Premier League

Premier League chega ao fim com duas vagas na Champions em disputa; veja prognósticos

Foto: Alex Livesey/Getty Images

Manchester City e Liverpool são favoritos, mas Arsenal ainda tem esperanças

Que o Chelsea é o campeão e o Tottenham o segundo colocado, disso já sabemos. Que Hall City, Middlesbrough e Sunderland estão rebaixados, também já sabemos. Falta a definição, então, das duas últimas vagas inglesas na Liga dos Campeões da Europa.

Os jogos de Manchester City, Liverpool e Arsenal são os que importam na última rodada da Premier League, às 11h de domingo. Mas é bom lembrar que os times recebem o dinheiro da TV a cada temporada em função da classificação no campeonato anterior. Nenhum jogo será moleza, sempre tem alguém jogando por alguma coisa na Inglaterra – nem que seja orgulho.

O City tem 75 pontos e saldo de +36 gols. O Liverpool está em quarto, com 73 pontos e saldo de +33. O Arsenal é o quinto, com 72 pontos e saldo de +31. O Manchester United, em sexto, ficou para trás, mas pode ser um quinto elemento inglês na Champions se for campeão da Europa League – fará a final contra o Ajax.

 

WATFORD X MANCHESTER CITY

O City só fica fora da Champions por uma tragédia. Se perder, Liverpool ganhar, Arsenal ganhar e ainda descontar os cinco gols de saldo que tem a menos que o time de Guardiola. Melhor não esperar nada dos outros.

Então ao Manchester City basta vencer para acabar a Premier em terceiro e se garantir logo na fase de grupos da Champions. O adversário é o Watford, que vem de cinco derrotas seguidas. Boa vítima para Gabriel Jesus, que fez seis gols em nove partidas com o City e quer acabar a primeira temporada em alta.

Prognóstico: Watford 0 x 2 Manchester City

 

LIVERPOOL X MIDDLESBROUGH

O Liverpool foi um leão contra os grandes e um gatinho contra os pequenos ao longo da temporada. Deu uma demonstração de força ao, jogando contra a parede, fazer 4 no West Ham na rodada passada. Basta evitar um último tropeço, em casa contra o já rebaixado Middlesbrough, para cumprir o objetivo da temporada e ficar no G4. O problema é que tropeçar em casa foi o que o Liverpool fez em seus últimos três jogos.

Se vencer o Middlesbrough, o Liverpool se garante pelo menos em quarto lugar, com vaga na fase prévia da Champions – pode ser terceiro, caso ganhe por três gols de diferença e o City só empate. O que o Liverpool não pode é tropeçar, pois neste caso pode ser ultrapassado pelo Arsenal.

O Middlesbrough ganhou o primeiro jogo que fez fora de casa (contra o Sunderland, que acabaria o campeonato em último). Depois disso, foram sete empates e dez derrotas fora. Dos últimos 11 jogos fora, o time fez gol em apenas dois.

Prognóstico: Liverpool 4 x 0 Middlesbrough

 

ARSENAL X EVERTON

O Arsenal é quem tem a situação mais difícil e deve ficar fora da Champions pela primeira vez em 20 anos. Precisa ganhar do Everton, sétimo colocado, e torcer ou para o Liverpool não vencer ou para o Manchester City perder (e ainda tirar um saldo de cinco gols a menos que o City).

Convenhamos, situação para lá de complicada. Foram quatro vitórias nos últimos quatro jogos, mas o Arsenal acordou tarde na temporada. O torcedor já está pensando mais na final da Copa da Inglaterra, contra o Chelsea, encerrando a temporada no outro fim de semana. O Everton não vence fora de casa desde janeiro.

Prognóstico: Arsenal 2 x 1 Everton