Brasileirão Série A

Prognóstico de Vitória x Vasco, jogo com grande favoritismo dos mandantes na 13ª rodada do Brasileirão

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Leão da Barra vem de bom triunfo fora de casa contra o Atlético-GO, enquanto o Gigante da Colina ainda se ressente da dolorosa e turbulenta derrota no clássico contra o Flamengo

Situação confortável. Eis uma sensação longe das realidades de Vitória e Vasco, que se encontrarão na 13ª rodada do Brasileirão 2017. O Leão da Barra, ao menos, terá o privilégio de atuar em casa contra o Gigante da Colina, em partida que acontece hoje (12), às 21h45 (horário de Brasília). A condição de visitante dificilmente é favorável, mas o cruzmaltino traz péssimas lembranças da última vez que atuou em São Januário, onde foi escrito mais um capítulo lamentável de violência no futebol brasileiro.

A realidade é que os vascaínos ainda não se refizeram da derrota para o arquirrival Flamengo, no último sábado (08), mas principalmente pelos atos de vandalismo que deixaram o estádio com inúmeras avarias e, infelizmente, uma pessoa veio a falecer durante a confusão entre as duas torcidas. O estádio foi previamente interditado e, por enquanto, não pode receber partidas nem mesmo com os portões fechados.

 

VITÓRIA X VASCO

Saindo da esfera judicial e focando apenas nas questões esportivas, o técnico do Vasco, Milton Mendes, conta com sérios problemas para escalar o time contra o Rubro-Negro baiano, já que três peças importantes no esquema estão fora por suspensão: o lateral-direito Gilberto, o zagueiro Paulão e o camisa 10 Nenê. Os substitutos imediatos são Madson, Jomar e Wágner, respectivamente. No entanto, Escudero e o veterano Éder Luís podem aparecer entre os 11 que entrarão em campo logo mais em Salvador.

Outro desfalque importante no time carioca é o centroavante Luís Fabiano, que enfrenta problemas no quadril e está fora por tempo indeterminado. Em compensação, o volante Jean volta de suspensão e assume a vaga até então ocupada de Bruno Paulista. Principal revelação do clube nos últimos anos, Douglas teve a venda para o Manchester City confirmada, ontem (11), em um transação que gira em torno dos 13 milhões de euros, e também não vai jogar.

Pelos lados do Vitória, o técnico Alexandre Gallo exige que a equipe tome a iniciativa do confronto. A baixa no Leão da Barra será o volante Willian Farias, que sofreu uma distensão no ligamento colateral do joelho direito e foi prontamente vetado. O provável substituto deve ser Uillian Correia.

 

HISTÓRICO RECENTE DO CONFRONTO ENTRE VITÓRIA E VASCO

Para satisfação do torcedor rubro-negro, informamos que o Vasco jamais venceu a representação baiana no Barradão, como perdeu todas as partidas que disputou no estádio pelo Brasileiro. O melhor resultado na casa do Vitória, também conhecida como Toca do Leão, foi o empate em 1 a 1 pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2009 – o Gigante da Colina ficou com a classificação por ter vencido por 4 a 0 na partida de ida, no Rio de Janeiro. Em 2017, o Rubro-Negro derrotou o time cruzmaltino, no Barradão, pelo placar mínimo, que custou a eliminação dos cariocas na Copa do Brasil – o jogo de ida, disputado em São Januário, terminou com o placar igualado em 1 a 1. Levando em conta os duelos oficiais, o último triunfo vascaíno sobre o Vitória aconteceu na 13ª rodada do Brasileirão de 2010.

 

Prováveis escalações:

VITÓRIA: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Ramon e Geferson; Yago, Uillian Correia, Carlos Eduardo e Cleiton Xavier; David e André Lima.
Técnico: Alexandre Gallo

VASCO: Martín Silva; Madson, Rafael Marques, Jomar e Ramon; Jean, Wellington, Yago Pikachu, Mateus Vital e Wagner (Escudero); Thalles.
Técnico: Milton Mendes

 

Palpite:

Caos, palavra que melhor define o momento do Vasco. A situação política do clube é crítica e o risco de ficar sem São Januário, onde o time conseguiu todos os resultados positivos até o momento no campeonato, colocam o Gigante da Colina à beira do abismo. Melhor para o Vitória, que aproveitará os desfalques e a instabilidade emocional do adversário para garantir mais três pontos na tabela – que podem ser fundamentais para tirar o Rubro-Negro do Z-4.

 

Demais jogos da 13ª rodada

A seguir, confira os demais jogos da 13ª rodada do Brasileirão 2017 (favoritos em negrito):

  • 12/07 – 19:30 – Atlético-MG x Santos – palpite: empate
  • 12/07 – 19:30 – Ponte Preta x Bahia
  • 12/07 – 21:00 – Fluminense x Botafogo – palpite: empate
  • 12/07 – 21:45 – Palmeiras x Corinthians
  • 12/07 – 21:45 – Atlético-PR x Cruzeiro
  • 13/07 – 19:30 – Flamengo x Grêmio
  • 13/07 – 19:30 – São Paulo x Atlético-GO
  • 13/07 – 19:30 – Sport Recife x Chapecoense
  • 13/07 – 21:00 – Avaí x Coritiba