Copa Libertadores

Pressionado, Santos vai ao Peru querendo vitória em estreia da Libertadores para espantar crise

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Além da equipe comandada por Dorival Junior, Grêmio também fará sua estreia no torneio nesta quinta, diante do Zamora.

Mais dois brasileiros farão suas estreias na Taça Libertadores da América nesta quinta-feira (9). Enquanto o Santos vai ao Peru para encarar o Sporting Cristal, o Grêmio viaja à Venezuela para medir forças com o Zamora. Pelo atual momento que vive a equipe da Baixada Santista, com muita pressão fora de campo e resultados aquém do esperado dentro dele, o desafio maior deve ser dos comandados de Dorival Junior, que antes mesmo de estrearem já sentem a pressão por uma boa campanha no torneio mais importante do continente sul-americano.

 

Santos pressionado

Pelas bandas do CT do Rei Pelé parece até que virou moda. No último dia 23 de fevereiro, um grupo de torcedores organizados invadiram o local durante um treinamento para cobrar jogadores e comissão técnica. Desta vez, após a derrota para o Corinthians no clássico válido pelo Paulistão por 1 a 0, foi outra organizada que esteve no Centro de Treinamentos para conversar com os profissionais que trabalhavam – desta vez, ao menos, o encontro foi previamente marcado.

O clima não é bom para o Peixe, que é o único dos grandes paulistas a não aparecer entre os classificados para a segunda fase do regional se o campeonato terminasse hoje – está em terceiro no Grupo D, com 10 pontos em sete jogos. Mas é hora de esquecer o Paulistão e partir para algo maior, que é a Liberta.

Para a estreia diante do Sporting Cristal, há grandes chances do atacante Vladimir Hernandéz finalmente vir a fazer a sua primeira partida oficial com a camisa do Santos. O colombiano, no entanto, não deve ser titular, mas nomes de peso como Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira deverão estar entre os 11 que iniciarão o duelo que marcará a volta do Peixe à competição após cinco anos sem conseguir uma classificação entre os representantes brasileiros.

A situação é completamente inversa ao Sporting Cristal. Presença garantida em todas as edições da Libertadores desde 2013, a equipe peruana também é sinônimo de campanha pífia no torneio. Apesar de ter chegado a um vice-campeonato em 1997, quando perderam para o Cruzeiro, os ‘cervejeiros’ não avançaram para as oitavas de finais em nenhuma das últimas quatro participações.

Palpite: Mesmo vivendo esse momento conturbado e com a desconfiança e pressão da torcida, o Santos contará com jogadores que até aqui não haviam atuados juntos e, obviamente, possui uma equipe com muito mais qualidade do que os peruanos. Pode ser que a ansiedade pela estreia e o estádio adverso atrapalhem, mas os atletas do time paulista são experientes e capazes de passar por cima disso para trazer pontos do Peru. Uma vitória do Peixe não surpreenderia, mas visto as características que cercam o confronto, o empate é o resultado mais provável.

 

Grêmio desfalcado

O problema do Grêmio para o seu debute na Liberta está muito mais dentro do elenco do que fora dele. Atuando diante do pouco tradicional Zamora, da Venezuela, a equipe comandada por Renato Gaúcho teve que lidar com uma lesão que não estava nem um pouco nos planos do treinador. Pedro Geromel, principal zagueiro da equipe e com presença constante na seleção brasileira, fraturou a costela durante o Gre-Nal e ficará fora dos gramados por tempo indeterminado. Por conta disso, a diretoria tricolor já foi atrás de Bruno Rodrigo, que deixou o Cruzeiro, mas o baque deve ser sentido.

Ainda mais porque nessa estreia o Grêmio também não poderá contar com Maicon, que sentiu um desconforto muscular na panturrilha. Todo remendado, há pelo menos uma boa notícia: Kannemann treinou em separado e deverá viajar para a Venezuela com alguma esperança de poder atuar no primeiro jogo do tricolor no Grupo 8 da Libertadores.

Apesar de ser o atual campeão da Venezuela, o Zamora não apresenta grandes riscos e, se somarmos as três participações anteriores na Libertadores, conquistou apenas duas vitórias. Palpite: as várias baixas da equipe de Renato Gaúcho com certeza serão sentidas, mas o Grêmio tem que se impor mesmo fora de casa para trazer a vitória do solo venezuelano.

 

Jogos de de quinta-feira na 1ª rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América:

  • Qui (09/03) – 19:30 – Zamora (4.48) x (1.91) Grêmio – Empate 3.31
  • Qui (09/03) – 21:00 – Lanus (1.66) x (6.70) Club Nacional – Empate 3.60
  • Qui (09/03) – 21:00 – The Strongest (1.74) x (5.83) Santa Fé – Empate 3.54
  • Qui (09/03) – 21:45 – Sporting Cristal (2.99) x (2.58) Santos – Empate 3.25

 

Como apostar na futebol 2021