Humor

Paixão Nacional: conheço esta dor

E a temporada termina com um gostinho (cheirinho no caso do Flamengo) amargo para tricolores e rubro-negros. No último dia 13, o Flamengo falhou em sua “missão” de conquistar o título da Copa Sul-Americana e amargou seu terceiro vice na temporada (Taça Guanabara e Copa do Brasil foram os outros dois). Com uma campanha mais “vistosa” o Grêmio ficou com o vice do Mundial de Clubes no útlimo dia 16. Antes disso, porém, precisou vencer a Libertadores.

Mas a verdade é que no Brasil, vice é o primeiro dos perdedores e flamenguistas que até sexta-feira estavam lambendo as feridas de mais um fiasco e sendo lembrados do timaço que montaram para conquistar apenas o estadual do Rio, hoje azucrinam os ouvidos gaúchos. Da mesma forma que a torcida do Internacional, que fracassou na conquista do estadual e da Série B, mas nem por isso perde a chance de “tirar onda” do maior rival.

Grêmio e Flamengo poderão dizer – com certa razão – que só é vice quem chega na final. Mas nós brasileiros, “amantes dos esportes que somos”, não nos importamos com quem chega na final: queremos saber quem é o campeão! O resto, é “mimimi de perdedor”, prêmio de consolação pra “engordar” estatísticas e motivo de piada até a próxima temporada.