Brasileirão Série A

Prognósticos para Fluminense x Avaí e demais jogos da 28ª rodada do Brasileirão

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Tricolor carioca recebe o adversário de Florianópolis às 17h (de Brasília) de domingo (15) na pior situação recente que o clube já viu

Duas torcidas já sabem bem o que fazer neste domingo (15): roer as unhas e torcer para sua equipe se livrar do Z-4, a incômoda zona do rebaixamento. E uma dessas torcidas é a do Fluminense, que recebe o Avaí às 17h (de Brasília) no Maracanã com uma meta bem aquém dos dias de glória. O Tricolor hoje apenas lutar para seguir na Série A.

 

Flu sofre com os seus meninos

Uma das razões de tamanha queda de desempenho do clube nas últimas rodadas é a falta de reposição no elenco. O técnico Abel Braga tem na ponta da língua a explicação: “É muito mais difícil escalar o menino do que o adulto. E o Fluminense não tem dinheiro para contratar bons adultos, então preciso manter a tradição da equipe de revelar bons meninos”.

O drama da histórica equipe carioca é realmente dos mais sérios. Hoje, o time seria o primeiro a escapar do rebaixamento para a Série B em 2018. Está ocupando a 16ª colocação, com 32 pontos, apenas um a mais, por exemplo, do que o São Paulo que abre o Z-4 neste instante.

A torcida tricolor nem quer ouvir falar de rebaixamento. Depois de jogar até a Série C em 1999, o clube vinha em anos bem mais positivos, conquistando os Brasileiros de 2010 e 2012, mas a realidade é mesmo das piores. O time não ganha desde o final de agosto, e são quatro derrotas e dois empates desde então. Triste.

O alento que a torcida encontra nesta rodada é o que aconteceu contra o Avaí no primeiro turno, quando o Flu venceu com um contundente 3×0 em Florianópolis. Os gols foram de Henrique Dourado, Mascarenhas e Maicon (contra).

 

Avaí também atravessa pior fase recente

O clube catarinense demonstrou que teria chances de ficar na Série A, mas as últimas quatro rodadas foram cruéis com as ambições da equipe, com duas derrotas (nas últimas duas partidas) e dois empates.

O time sabe que faz um confronto direto dos mais agressivos contra o Fluminense. Em 18º no campeonato, o Avaí tem 30 pontos, enquanto o Flu, o 16º, tem 32.

“Vamos enfrentar um adversário de alto nível, que é sempre muito forte em sua casa, mas temos que quebrar essa sequência negativa na competição”, analisou o lateral-esquerdo João Paulo, um dos destaques da equipe. “Nós acreditamos muito na permanência do Avaí na Série A. Essa briga para fugir do rebaixamento está muito equilibrada e tudo pode acontecer até o fim do campeonato. Vamos lutar e acreditar até o fim, sem nenhuma dúvida.”

A situação atual tanto é inusitada que o Avaí chegou a liderar o Brasileirão contando apenas os pontos do returno, mas o desempenho do time despencou de uma maneira que pode mesmo custar a permanência na elite do futebol do país.

 

Palpite

O Fluminense esboçou evolução na partida do meio de semana contra o Flamengo. O 1×1 do Maracanã, mesmo palco da partida deste domingo (15), demonstrou que o time estava capacitado até mesmo para vencer o rival, pois saiu na frente e controlou a partida até mesmo os instantes finais, quando Réver encontrou o gol do empate aos 24 do segundo tempo.

Gustavo Scarpa e Marcos Júnior demonstraram bom futebol e levaram perigo ao gol de Diego Alves. É bastante provável que façam o mesmo – ou até melhor – neste domingo tão importante para o Tricolor obter um pouco de paz.

A paz também é cobiçada pelo Leão, como o Avaí é conhecido. Se o Flu deixou uma pontinha de esperança em sua torcida, o mesmo não dá para dizer do que o Avaí apresentou na rodada mais recente, quando o time perdeu em casa para o Vasco por 2×1.

O confronto demonstra equilíbrio e certa aflição com a possibilidade de os nervos entrarem mais em campo que a capacidade técnica de cada equipe. Mas é muito mais provável imaginar uma reação do Flu do que uma surpresa do Avaí. Cravamos um 2×1 para o time de Abel Braga neste domingo (15). E para você? Como será a partida realizada no Maracanã?!

 

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão da Série A 2017

Sábado, 14 de outubro

  • 19:00 – Vasco x Botafogo  – Palpite: Empate
  • 21:00 – São Paulo x Atlético-PR – Palpite: São Paulo

Domingo, 15 de outubro

  • 17:00 – Fluminense x Avaí – Palpite: Fluminense
  • 17:00 – Sport x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 17:00 – Atlético-GO x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Chapecoense x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Coritiba x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Bahia x Corinthians – Palpite: Corinthians

Segunda-feira, 16 de outubro

  • 20:00 – Santos x Vitória – Palpite: Santos