Brasileirão Série A

Pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, Bahia e São Paulo definem quem começará o segundo turno da Série A no Z-4

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Apenas 1 ponto separa o São Paulo, 17º colocado e primeiro do Z-4 do Bahia, 16º no Campeonato Brasileiro. O confronto direto na 19ª, e última rodada do primeiro turno, servirá para definir qual dos dois times começará o returno da Série A no Z-4 e com apenas mais 19 rodadas para fugir do rebaixamento. O tempo segue passando e tanto Bahia quanto São Paulo ainda não mostraram futebol para se manterem na elite em 2018. Será que mostrarão amanhã?

 

Novo técnico e o velho desempenho de sempre

O Bahia chega ao final do primeiro turno com seu terceiro técnico. Guto Ferreira começou o campeonato, mas trocou o clube pelo Internacional no começo da competição. Seu substituto, Jorginho, aguentou-se no cargo até a 17ª rodada, mas a derrota por 3 a 1 para o Sport pôs um ponto final em sua passagem pelo tricolor baiano que agora está sob o comando de Preto Casagrande, interino-efetivo (aquilo de sempre: segue técnico enquanto os resultados vierem; se não vierem, contrata-se outro), que tem a missão de recolocar o time nos trilhos.

Um trabalho nem um pouco fácil, visto a irregular campanha da equipe no Brasileirão: 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. Com um aproveitamento de 37%, o Bahia conquistou apenas 5 dos últimos 15 pontos disputados, acumulando 1 vitória, 2 derrotas e 2 empates – um deles contra a Chapecoense pela 18ª rodada. Com 22 gols marcados, tem um ataque respeitável, mas os 23 gols sofridos fazem da defesa um verdadeiro pesadelo – e a alegria dos adversários.

Embora tenha um time competente no papel, o Bahia segue tropeçando nas próprias pernas e depois de abrir o Campeonato Brasileiro com uma goleada de 6 a 2 pra cima do Atlético-PR, chega ao final do turno precisando vencer – ou no mínimo empatar – para continuar fora do Z-4, enfrentando um time também grande e também vítima de seus próprios erros. Sem dúvida, o duelo promete muito.

 

Confiança em baixa

Depois de protagonizar um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro até aqui – a surpreendente virada pra cima do Botafogo por 4 a 3, no Engenhão, pela 17ª rodada –, a impressão que ficou foi de que o São Paulo havia, finalmente, achado um caminho para fugir da má fase, do rebaixamento e das piadas dos torcedores adversários. Mas o Coritiba tratou de garantir que tudo não passasse de impressão mesmo.

O público recorde que foi ao Morumbi na última quinta-feira (mais de 53 mil pessoas), para assistir à reestreia de Hernanes em casa e, uma quase certa vitória, voltou para casa frustrado com a derrota por 2 a 1 para o Coxa.

Com 5 vitórias, 4 empates, 9 derrotas, um aproveitamento de 35%, 21 gols marcados e 24 sofridos, o São Paulo paga caro por seus erros de planejamento – a “aventura” Rogério Ceni, a venda de jogadores importantes e as contratações de qualidade duvidosa. Os 7 pontos conquistados em 15 disputados nos últimos 5 jogos deixam claro que o 2017 do São Paulo será este mesmo: uma luta para não cair.

Dorival Júnior já conseguiu reverter situações piores em outros clubes e outros momentos. Mas isso leva tempo. Um tempo que o São Paulo talvez não tenha em quantidade suficiente caso não volte da Fonte Nova com os 3 pontos na bagagem e fora do Z-4. Mais do que um time ruim, o tricolor sofre com uma fase em que nada dá certo e com a falta de confiança. Jogadores cascudos e rodados, que acabaram de chegar, já sentem a impressionante pressão em cima da equipe. O jogo deste domingo é decisivo em muitos aspectos e poderá ser um divisor de águas no São Paulo – para o bem e para o mal.

 

Nosso palpite

Com desempenhos tão parecidos em termos de aproveitamento, gols marcados e sofridos e resultados recentes, Bahia e São Paulo tendem a fazer um duelo movimentado e equilibrado já que a vitória interessa – e muito – aos dois.

Diante de tanto equilíbrio, acredito que o resultado mais provável é o empate, que manteria o São Paulo por pelo menos mais uma rodada no Z-4.

 

Caneladas ao vivo

Acompanhe neste domingo pelo twitter do Ganhador nossas Caneladas ao Vivo para este duelo que promete emoções do começo ao fim entre Bahia e São Paulo, a partir das 16 horas.

 

Os jogos e a programação da TV para a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado – 05/08/2017

  • 19:00 – Corinthians x Sport – Arena Corinthians (Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Fluminense x Atlético-GO – Maracanã (Premiere, SporTV) – Palpite: Fluminense

Domingo – 06/08/2017

  • 11:00 – Flamengo x Vitória – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Grêmio x Atlético-MG – Arena do Grêmio (Globo, Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Coritiba x Chapecoense – Couto Pereira (Globo, Premiere) – Palpite: Coritiba
  • 16:00 – Bahia x São Paulo – Arena Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Cruzeiro x Botafogo – Mineirão (Globo, Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Palmeiras x Atlético-PR – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Avaí x Santos – Ressacada (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ponte Preta x Vasco – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta