Brasileirão Série A

Pontos corridos ou mata-mata? Chapecoense e Vitória fazem confronto direto para fugir do rebaixamento

Chapecoense Brasileirão 2017
Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

Partida abre a quinta-feira com um duelo às 20h (de Brasília) na Arena Condá   

A 35ª rodada do Brasileirão por pontos corridos vai ter uma característica diferente para Chapecoense e Vitória, equipes que se enfrentam às 20h (de Brasília) desta quinta-feira (16) na Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina. A Chape está na 13ª colocação, com 43 pontos, enquanto o Vitória ocupa a 16ª posição de momento, com 39. A distância de apenas quatro pontos entre as duas equipes mostra que este é um confronto direto para se acompanhar em muitos detalhes na luta que ambas atravessam para escapar da Série B.

 

Chape é empurrada por boa fase

O Verdão de Santa Catarina oscilou bastante durante este Brasileirão, mas o momento da equipe é ótimo. São seis rodadas sem perder, e neste período o retrospecto da equipe é de três vitórias e três empates. A última rodada, então, foi daquelas para encher o torcedor de ânimo: a Chape bateu simplesmente o poderoso Santos, no Pacaembu, com um 2×0 que não deixou dúvidas sobre o futebol eficiente praticado pelos comandados do técnico Gilson Kleina – que tem mostrado os mesmos méritos que exibiu em equipes de mais camisa como Palmeiras e Coritiba.

O grande mérito desta Chape é o equilíbrio. É um time que faz tudo parecer simples. O recorte dessas seis últimas partidas é bem claro para comprovar isso: a equipe marcou 10 gols e sofreu apenas a metade disso – cinco -, atuando da maneira compacta que o treinador sempre pede.

O alerta de Kleina agora passa pela capacidade de se concentrar durante os 90 minutos: “O Vitória está em uma situação difícil e vai nos atacar o tempo todo. Enfrentar um competidor assim é arriscado, e o jogo deve ser extremamente duro”, afirmou o treinador. “Estamos perto de atingir nosso objetivo, que é assegurar os pontos necessários para nos deixar na Série A, e se isso realmente ocorrer, podemos pensar em metas mais avançadas. A equipe está respondendo bem, e isso é o que importa para o torcedor.”

 

Vitória sofre para armar o time

Que situação, a do técnico Vagner Mancini. Ele abriu o Brasileirão justamente no comando da Chapecoense, e agora encara o ex-clube com a necessidade de ganhar para fugir da Série B.

A situação do Vitória é bastante complicada. O time tem a vantagem de estar fora do Z-4 neste instante, mas a proximidade com os demais é bastante grande para se desconsiderar a dureza do momento. O Vitória tem 39 pontos até aqui. O time que está em seus calcanhares, o Sport, soma 36.

Além da tabela de pontos, a impossibilidade de repetir o time é algo que também dificulta o trabalho do treinador. O Vitória já tem dois desfalques certos para a partida da Arena Condá.

Expulso no 1×1 contra o Grêmio, o volante Fillipe Soutto está suspenso e não atua, assim como o zagueiro Kanu, que levou o terceiro amarelo.

A boa notícia para Mancini é o retorno de três jogadores. O volante Uillian Correia e o meia Yago, que já cumpriram suas suspensões, estão de volta. O zagueiro Wallace também está apto – ele não atuou contra o Grêmio por ser ex-jogador do clube gaúcho e por ter uma cláusula que impedia sua participação. Como os jogadores entram e saem a todo momento, fica impossível estabelecer um padrão para a equipe.

 

Palpite

A Chape atravessa um momento muito mais positivo. A situação da equipe na tabela chega a ser até menos importante que a atual fase, de seis jogos sem perder. De todas as 20 equipes do Brasileirão, nenhuma outra está sem perder há tanto tempo.

Tal otimismo deve ser de enorme contraste com a necessidade de ganhar que o Vitória vai exibir durante a partida. O desespero baiano é, de fato, bastante diferente da forma tranquila de se levar o jogo por parte da Chape. Esta boa fase tem tudo para ser ampliada: imaginamos um 2×1 bem natural para os catarinenses, que estão merecendo ficar na Série A por mais um ano.

 

Jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17:00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Palpite: Ponte Preta
  • 19:30 – Cruzeiro x Avaí – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: Empate
  • 21:45 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Chapecoense
  • 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Santos
  • 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: Flamengo