Copa Sul-Americana

Prognóstico para Patriotas x Corinthians, jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana

Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Líder do Brasileirão, Alvinegro terá um desafio diferente nesta quarta, em plena altitude

Grande time do Campeonato Brasileiro depois de dez rodadas, o Corinthians do surpreendente técnico Fábio Carille vai ter um compromisso fora do normal nesta quarta-feira (28), quando abre sua participação na segunda fase da Copa Sul-Americana, competição que jamais conquistou. O Alvinegro vai escalar um time misto para enfrentar o Patriotas, da Colômbia, no Estádio La Independencia, na cidade de Tunja, que fica 2.800 metros acima do nível do mar.

   

UM CORINTHIANS CONSERVADOR

Diante da necessidade de encarar um adversário desconhecido em uma competição diferente da qual vem liderando, o Corinthians decidiu poupar os atletas com maior rodagem nesta temporada. O meia Jadson, o atacante Jô e o volante Maycon sequer viajaram com a equipe para a Colômbia – e o lateral Guilherme Arana, extenuado depois de longa sequência de partidas, vai ficar no banco de reservas, sendo substituído por Moisés.

A oportunidade tão esperada por jogadores como o volante Camacho e o centroavante Kazim será finalmente recebida nesta quarta na Colômbia. Ambos vinham figurando constantemente entre os reservas, mas sem receber chances, mediante a excelente fase dos titulares.

“Nosso elenco é qualificado e tem chances de manter a pegada do Brasileirão sim, com certeza”, analisou o zagueiro Pablo, titular da equipe na competição nacional e que vai atuar nesta quarta pela Sul-Americana. “As peças são trocadas, mas o funcionamento da equipe vai seguir da maneira como o técnico pede. Temos uma base e vamos utilizá-la sempre, pois esta é a cara do Corinthians neste ano. A torcida pode esperar todo o espírito de luta que ela sempre pede e que a gente sempre procura entregar.”

O zagueiro escalado pelo Corinthians para comentar a prévia desta partida reconhece também que a concentração da equipe vai fazer toda a diferença: “Foi o que permitiu que a gente tivesse um grande resultado no fim de semana no Sul, e se a gente quiser voltar da Colômbia com uma vitória, é certamente também aquilo que o time todo precisa colocar em campo em cada bola dividida.”

O Corinthians tanto está encarando esta partida de uma forma diferente do normal que está hospedado em uma cidade a 45 km do local da partida. É esta a distância entre Paipa, onde está a delegação, até Tunja, onde fica o estádio.

O time tampouco pretende passar mais tempo em Tunja depois do apito final. O Corinthians já tem o retorno previsto diretamente para Bogotá, de onde parte o voo que trará a equipe de volta a São Paulo nesta quinta-feira.

   

UM NOVATO PELO CAMINHO

O Patriotas é um time desconhecido no cenário internacional – e também no Brasil, é bom ressaltar. A equipe foi fundada em 2003 e encara esta partida contra o Corinthians como a mais importante da sua curta história de meros 14 anos até aqui.

A empolgação com a partida é tamanha que a equipe fez amplas reformas no Estádio La Independencia – caso contrário, o jogo precisaria ser disputado em outro lugar. Entre os itens trabalhados está a iluminação do campo, que terá um teste e tanto com esta partida transmitida para todo o continente.

O time do Patriotas também foi reforçado para esta fase da competição. Ninguém, porém, que seja habitual ao noticiário brasileiro. As grandes incorporações foram o volante Rafael Robayo, de grande experiência na Colômbia, e o centroavante argentino Kevin Genaro, que jamais jogou sequer em clubes intermediários em seu país.

As escalações de Patriotas e Corinthians pela Sul-Americana nesta quarta-feira serão:

Patriotas – Álvaro Villete; Jesús Murillo, Óscar Cabezas, Danilo Arboleda e Nicolás Carreño; Larry Vásquez, Rafael Robayo e Omar Vázquez; Carlos Mosquera, Mauricio Gómez e César Valoyes. Técnico: Diego Corredor.

Corinthians – Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel, Camacho, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Romero; Kazim. Técnico: Fábio Carille.

   

PROGNÓSTICO

O jogo da vida para o time da casa – e um jogo interminável para o visitante que não vê a hora de voltar para a sua casa, para seu país e para o campeonato que lidera com folga. É um pouco este o espírito do confronto desta quarta-feira. Entre o ânimo do Patriotas e o cansaço do Corinthians, um empate deve estar de bom tamanho para ambos. Cravamos 1×1. E seu palpite, qual é?

 

Jogos da segunda fase da Sul-Americana nesta semana:

QUARTA-FEIRA, 28 DE JUNHO

  • 19h15 – Defensa y Justicia-ARG x Chapecoense – Palpite: 2×0 Defensa
  • 21h45 – Patriotas-COL x Corinthians – Palpite: 1×1

QUINTA-FEIRA, 29 DE JUNHO

  • 19h15 – Ponte Preta x Sol de América-PAR – Palpite: 2×1 Ponte
  • 21h45 – Fluminense x Universidad Católica-CHI – Palpite: 1×0 Flu
  • 21h45 – Racing x Independiente de Medellín-COL – Palpite: 2×0 Racing