Champions League

Que jogo! Em boa fase, PSG recebe Barcelona para colocar fim a histórico negativo na Champions League

Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Oitavas de finais do maior torneio de clubes do mundo terão início nesta terça com jogos incríveis; veja prognósticos

O torneio de clubes mais importante do mundo dará início à sua fase decisiva nesta semana. As oitavas de finais da Liga dos Campeões começarão com duelos importantes – e até alguns velhos conhecidos, como é o caso de Paris Saint German e Barcelona, que se encaram em Paris nesta terça (14). Atual campeão da competição, o Real Madrid medirá forças diante do Napoli no Santiago Bernabeu.

Mas abriremos essa análise falando do duelo que movimentará a capital da França. E parece praga, né? É só começar a fase de mata-mata da Champions que podemos aguardar por um encontro entre PSG e Barcelona. Esse confronto ocorreu em duas das últimas quatro edições do torneio – com sucesso dos espanhóis em ambas as ocasiões. Isso sem contar a temporada 2014/15 em que estiveram no mesmo grupo e cada um venceu um jogo. Mas tudo bem, afinal, é gostoso demais assistir a atletas de tão alto nível se enfrentando em um campeonato tão importante, concordam?

Como o jogo de ida será realizado em solo francês, eu diria que a maior chance do PSG parar o favorito Barcelona é fazendo um ótimo resultado em casa para depois se segurar no Camp Nou. Essa possibilidade se torna ainda mais viável se lembrarmos que alguns bons jogadores do Barça não poderão atuar, como é o caso de Javier Mascherano, Arda Turan e Aleix Vidal. A boa notícia para Luis Enrique é que ele terá a sua disposição a volta de Gegard Piqué e Rafinha, que fraturou o nariz, mas utilizará uma máscara para poder jogar.

O trio MSN anda afiadíssimo. Após alguns vacilos no Espanhol, Messi, Suarez e Neymar balançaram as redes no fim de semana, quando o Barça goleou o Alavés fora de casa por 6 a 0 e ficou a apenas um ponto do líder Real Madrid – apesar dos dois jogos a mais. Do lado do PSG, a equipe também parece estar vivendo um bom momento. A chegada de Draxler coloca uma sombra ao bom ataque formado por Lucas, Di María e Cavani. O brasileiro, aliás, vem desfrutando de uma fase goleador. Aos 24 anos, o brasileiro já anotou 14 tentos nesta temporada, sua melhor marca desde que chegou a Europa.

Com certeza será um duelo aberto e a expectativa é de grandes possibilidades de gols por se tratarem de duas equipes muito fortes ofensivamente. O Barça já anotou 20 gols em seis jogos de Champions, sendo o segundo melhor ataque, enquanto que o PSG balançou as redes em 13 ocasiões. Tomara que esse alto número de gols se repita na terça, afinal, é disso que a gente gosta! Leve vantagem para os franceses por atuarem em casa e o palpite é de 2 a 1 para os mandantes – depois, em casa, o Barcelona resolve essa parada.

.

Em Madrid

Quem se deu mal no sorteio dos confrontos foi o Napoli. Depois de se classificarem em primeiro no Grupo B, os italianos foram “premiados” com a chance de enfrentar simplesmente o atual campeão Real Madrid, que ficou em segundo no Grupo F, atrás do Borussia Dortmund. Acontece. O time de Maurizio Sarri terá que se superar na difícil missão de eliminar a equipe de Cristiano Ronaldo e companhia.

O momento do Napoli é bastante interessante e os italianos vêm de um longo período sem perder, incluindo uma vitória de 7 a 1 diante do Bologna e resultados expressivos como triunfo por 3 a 0 diante da Inter de Milão e 2 a 1 jogando fora de casa contra o Milan. Dos lados espanhóis a situação já não é o mar de rosas de outrora. É verdade que o time de Zinedine Zidane ainda lidera o Campeonato Espanhol com certa folga, mas a surpreendente eliminação para o Celta de Vigo na Copa do Rei não foi bem digerida.

Ainda assim, o Real pode ser considerado favorito ao menos para esse jogo de ida. O time de Zidane terá em campo Marcelo, que sofreu um estiramento no início do ano, mas já retornou aos gramados e inclusive atuou na vitória por 3 a 1 diante do Osasuna neste fim de semana. Palpite: vitória do Real Madrid também por 2 a 1 e o confronto ainda em aberto para o jogo da volta na Itália. O que você acha?

.

Confira os odds dos quatro jogos que acontecerão pela Champions League entre terça e quarta-feira:

  • Benfica (3.15) x (2.37) Borussia Dortmund – Empate 3.37
  • Paris Saint German (3.43) x (2.17) Barcelona – Empate 3.51
  • Bayern de Munique (1.50) x (6.90) Arsenal – Empate 4.50
  • Real Madrid (1.54) x (6.09) Napoli – Empate 4.54

.