Brasileirão Série A

Ponte Preta x Vasco pela 19ª rodada do Brasileirão: Macaca tem tudo para ultrapassar os cariocas

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

A um ponto do Z-4, Macaca quer jogar a banana para o Gigante da Colina, que não vence há dois jogos

Ponte Preta e Vasco se encontram no fim do primeiro turno do Brasileirão 2017. Às 19h (horário de Brasília) do domingo (06), as duas equipes medem forças no estádio Moisés Lucarelli. Ambos vêm de derrota na rodada anterior. Com 23 pontos, o Gigante da Colina caiu para a nona posição. Com dois pontos a menos, a Macaca é a 15ª colocada. Porém, os campineiros têm um jogo a menos, já que a partida contra o Fluminense (17ª rodada) foi adiada em função da morte trágica do filho do técnico Abel Braga.

 

PONTE PRETA X VASCO

A derrota para o Vitória por 3 a 1 na última quarta-feira (02), no Barradão, interrompeu a boa sequência de três triunfos dos campineiros (dois pelo Brasileirão e o outro pela Sul-Americana). No entanto, em casa, a expectativa é que a equipe comandada por Gilson Kleina se sobressaia diante dos vascaínos, que perderam seus dois últimos compromissos com atuações muito ruins – em um claro ressentimento pela falta de dois de seus melhores atletas: Douglas, negociado com o Manchester City, e Nenê, afastado do grupo e perto de se desligar do clube.

Um resultado positivo da Ponte representaria uma ultrapassagem sobre o Vasco na tabela, que pode terminar o turno mais perto da zona de rebaixamento. Aliás, o Z-4 é um pesadelo para os cruzmaltinos. Nos últimos dez anos, os cariocas caíram de divisão em três ocasiões. Portanto, a possibilidade de uma nova queda é sempre um fantasma pelos lados de São Januário, ainda mais com a dificuldade de investir em reforços e a perda do mando de campo depois dos tumultos no clássico contra o Flamengo – faltam três duelos como mandante para o fim da punição imposta pelo STJD.

 

Histórico do confronto

Ponte e Vasco mediram forças em 36 ocasiões ao longo da história, contando apenas partidas oficiais. O clube do Rio de Janeiro conta com quase o dobro de vitórias, quando se deu bem em cima dos campineiros em 13 compromissos. Já a Macaca se impôs em sete jogos, além de 16 empates, o resultado mais recorrente no duelo. Como o Gigante da Colina disputou a Série B no ano passado, os últimos encontros entre ambos aconteceram no Brasileirão de 2015, quando houve um triunfo para cada lado como visitante.

 

Ponte espera não repetir falhas grosseiras como no jogo contra o Vitória

O Vitória teve todos os méritos ao bater a Ponte Preta por 3 a 1, mas a equipe paulista colaborou e muito para isso, com um primeiro tempo para ser esquecido. O time baiano abriu o placar com apenas dois minutos de jogo com Tréllez de cabeça. Oito minutos depois, o zagueiro Rodrigo fez uma lambança ao tentar cortar a bola, acabou escorregando e a pelota sobrou livre para Neilton, que só teve o trabalho de estufar o barbante. O terceiro tento do Leão saiu ainda na etapa inicial. Aos 35 minutos, Elton errou passe no meio-campo, e Tréllez soltou a bomba para marcar o seu segundo gol na partida. No segundo tempo, a Ponte descontou, mas perdeu muitas chances de diminuir a desvantagem e até mesmo empatar.

Mas o Vasco fez muito pior. Com o mando de campo em Volta Redonda, o cruzmaltino foi presa fácil para o Cruzeiro, que não teve a menor dificuldade para vencer os cariocas por 3 a 0. O time comandado por Milton Mendes mostrou apatia e falta de qualidade técnica, o que causou a ira da torcida. Com um elenco limitado e carente de nomes de peso, o segundo turno começará com um horizonte de pouca esperança para os vascaínos, que têm a obrigação de evitar o quarto rebaixamento em sua história, o que seria um vexame sem precedentes.

 

Palpite

A Ponte tem uma bela oportunidade para apagar a má impressão deixada contra o Vitória. E o Vasco é um adversário à feição para a Macaca retomar o caminho dos triunfos. No domingo, os campineiros chegam aos três pontos sem qualquer sombra de dúvida.

 

Confira os jogos da 19ª rodada do Brasileirão 2017:

Sábado, 5 de agosto

  • 19:00 – Fluminense x Atlético-GO – palpite: Fluminense
  • 19:00 – Corinthians x Sport Recife – Palpite: Corinthians

Domingo, 6 de agosto

  • 11:00 – Flamengo x Vitória – palpite: empate
  • 16:00 – Palmeiras x Atlético-PR – palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Cruzeiro x Botafogo – palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Coritiba x Chapecoense – palpite: empate
  • 16:00 – Grêmio x Atlético-MG – palpite: Grêmio
  • 16:00 – Bahia x São Paulo – palpite: Bahia
  • 19:00 – Ponte Preta x Vasco – palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Avaí x Santos – palpite: Santos