Copa Libertadores

Prognósticos para Atlético-PR x Santos e demais jogos das oitavas da Libertadores 2017

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Ambos os times chegam com muita força à Vila Capanema, palco diferente do habitual

A Libertadores da América 2017 vai começar de verdade nesta quarta-feira (5) com a fase preferida de todos os que acompanham os jogos da competição. A partir de agora, o mata-mata vai separar sempre as equipes que avançam de fase em um torneio duro e igualmente desejado – afinal, classifica o representante da América do Sul para a disputa do Mundial de Clubes, no fim do ano.

E é esta cara de “disputa extrema” que Atlético-PR e Santos chegam descansados e preparados. A última rodada do Brasileirão contou com titulares poupados de ambos os lados. O Santos apenas empatou por 1×1 com o Atlético-GO, enquanto o Atlético-PR chegou inclusive a perder por 1×0 para o Sport na Ilha do Retiro.

Ou seja: não será por más condições físicas que as duas equipes deixarão de fazer um jogo intenso nesta noite na Vila Capanema, estádio “escalado” pelo Atlético-PR para ser usado enquanto sua Arena da Baixada recebe a Liga Mundial de Vôlei.

   

ATLÉTICO-PR COM UM SUBSTITUTO CAMPEÃO

Se estão descansados e focados para esta quarta-feira, tanto Atlético-PR quanto Santos têm complicações moderadas para armar suas equipes. O Atlético-PR do técnico Eduardo Baptista – que começou a Libertadores treinando o Palmeiras – não vai poder contar com o zagueiro Wanderson, expulso nos instantes finais da vitória por 3×2 sobre a Universidad Católica, no compromisso decisivo da fase de grupos. Seu substituto já está definido. Será Paulo André, campeão da mesma competição há exatos cinco anos com o Corinthians de Tite.

   

SEMPRE SANTOS, DENTRO OU FORÇA DO ALÇAPÃO

O Santos também contou com uma notícia triste – mas para o seu departamento médico. O meia Vitor Bueno, de técnica e eficiência, não vai mais jogar até o fim do ano. Ele teve constatada uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Outra ausência já esperada é a do atacante Ricardo Oliveira, que segue recuperando sua forma física depois da lesão no tornozelo e da pneumonia que o tirou dos gramados há cerca de um mês. Zeca e Cléber têm situações parecidas e seguem sem atuar.

“O time que temos em mãos é bom o suficiente para buscar a vitória em qualquer lugar, contra qualquer adversário”, analisou o técnico Levir Culpi, que entende a empolgação da torcida do Santos com a expectativa por sua quarta conquista na competição. “O Santos tem uma história muito rica na Libertadores. Em vez de sentir pressão, precisamos ficar orgulhosos e motivados em defender este legado. É este o espírito que o time vai ter em Curitiba. Respeitamos o Atlético, é um rival de muita força, mas esta força também será a nossa nesta noite.”

Levir Culpi definiu a escalação de Jean Mota na lateral esquerda no lugar de Caju, que atuou no posto no último fim de semana.

As escalações das duas equipes no duelo brasileiro pelas oitavas-de-final da Libertadores 2017 são:

Santos – Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Bruno Henrique, Kayke e Copete. Técnico: Levir Culpi.

Atlético-PR – Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Lucho González; Douglas Coutinho, Nikão e Grafite (Éderson). Técnico: Eduardo Baptista.

   

PROGNÓSTICO

O Santos teve uma classificação mais suave na Libertadores – também pudera, sua chave foi mais fácil que a do “Furacão”. Basta ver o classificado que acompanhou cada um em seu grupo – a do Santos, foi o The Strongest. A do Atlético, o gigante San Lorenzo, da Argentina.

Tal dificuldade deixa o clube paranaense com a cara que a Libertadores exige, que é a de jamais se entregar e saber o que fazer com o adversário em todos os instantes da partida. É preciso reconhecer que a campanha do Atlético até aqui preza pelo espírito de luta e pela liderança incontestável de Lucho González, campeão da Libertadores há dois anos pelo River Plate.

As armas do Santos são a leveza do seu ataque e a dupla bastante eficiente no meio-campo com a contenção de Renato e a criação de Lucas Lima. Resumindo: o Santos tem mais talento, o Atlético tem mais raça. Está com cara de empate – para a gente, 1×1. E para você?

   

JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES 2017:

QUARTA-FEIRA, 5 DE JULHO

  • 19h15 – Atlético-PR x Santos – Palpite: Atlético-PR 1×1 Santos
  • 21h45 – Barcelona-EQU x Palmeiras – Palpite: Barcelona 0x2 Palmeiras
  • 21h45 – Jorge Wilstermann-BOL x Atlético-MG – Palpite: Jorge Wilstermann 2×2 Atlético-MG

QUINTA-FEIRA, 6 DE JULHO

  • 19h15 – The Strongest-BOL x Lanús-ARG – Palpite: The Strongest 1×1 Lanús
  • 21h45 – Nacional-URU x Botafogo – Palpite: Nacional 1×1 Botafogo
  • 21h45 – Emelec-EQU x San Lorenzo-ARG – Palpite: Emelec 1×0 San Lorenzo