Brasileirão Série A

Palmeiras e Corinthians fazem o clássico paulista da 13ª rodada do Brasileirão 2017; confira nosso prognóstico para este jogo

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

A noite de amanhã será especial. O Dérbi Paulistano fará sua “apresentação de gala” no Campeonato Brasileiro: Palmeiras e Corinthians se enfrentarão vivendo momentos muito distintos na competição. Enquanto que para o Alvinegro uma derrota não será tão prejudicial – manteria ainda, no pior cenário, 6 pontos de distância para o segundo colocado – para o Verdão ganhar significa evitar a terceira derrota em seguida, acabar com a invencibilidade do arquirrival e, finalmente, impedir que o Timão desgarre de vez abrindo 16 pontos de vantagem. Muita coisa em jogo, sem dúvida – e a pressão maior está no Parque Antártica.

 

Palmeiras reforçado

É muito provável que Cuca comemore o retorno de 3 jogadores para o Derby: Alejandro Guerra que, depois da melhora do quadro clínico de seu filho – que sofreu um sério acidente doméstico –, voltou a treinar e pode reassumir seu papel de protagonista no meio campo palmeirense, que também deve receber o reforço (pelo menos no banco de reservas) de Felipe Melo, recuperado de uma cirurgia na mão esquerda e de uma lesão na coxa direita e, finalmente, de Miguel Borja – o Alexandre Pato alviverde –, que recuperou-se de uma inflamação intestinal e deve ser uma opção para o segundo tempo. Não que sejam jogadores fundamentais para o eventual bom desempenho do Palmeiras – exceto Guerra, que tem sido o cérebro do time.

Desempenho que sofreu um abalo na última semana. Enfrentando o Barcelona de Guayaquil, o Palmeiras jogou mal (fora de casa) e no final do segundo tempo sofreu o gol que deu a vitória (e a vantagem de jogar pelo empate) para a equipe equatoriana. E, no domingo, pelo Brasileirão, o Palmeiras, mais uma vez, tomou 3 gols do Cruzeiro que, diferentemente do que houve em São Paulo pela Copa do Brasil (empate em 3 a 3), soube garantir a vitória no Mineirão (3 a 1).

Jogar fora de casa não tem sido bom para o Palmeiras ultimamente. Em 15 duelos como visitante, o Verdão teve 10 derrotas e 5 vitórias, ao passo que, em 15 jogos como mandante foram 12 vitórias e 3 empates. Amanhã, apesar das duas derrotas recentes (fora), o retrospecto trabalhará à favor dos donos da casa no dérbi.

 

Corinthians favorito?

O Corinthians chega para o Dérbi Paulistano com números respeitáveis: líder do Brasileirão com 9 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, dono da melhor defesa e do segundo melhor ataque da competição e defendendo uma invencibilidade que já dura 26 jogos. Nada mau para o time que há cerca de 6 meses era tido como um dos “patinhos feios” da temporada e candidato ao prêmio de “melhor coadjuvante” sem chances contra os “protagonistas” Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. Mas que os números não nos enganem: amanhã o Timão enfrentará pela primeira vez no Campeonato Brasileiro uma das equipes que, na primeira rodada, era tida como favorita ao título.

É evidente que, jogando em casa, o Palmeiras partirá pra cima do Corinthians – o que tem sido uma péssima estratégia para os adversários do líder, como bem viu a Ponte Preta que, após pressionar o Timão durante todo o primeiro tempo no duelo pela 12ª rodada, em um contra-ataque aos 47 minutos tomou o gol dos donos na casa e, num momento de desatenção na saída de jogo do segundo tempo, levou o gol derradeiro.

Embora goste de jogar em casa – como vimos acima – o Palmeiras enfrentará um time que não se incomoda de “ser visitante”. Em 15 jogos fora de casa, o Corinthians venceu 8, conseguiu 6 empates e sofreu apenas 1 derrota; enquanto que, em 15 jogos dentro da Arena Itaquera, obteve 9 vitórias e 6 empates. Um desempenho sem grandes oscilações de “fator campo”.

 

Prognóstico

Vivendo um momento melhor e acompanhado da imprevisível “sorte de campeão”, o Corinthians chegará ao Allianz Parque com a moral alta – e sem o peso de precisar do resultado uma vez que “acumulou gordura” em 12 rodadas de competição até aqui, tendo a sua liderança assegurada seja qual for o resultado. Não será um duelo de muitos gols, e a decisão virá no detalhe – e, neste momento, o Corinthians tem mais frieza para controlar as ações do jogo que deve terminar em 2 a 1 para os visitantes.

E que venha o dérbi!

 

Rodada completa e a programação da TV

Quarta-feira, 12 de julho

19:30

  • Atlético-MG x Santos (SporTV, Premiere)
  • Ponte Preta x Bahia (Premiere)

21:00

  • Fluminense x Botafogo (Premiere)

21:45

  • Palmeiras x Corinthians (Globo, Premiere)
  • Vitória x Vasco (Globo, Premiere)
  • Atlético-PR x Cruzeiro (Globo, Premiere)

Quinta-feira, 13 de julho

19:30

  • Flamengo x Grêmio (Premiere)
  • São Paulo x Atlético-GO (Premiere)
  • Sport x Chapecoense (Premiere)

21:00

  • Avaí x Coritiba (SporTV, Premiere)