Ligue 1

Qual o limite de Neymar e PSG, que venceram mais uma e seguem 100% no Francês?

Foto: AP Photo/Kamil Zihnioglu

Brasileiro não marcou nessa rodada, mas teve boa atuação novamente

PSG marca e Neymar vence mais uma no Campeonato Francês. Não seria nenhum absurdo ver esse título na matéria, afinal, o foco da Ligue 1 é ver o brasileiro desfilar nos gramados do país toda semana. Nesta 4ª rodada, o jogador não marcou, mas teve boa atuação e viu o time manter os 100%.

 

Nova vitória fácil

Pela quarta rodada seguida o roteiro se repetiu e o PSG atropelou um adversário do Francês. Até aqui, o triunfo mais modesto foi sobre o Amiens, por 2 a 0, quando Neymar ainda não jogava. Desde que o brasileiro entrou no time, foram goleadas de 3 a 0 sobre o Guingamp, 6 a 2 diante do Toulouse e novo 3 a 0, dessa vez contra o St. Etienne.

Acontece que esta vitória deixou ainda mais evidente a superioridade da equipe da capital francesa. Afinal, o massacre foi sobre um time que está na terceira posição e que chegava de três vitórias seguidas.

Nesta sexta-feira, quem ficou como o destaque foi Cavani, que marcou dois gols. O outro foi anotado pelo também brasileiro Thiago Motta.

 

Nada de ser o dono o time

Quando foi anunciado, Neymar chegou logo pegando a camisa 10 que era de Pastore. A versão oficial é que foi o próprio argentino que teve a iniciativa de ceder o número, mas se essa é a história verdadeira não dá para saber.

De qualquer forma, o jogo contra o St. Etienne mostrou que o brasileiro não terá a chave do clube e nem fará tudo o que quiser. Isso porque logo com 20 minutos de jogo, Cavani sofreu pênalti e Neymar até se aproximou para bater, mas o uruguaio segurou a bola e fez a cobrança.

A princípio, não teve nenhum atrito com a situação, porém, deixou claro que se o brasileiro quiser se destacar com números, não poderá contar com as penalidades. Essa é exatamente a diferença entre Neymar e Cavani na artilharia. O brasileiro é o terceiro entre os maiores marcadores, com três gols. Já o uruguaio aparece na liderança, com cinco bolas na rede, sendo que duas vezes foram através de cobranças de pênaltis. Por outro lado, o camisa 10 do PSG aparece como o líder de assistências da Ligue 1, com três passes para gol.

 

Monaco na disputa

Mesmo sem contar com Mbappe, que tem tudo para ser negociado com o PSG, o Monaco vem mostrando que vai ser um concorrente de peso. Diante dos feitos do rival, o clube botou o pé no acelerador e atropelou o Marseille, que também é um candidato a uma vaga na Liga dos Campeões.

Sem o jovem francês, Falcão é quem está assumindo o posto de destaque e marcou dois gols na goleada de 6 a 1.  O time jogou numa intensidade tão forte que logo no primeiro tempo já estava com 4 a 0 no placar.

 

Lyon perde chance

Apesar de não ser cotado para o título, o Lyon é um dos candidatos para uma vaga na próxima Liga dos Campeões. A equipe até vinha bem, ganhando as duas primeiras partidas, mas teve dois tropeços e não passou de empates com Bordeaux e Nantes. Este último foi o compromisso deste sábado, quando a equipe não aproveitou as oportunidades e mesmo com 16 finalizações não conseguiu tirar o 0 a do placar.

 

Surpresa não começa bem

Principal destaque da última temporada, quando chegou a liderar boa parte do primeiro semestre, o Nice não vem conseguindo repetir o feito nesta edição. Depois de ter conquistado apenas uma vitória em três jogos, a equipe foi dominada pelo modesto Amiens, que veio da Ligue 2, e caiu por 3 a 0. Com isso, apesar de ser cedo para afirmar, a tendência é que o time não passe do meio da tabela nesta temporada.

 

Demais resultados do Campeonato Francês

  • Caen 1 x 0 Metz
  • Dijon 2 x 1 Montpellier
  • Bordeaux 2 x 1 Troyes
  • Guingamp 2 x 0 Strasbourg
  • Angers 1 x 1 Lille

 

Classificação do Campeonato Francês 2017/2018

  1. PSG, 12 – Liga dos Campeões
  2. Monaco, 12 – Liga dos Campeões
  3. Etienne, 9 – Liga dos Campeões
  4. Lyon, 8 – Liga Europa
  5. Bordeaux, 8 – Liga Europa
  6. Marseille, 7
  7. Angers, 6
  8. Caen, 6
  9. Guingamp, 6
  10. Toulouse, 6
  11. Troyes, 4
  12. Montpellier, 4
  13. Lille, 4
  14. Strasbourg, 4
  15. Nantes, 4
  16. Dijon, 4
  17. Nice, 3
  18. Amiens, 3
  19. Rennes, 2
  20. Metz, 0