Carioca

Pressionado, Vasco luta por sobrevivência na Taça Rio contra o Boavista – veja os prognósticos

Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br / Reprodução

Técnico Milton Mendes tenta dar fim aos altos e baixos da equipe; Botafogo é outro que precisa vencer para não ficar de fora das semifinais do segundo turno.

Já imaginou ser desclassificado de uma fase, mas continuar na competição? Pode soar muito estranho – e na verdade é -, mas no regulamento esdrúxulo do Campeonato Carioca, tudo pode acontecer. Fora da zona de classificação para as semifinais da Taça Rio, Vasco e Botafogo podem carimbar vaga no mata-mata geral mesmo se forem eliminados do segundo turno. Está confuso? É para ficar, mas vamos tentar explicar aqui!

 

Vasco x Boavista

Com seis pontos e a quarta colocação no Grupo C, o Vasco precisa somar pontos se quiser seguir na Taça Rio. Mesmo se mantiver o mau repertório, pode garantir acesso à semifinal do Carioca, que será disputado pelos campeões dos dois turnos e pelos dois melhores clubes no somatório das pontuações das duas fases. E onde entraria o cruz-maltino, caso ficasse pelo caminho no segundo turno? Como segundo melhor colocado – isso se continuar somando pontos -, já que o Fluminense já está classificado por ter vencido a Taça Guanabara e o Flamengo, por liderar o ranking (25 pontos).

O Vasco terá pela frente o Boavista, que conta com quase um time repleto de ex-cruzmaltinos. Além do técnico Joel Santana, com rica história em São Januário, 10 atletas do clube já vestiram o manto da equipe com origem lusitana, como Rafael, Anderson Luiz, Renato Silva, Christianno, Thiago Silva, Filipe Gomes, Marquinho Alves, Fellype Gabriel, Mosquito e Leandrão. Será que teremos a “lei de ex”?

Palpite: sem Luís Fabiano, expulso no clássico contra o Fla e ainda denunciado por empurrar o árbitro da partida, podendo pegar um gancho de até 180 dias, os vascaínos apostam na referência Nenê e em Pikachu, este o artilheiro da equipe na era do novo técnico, anotando dois dos três gols. A fase do Vasco não é definitivamente das melhores e, por isso, um empate ocorrer. Vale lembrar que o Boavista é o quarto no Grupo B, com mesmo número de pontos do vice-líder Nova Iguaçu (sete), e luta para continuar na Taça Rio.

Odds: Vasco (1.44) x Boavista (6.50); empate (4.00)

 

Portuguesa-RJ x Botafogo

Palpite: assim como o Vasco, o Botafogo não tem feito um Carioca satisfatório. Eliminado na primeira fase da Taça Guanabara, o alvinegro é o terceiro na chave (C) e tem que somar pontos para chegar à fase acumulada. A equipe ainda pode ir à semi como campeão da Taça Rio ou como segundo colocado no geral. Para isso, encara a Portuguesa, fora de casa, e só a vitória interessa.

Palpite: com reforços de quatro importantes jogadores – Camilo, Airton, Emerson Silva e Bruno Silva, o Fogão tem tudo para bater a lusa carioca, que surpreendentemente ocupa a segunda posição no outro grupo.

Odds: Portuguesa (6.00) x Botafogo (1.50); empate (3.80)

 

Volta Redonda x Flamengo

Palpite: já classificado para o Carioca (mata-mata que reúne os melhores da Taça Guanabara e Taça Rio), o Flamengo não deve fazer muito esforço neste meio de semana diante do Volta Redonda, no Vale do Paraíba. Com importante compromisso no domingo – Fla-Flu – , o Urubu deve poupar jogadores para ter força máxima e se vingar da final passada contra o Tricolor.

Palpite: invicto nesta fase, o Fla deve manter a sequência positiva com mais uma vitória. Sem Diego e Paolo Guerrero, a esperança de gols fica por conta de Leandro Damião, que tem entrado bem quando o peruano está fora.

Odds: Volta Redonda (3.80) x Flamengo (1.80); empate (3.60)

 

Madureira x Fluminense

Palpite: um dos jogos mais interessantes da quinta rodada envolve Madureira e Fluminense, que já se conhecem muito bem. Se você não se lembra, o Tricolor derrotou o clube da Zona Norte do Rio nas semis da Taça Guanabara. O resultado abriu caminho para a conquista do torneio posteriormente, em final contra o Flamengo.

Palpite: sem nada a perder, o técnico Abel Braga também deve segurar alguns atletas no banco de reservas. Isso pode até incluir o clássico de domingo, já que na próxima semana o Flu joga a Copa Sul-Americana, considerada a prioridade da equipe na temporada, contra o Liverpool-URU.

Se o jogo não tem tanta importância para os tricolores, para o Madureira, do experiente atacante Souza, ele é diferente. Assim como aprontou o Nova Iguaçu na segunda rodada, o Madureira pode fazer o mesmo. Vale lembrar que a equipe já derrubou o Botafogo no Carioca deste ano e uma vitória ganharia fácil o prêmio de zebra da rodada.

Odds: Madureira (7.00) x Fluminense (1.40); empate (4.20)

 

Jogos da quinta rodada da Taça Rio:

  • 29/03 – 15:30: Resende (2.25) x Nova Iguaçu (2.90); empate (3.25)
  • 29/03 – 16:00: Madureira (7.00) x Fluminense (1.40); empate (4.20)
  • 29/03 – 21:45: Volta Redonda (3.80) x Flamengo (1.80); empate (3.60)
  • 30/03 – 15:30: Bangu (2.20) x Macaé (3.10); empate (3.20)
  • 30/03 – 19:30: Portuguesa (6.00) x Botafogo (1.50); empate (3.80)
  • 30/03 – 21:30: Vasco (1.44) x Boavista (6.50); empate (4.00)