Brasileirão Série A

Prognóstico de Avaí x Corinthians: Timão tem tudo manter distância de oito pontos na liderança

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Mesmo na condição de visitante, Alvinegro de Parque São Jorge conta com a extensa invencibilidade e momento iluminado contra o instável time catarinense

Será o Avaí o time a quebrar a maior série invicta do Corinthians em 60 anos? Difícil, mas não impossível. Ainda mais porque o Leão da Ressacada se notabilizou como uma espécie de “Robin Hood” do Brasileirão. Quando ninguém esperava, o Alviazul venceu Botafogo e Grêmio, quando ambos jogavam em casa, pelo placar de 2 a 0. Em duelo marcado às 21h (horário de Brasília) de hoje (19), o Timão será o visitante, já que a partida acontecerá em Florianópolis.

 

AVAÍ X CORINTHIANS

Para piorar as coisas para o lado avaiano, o técnico corinthiano Fábio Carille terá o retorno de duas peças importantíssimas no esquema responsável pela invejável campanha do time na Série A. Após cumprirem suspensão contra o Atlético-PR, no último sábado (15) – partida que terminou empatada em 2 a 2 –, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meia Rodriguinho estão escalados. Arana foi o grande nome do Alvinegro de Parque São Jorge no triunfo contra o arquirrival Palmeiras na semana passada.

O único desfalque de Carille continua sendo o zagueiro Pablo, que segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita. Porém, ele ainda será reavaliado e conta com chances de ser relacionado. Com isso, Pedro Henrique deve permanecer ao lado do paraguaio Balbuena na defesa. Aliás, o Corinthians terá um bom motivo para se sentir um pouco em casa no estádio da Ressacada, já que todos os 2.700 ingressos reservados aos visitantes foram vendidos.

Com relação aos mandantes, o técnico Claudinei Oliveira conta com os retornos do volante Judson e do meia Juan, que cumpriram suspensão no empate diante do Bahia (1 a 1) na Fonte Nova. No meio, o volante Luan tem uma lesão no músculo posterior da coxa, mas ainda pode ser relacionado contra o Timão. Ele passará por reavaliação médica. Quem também deve regressar ao Avaí é o veterano meia Marquinhos, que sofre com problemas no quadril. A expectativa é que o jogador fique ao menos no banco de reservas.

Mas o que realmente preocupa o treinador do Leão é o péssimo aproveitamento em seus domínios. Das três vitórias do Avaí no Campeonato Brasileiro deste ano, apenas uma foi obtida na Ressacada – diante do Sport Recife na 4ª rodada. Nas outras cinco partidas em que teve o mando de campo, os catarinenses empataram com Vitória, Flamengo e Ponte Preta e foram derrotados por Fluminense e Coritiba. Resumindo, o Alviazul conquistou 33% dos pontos em Florianópolis. Muito pouco para quem terá a dura missão de encarar o líder do campeonato.

 

A INCRÍVEL INVENCIBILIDADE DO CORINTHIANS NA GESTÃO CARILLE

E o Timão tem mais um ingrediente para buscar ao menos um empate contra o Avaí. Se não for derrotado em Santa Catarina, o Corinthians irá alcançar 29 jogos de invencibilidade em 2017, rendimento que se equipara à terceira maior série sem perder do clube, atingida em 1956. Em 1957, o Alvinegro de Parque São Jorge ficou invicto em 37 confrontos. O revés mais recente dos corinthianos foi para a Ferroviária no Paulistão, no dia 19 de março, pelo placar de 1 a 0.

 

HISTÓRICO DO EMBATE ENTRE AVAÍ E CORINTHIANS

  • Jogos disputados: 10
  • Vitórias do Corinthians: 4
  • Vitórias do Avaí: 3
  • Empates: 3

 

Prováveis escalações:

AVAÍ: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Lucas Otávio (Luan), Juan e Judson; Júnior Dutra, Joel (Willians) e Rômulo (João Paulo).
Técnico: Claudinei Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô.
Técnico: Fábio Carille

 

Palpite:

Todas as estatísticas – sejam elas relacionadas a histórico, momento atual ou dificuldade do Avaí de vencer em casa – mostram amplo e inquestionável favoritismo do Corinthians para derrotar o Leão e consolidar-se ainda mais na liderança do Brasileirão. Alguém duvida? O Timão não tem craques, mas Carille criou uma máquina de construir bons resultados com eficiência e entrega. Não vai dar para os mandantes logo mais.

 

Partidas da 15ª rodada do Brasileirão 2017 (favoritos em negrito):

  • 19/07 – 19:30 – Vitória x Grêmio
  • 19/07 – 19:30 – Santos x Chapecoense
  • 19/07 – 21:00 – Avaí x Corinthians
  • 19/07 – 21:00 – Ponte Preta x Coritiba – palpite: empate
  • 19/07 – 21:45 – Flamengo x Palmeiras
  • 19/07 – 21:45 – São Paulo x Vasco – palpite: empate
  • 19/07 – 21:45 – Atlético-MG x Bahia
  • 20/07 – 19:30 – Fluminense x Cruzeiro – palpite: empate
  • 20/07 – 20:00 – Sport Recife x Atlético-GO
  • 20/07 – 21:00 – Atlético-PR x Botafogo