Brasileirão Série A

Prognóstico de Botafogo e Atlético-GO pela 35ª rodada do Brasileirão; tudo ou nada para o Glorioso

Botafogo Brasileirão Série A
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Após as derrotas nos dois últimos jogos como mandante, Alvinegro precisa se recuperar contra o lanterna para não correr riscos de ficar fora da Libertadores de 2018

O Botafogo nunca esteve tão irregular na temporada 2017. Justamente na reta final do Campeonato Brasileiro, o Glorioso vem perdendo pontos em demasia na condição de mandante, quando levou três viradas no fim da partida, no estádio Nilton Santos. Se não tivesse perdido esses pontos que estiveram sob controle, o Alvinegro de General Severiano estaria cada vez mais perto de consolidar uma das vagas na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Hoje, o Bota ocupa a sexta posição, que garante presença, ao menos, na fase preliminar da principal competição futebolística da América do Sul.

 

RODADA 35: BOTAFOGO X ATLÉTICO-GO

Pela 35ª rodada do Brasileirão, o Fogão recebe o Atlético-GO, um lanterna que tem pautado suas atuações pela dignidade. Além de vender caro as derrotas, o Dragão já tirou pontos, inclusive, do Corinthians, em pleno Itaquerão. Na última rodada, em Goiânia, o Rubro-Negro ganhou do Sport Recife por 2 a 0 e fez o time pernambucano estacionar no Z-4. Apesar do resultado positivo, os atleticanos seguem na última colocação do campeonato e podem ter o rebaixamento decretado já neste meio de semana – desde que a equipe saia derrotada, no Rio, e o Vitória empate com a Chapecoense, na Arena Condá.

Nesta quinta-feira (16), às 20h (horário de Brasília), os dois clubes se enfrentarão no estádio Nilton Santos, onde o Botafogo pouco tem se aproveitado o fator casa. Só para se ter uma ideia, os comandados de Jair Ventura perderam os dois últimos jogos como mandantes – Fluminense 2 a 1 e, mais recentemente, Atlético-PR 1 a 0. Fora os seis pontos desperdiçados, o Glorioso levou viradas impressionantes de São Paulo, que perdia por 3 a 1 até os 37 minutos do segundo tempo, e Vitória, que marcou dois gols nos acréscimos e venceu por 3 a 2.

Para não colocar em risco a temporada de 2018 – quando a classificação para a Libertadores é fundamental, principalmente pelo retorno financeiro, em um ano em que as finanças alvinegras estarão seriamente comprometidas –, a conquista dos três pontos diante do Dragão é encarada como obrigação em General Severiano. No turno, houve empate em 1 a 1, no estádio Olímpico de Goiânia.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES DE BOTAFOGO X ATLÉTICO-GO

Apesar da volta de Igor Rabello à zaga, após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Sport Recife, o Bota pode ter a baixa do lateral-esquerdo Victor Luís, que deixou o campo contra o Furacão, no último sábado (11), com uma entorse no tornozelo. Caso não tenha condições, Gilson é o providencial substituto.

Sem problemas disciplinares, o Dragão deve ir a campo com a mesma formação que bateu o Leão da Ilha do Retiro, no último domingo (12).

Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís (Gilson); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Marcos Vinícius (Leo Valencia); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Brenner. Técnico: Jair Ventura

Atlético-GO: Kléver; Marcão Silva, William Alves, Gilvan e Breno Lopes; André Castro; Igor, Ronaldo, Andrigo e Jorginho; Diego Rosa. Técnico: João Paulo Sanches

 

PALPITE

Vencer ou vencer. Eis o lema do Botafogo contra o Atlético-GO. A cota de tropeços já passou, assim como a paciência da torcida chegou ao limite. Uma derrota para o lanterna, em casa, praticamente decretaria o fim do sonho de regressar à Copa Libertadores em 2018. Por isso, a expectativa é grande por um Alvinegro menos apático e com mais entrega em campo. No sufoco até o último minuto, o Glorioso sairá de campo com a vantagem do placar mínimo.

 

JOGOS DA 35ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2017

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17:00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Palpite: empate
  • 19:30 – Cruzeiro x Avaí – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: Grêmio
  • 21:45 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians campeão
  • 21:45 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: empate

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Chapecoense
  • 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Bahia
  • 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: empate

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

  1. Corinthians, 68 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos)
  2. Grêmio, 58 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  3. Palmeiras, 57 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  4. Santos, 56 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  5. Cruzeiro, 54 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  6. Botafogo, 51 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  7. Flamengo, 50 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  8. Vasco da Gama, 49 – Copa Sul-Americana
  9. Bahia, 46 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 46 – Copa Sul-Americana
  11. São Paulo, 45 – Copa Sul-Americana
  12. Atlético-PR, 45 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 44 – Copa Sul-Americana
  14. Fluminense, 43
  15. Coritiba, 40
  16. Vitória, 39
  17. Sport, 36 – Série B
  18. Ponte Preta, 36 – Série B
  19. Avaí, 35 – Série B
  20. Atlético-GO, 30 – Série B