu o Gigante da Colina no lugar de Milton Mendes, o time deu um salto impressionante no Brasileirão. Do risco de um novo rebaixamento, que seria o quarto na história centenária do clube carioca, o time cruzmaltino, agora pensa em Copa Libertadores da América.

 

VASCO X CORITIBA

Na abertura da 30ª rodada, os vascaínos receberão o Coritiba, às 17h (horário de Brasília) do sábado (21), no Maracanã, quando há a expectativa de casa cheia. Afinal, o torcedor cruzmaltino voltou a sorrir e sonhar grande novamente. Depois de três vitórias consecutivas, a equipe carioca chegou aos 42 pontos na oitava posição, uma posição abaixo da faixa de classificação para a pré-Libertadores, que é fechada pelo Botafogo com 44.

Em tese, o próximo adversário do Gigante da Colina não causaria tanto temor. Até a última quarta-feira (18), o Coxa vinha muito mal. Em queda livre, a impressão que se tinha era de que os paranaenses não teriam forças para se livrarem da queda para a Série B. Eis que o triunfo sobre o poderoso Cruzeiro (1 a 0) resgatou um pouco da confiança no Alto da Glória. Afinal, ganhar do atual campeão da Copa do Brasil é um feito que pode alavancar a reação dos comandados de Marcelo Oliveira, que vinha ameaçadíssimo no cargo.

 

VASCO DE 2017 É O BOTAFOGO DE 2016?

A arrancada do Vasco rumo à Liberta em muito se parece com a história do Botafogo no Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião, o Glorioso lutava contra as últimas posições no turno. Para piorar, o técnico Ricardo Gomes deixou o Alvinegro e foi para o São Paulo. A diretoria do clube de General Severiano decidiu apostar no então auxiliar Jair Ventura, filho do Furacão da Copa de 70. Mas o medo do regresso à segunda divisão deu lugar à euforia. Em uma reação espetacular, com rendimento de campeão no returno, o Bota terminou o Brasileirão em quinto lugar e se classificou para a pré-Libertadores, logo após regressar da segunda divisão.

O roteiro vascaíno é muito semelhante. Percebam: luta na parte de baixo da tabela até pouco tempo, troca de treinador, retorno à Série A em 2017 e arrancada no segundo turno. Para que o sonho de regressar à principal competição futebolística das Américas continue vivo, os cruzmaltinos vão se apegar até às superstições, uma velha mania dos alvinegros.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

No Coxa, Getterson, Kleber e Alecsandro seguem fora por contusão, enquanto Tiago Real terá que cumprir suspensão depois de receber o terceiro cartão amarelo contra a Raposa. No Gigante da Colina, o zagueiro Anderson Martins é dúvida com dores no tornozelo. Quem está fora do jogo é Bruno Paulista (suspenso). As outras baixas são Luis Fabiano, Gilberto, Wagner, Escudero e Marcelo Mattos, ambos em recuperação de problemas físicos.

Vasco: Martín Silva, Madson, Paulão, Breno e Ramon; Andrey, Wellington, Mateus Vital, Nenê e Yago Pikachu; Andrés Rios – Técnico: Zé Ricardo.

Coritiba: Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Longuine e Baumjohann; Rildo e Henrique Almeida – Técnico: Marcelo Oliveira.

 

PALPITE

Vai ser difícil para qualquer time do Brasil derrotar o Vasco no Rio. A torcida cruzmaltina comprou a briga do time e vai junto com os comandados de Zé Ricardo até o fim, quando é grande a expectativa da volta à Libertadores. O Coritiba parece que acordou, mas não será páreo para o Gigante da Colina, que ganhará por um gol de diferença.

 

JOGOS DA 30ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Sábado, 21 de outubro

  • 17:00: Vasco x Coritiba

Domingo, 22 de outubro

  • 17:00 – Atlético-PR x Sport Recife
  • 17:00 – Bahia x Vitória
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-MG
  • 17:00 – Grêmio x Palmeiras
  • 17:00 – Santos x Atlético-GO
  • 17:00 – São Paulo x Flamengo
  • 19:00 – Chapecoense x Fluminense
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí

Segunda-feira, 23 de outubro

  • 20:00 – Botafogo x Corinthians

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

  1. Corinthians, 59 – Libertadores
  2. Grêmio, 50 – Libertadores
  3. Palmeiras, 50 – Libertadores
  4. Santos, 50 – Libertadores
  5. Cruzeiro, 47 – Libertadores
  6. Flamengo, 46 – Pré-Libertadores
  7. Botafogo, 44 – Pré-Libertadores
  8. Vasco, 42 – Copa Sul-Americana
  9. Atlético-PR, 38 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 38 – Copa Sul-Americana
  11. Fluminense, 38 – Copa Sul-Americana
  12. Chapecoense, 35 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 35 – Copa Sul-Americana
  14. Sport Recife, 36
  15. São Paulo, 34
  16. Vitória, 33
  17. Ponte Preta, 32 – Série B
  18. Coritiba, 31 – Série B
  19. Avaí, 31 – Série B
  20. Atlético-GO, 26 – Série B